Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Memorial fossa sumidouro

40,418 views

Published on

1

Memorial fossa sumidouro

  1. 1. Memorial Descritivo Projeto de Instalações SanitáriasObra:Proprietário:
  2. 2. Memorial Descritivo – Projeto de Instalações Sanitárias1. Introdução:O presente Projeto visa dotar o empreendimento de um adequado sistema de esgotamento sanitário, destinado aproporcionar a coleta, o afastamento e a disposição de suas águas residuais de forma a preservar a saúde dapopulação que nele residirá..2. Coletas de Esgotos:Todos os efluentes, tanto primário como secundário são sub-coletados passando por caixa de gordura e deinspeção indo para uma fossa, desta seguirá para o sumidouro.3. Dimensionamento de Esgotos:Esgotos (NB-019/83): O dimensionamento das tubulações de esgotos sanitários feito das “Unidades Hunter deContribuição UHC”, que foi atribuído aos aparelhos sanitários, conforme demonstrado a seguir:- Lavatório = 01 UHC- Chuveiro = 02 UHC- Vaso sanitário = 03 UHC- Pia de cozinha = 02 UHCAs declividades mínimas adotadas devem ser:- Diâmetro 40 mm = 2%- Diâmetro 50 mm = 2%- Diâmetro 75 mm = 2%- Diâmetro 100 mm = 1%Tubos utilizados: Todos os tubos e conexões utilizados para instalação sanitária são em material plástico (PVC).Ventilação: Os ramais e colunas de ventilação foram dimensionadas usando-se as tabelas 8 e 6 da NB-019/83.Fossa Séptica:Fossa Séptica de Câmara única.O numero máximo de contribuintes estimado foi de 200 pessoas.Os efluentes da fossa serão dispostos no solo por infiltração subterrânea através do sumidouro.Projeto de Construção:A fossa será construída em concreto, possuindo chicanas também de concreto na entrada e na saída, conformedesenho anexo. A laje de cobertura é de concreto armado, com abertura para inspeção, com tampãohermeticamente fechado de diâmetro de 60 cm, ficando este ao nível do terreno. O fundo será executado emconcreto simples, com caimento para o centro para facilitar a remoção do lodo depositado no fundo.
  3. 3. 4. Memorial de Calculo Fossa e Sumidouro:4.1 Calculo de Fossa.Atendendo a Norma NBR-7229 de Setembro de 1993Teremos:N – Números de contribuintes = 200 pessoas;C – Contribuição de despejos = 50 litros / pessoa x dia;T – Período de detenção em dias = 0,5;K – Taxa de acumulação de lodo digerido em dias, equivalente ao tempo de acumulação de lodo fresco = 137;Lƒ – Contribuição de lodo fresco = 0,1lts / pessoa x dia.V= 1000 + N (C x T + K x Lƒ)V= 1000 + 200 (50 x 0,5 + 137 x 0,1)V = 8.740 litros ou 8,74 m³Adotaremos:Largura útil = 1,90mComprimento = 2,90mAltura útil = 1,60mAltura total = 1,90m4.2 SumidouroConsiderações:a) Poço destinado a recepção de afluente da fossa séptica e a permitir a sua infiltração subterrânea;b) Solo suficientemente permeável no qual encontramos uma taxa de absorção de 60 litros / m 2 / dia;c) O numero máximo de pessoas não ultrapassará de 200 pessoas;d) A distância entre os sumidouros deve ser maior que 3 vezes o diâmetro dos mesmos e nunca menor que 6 metros.Projeto de Construção:Será construído em tijolos com enchimento de brita ou seixo . A laje de cobertura do sumidouro é em concretoarmado, dotado de abertura para inspeção com tampão hermeticamente fechado de diâmetro de 60 cm, ficandoeste ao nível do solo. Foi considerado como superfície útil de absorção, as paredes laterais até a altura de entradados efluentes.Cálculo:Área de infiltração necessáriaA= área em m³, para o sumidouro;V = volume de contribuição diária em l/dia;Ci = coeficiente de infiltração.A = V / CiA= 5000 / 60 = 83,33 m² (área necessária)Adotaremos:2 (dois) Sumidouros com as seguintes dimensões: Diâmetro útil = 2,80 m; Altura Útil = 4,80 m.
  4. 4. 4.3 Teste de Absorção:Determinação da capacidade de absorção do solo de acordo com a norma NBR 7229 / 83.Para Determinação do índice de absorção do solo usou-se o ensaio para fossa e sumidouro, conforme prescreve anorma em referência.Procedimento:a) Escavou-se em diferentes pontos covas com 30cm de largura, comprimento e profundidade;b) Procedeu-se a raspagem dos lados das covas e retirou-se todo material solto;c) Foi colocado uma camada de seixo de espessura de 5 cm no fundo das covas;Ensaios:Manteve-se as covas cheias de água por um período de 04 horas;No dia seguinte encheu-se as covas com água e esperou-se a infiltração total;Para completar o ensaio, encheu-se as covas até a altura de 15 cm e foi observado que em 06 minutos houveinfiltração de 01 cm de água, que conforme gráfico anexo, eqüivale a um índice de absorção do solo de 60litros / m2 / dia.Eng. Responsável Proprietário

×