Apresentação redes computacionais

322 views

Published on

Apresentação de um trabalho Eleborado por mim e minha Equipe sobre Redes Computacionais - Eu criei a apresentação - Ela é simples, mas dá uma base do que são estas Redes (NETWORK)

Published in: Technology
  • Be the first to like this

Apresentação redes computacionais

  1. 1. REDES COMPUTACIONAIS
  2. 2. COMPONENTES CAIO PÉRICLES HELILTON MONTEIRO KYLSON PIRES KYSSANA SOUZA RAFAEL SOARES
  3. 3. Década de 80 0% Década de 90 2% Ano 2000 20% Ano de 2012 78% PERCENTUAL DE USUÁRIOS NA INTERNET POR DÉCADAS (dados UIT)
  4. 4. REDE – deriva do verbete ‘Rete” do latim, que significa Teia (século XIII) COMPUTADOR – foi registrada pela primeira vez em 1789, mas ainda com o sentido simples de calcular, mensurar, medir; provém dos termos ‘Com’ (junto), mais ‘Putare’ (Supor, Cogitar, Pensar). Uma Rede de Computador, também chamada de rede de computadores, dados de uma rede de comunicações ou ainda Redes Computacionais, são uma coleção de hardware e softwares de computador ligados uns aos outros por meio de dispositivos físicos que enviam e recebem sinais elétricos, ondas eletromagnéticas ou de outros meios para transporte de dados, a fim de compartilhar informações, recursos, equipeamentos e fornecer serviços . Ele possui: emissor, meio e receptores. O objetivo principal para a criação de uma rede de computadores é o compartilhamento de recursos e informações à distância, garantindo a confiabilidade e disponibilidade da informação, aumentar a velocidade de transmissão de dados e reduzir o custo total dessas ações.
  5. 5.
  6. 6. Para formar uma rede elementos necessários: hardware, software e protocolos. Os elementos físicos são classificados em dois grupos: 1. Os dispositivos do usuário final (anfitriões): Servem diretamente ao usuário e incluem computadores, impressoras, scanners e outros elementos que prestam serviços diretamente ao usuário. 2. E dispositivos de Rede: são aqueles que se conectam aos dispositivos de usuário final, permitindo a intercomunicação.
  7. 7. Personal Area Network ou PAN ( Personal Area Network ) Rede de área pessoal sem fio, ou WPAN ( Wireless Personal Area Network ) Rede de área local sem fio ou WLAN ( Wireless Local Area Network ) Rede Campus Area , ou CAN ( Campus Area Network ) Storage Area Network, ou SAN ( Storage Area Network ) Rede local virtual, ou VLAN ( Virtual LAN )
  8. 8. É um protocolo de interconexão para LAN (Redes Locais) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física e formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI. FDDI (Fiber Distributed Data Interface) Ela fornece um Gigabits padrão óptica para transmissão de dados em LAN que pode se estender na faixa de até 200 km
  9. 9. DSL ARCnet (Attached Resource Computer Network) Assim como A Ethernet é um Protocolo usado em redes locais. Tem efeitos semelhantes em Ethernet e Token Ring. Token Ring Um protocolo de redes que opera na camada física (ligação de dados) e de enlace do modelo OSI dependendo da sua aplicação. Perdeu Espaço para a Ethernet FRAME RELAY ISDN (Integrated Service Digital Network) ATM (Asynchronous Transfer Mode) X.25
  10. 10. Também conhecido como concentrador, é o equipamento pelo qual se transmite ou difunde determinada informação tendo como principal característica o envio da mesma. Pode haver inúmeros receptores. São dispositivos utilizados nas Redes Computacionais com a finalidade de reencaminhar pacotes (frames) entre os diversos nós. Possuem portas, assim como os Hubs. A principal diferença é entre um HUB e um SWITCH, é que o Switch segmenta a Rede internamente, sendo que a cada porta corresponde um domínio de colisão diferente.
  11. 11. São aparelhos utilizados para transmitir Rede de Internet ou usado para fazer a comutação de protocolos, possibilitam a comunicação entre diferentes Redes de computadores auxiliando na comunicação entre computadores distantes entre si. este equipamento é usado para fazer a comutação de protocolos; Os roteadores passam adiante os pacotes baseando-se nas informações contidas na tabela de roteamento. O Modem é utilizado em conexões onde a velocidade de tráfego de dados é superior ao de um Fax Modem de 56Kpbs; Os modems para acesso rediscado geralmente são instalados externamente no computador (em slots PCI) ou ligados em uma porta serial, enquanto os modems para acesso em banda larga podem ser USB, Wi-Fi ou Ethernet
  12. 12. Até poucos anos, quando as Redes de Banda Larga ainda eram um sonho distante da maioria, utilizava-se as Redes Discadas, principalmente para acesso a Internet. Para tanto, um equipamento era essencial, o Fax Modem.
  13. 13. constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem. Utiliza um conector BNC.
  14. 14. É o tipo de cabo de transmissão mais rápido que existe, converte o sinal de dados em luz. O receptor, que recebe a luz, converte novamente esse sinal para dados. Usa Fotodetectores. Os fotodetectores mais utilizados são : •PIN : este tipo de receptor é mais barato, além de serem mais adaptáveis à temperatura ambiente e de terem um ciclo de vida maior . •AFD : este tipo de receptor apresenta um custo maior do que o PIN , além de apresentar uma sensibilidade e uma relação sinal/ruído muito melhor que o PIN.
  15. 15. Este cabo consiste em um par de fios elétricos de cobre ou aço recoberto de cobre (aumenta a resistência à tração). Os fios são recobertos de uma camada isolante, geralmente de plástico, e entrelaçados em forma de trança (de onde surgiu o seu nome). Este entrelaçamento é feito para se evitar a interferência eletromagnética entre cabos vizinhos e para aumentar a sua resistência. O conector utilizado é o RJ- 45. tornar obsoletos e foram substituídos pelos cabos de par trançado. As principais vantagens de uso do cabo par trançado são: uma maior taxa de transferência de arquivos, baixo custo do cabo e baixo custo de manutenção de rede. As taxas usadas nas redes com o cabo par trançado são: 10 Mbps (Ethernet) 100 Mbps (Fast Ethernet) 1000 Mbps (Gigabit Ethernet) 10000 Mbps ou 10Gbps ( 10gigabit Ethernet)
  16. 16. Uma rede sem fio (Wireless) é um sistema que interliga vários equipamentos fixos ou móveis utilizando o ar como meio de transmissão.  Elas se Utilizam do Sinal Via Rádio ao invés dos cabos. As redes wireless (redes sem fio) são soluções normalmente aplicadas onde uma infra- estrutura de cabeamento convencional (cobre ou fibra óptica) não pode ser utilizada. A comunicação via sinal infravermelho usa luz infravermelha para transferir dados. Esse tipo de comunicação é uma forma de conexão ponto a ponto, de baixo custo, que permite conectar diferentes computadores entre si ou com outros dispositivos e aparelhos.
  17. 17. Open Systems Interconnection) Camada Protocolo 7.Aplicação HTTP, SMTP, FTP, SSH, Telnet, SIP, RDP, IRC, SNMP, NNTP, POP3, IMAP, BitTorrent, DNS, Ping ... 6.Apresentação XDR, TLS ... 5.Sessão NetBIOS ... 4.Transporte NetBEUI, TCP, UDP, RTP, SCTP, DCCP, RIP ... 3.Rede IP (IPv4, IPv6), IPsec, ICMP, ARP, RARP, NAT ... 2.Enlace Subcamada LLC Subcamada MAC Ethernet, 802.11 WiFi, IEEE 802.1Q, 802.11g, HDLC, Token ring, FDDI, PPP, Switch, Frame relay, ATM ... 1.Física Modem, RDIS, RS-232, EIA-422, RS-449, Bluetooth, USB, 10BASE-T, 100BASE-TX, ISDN, SONET, DSL ... # Camada Unidade de Troca 4. Aplicação indefinido 3. Transporte Pacote 2. Vermelho / Interred indefinido ( datagrama ) 1. Link / nó de rede ?

×