Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Revisão literatura

47,460 views

Published on

Material de apoio, revisão, Trovadorrissmo, Humanismo, Classicismo,

Published in: Education

Revisão literatura

  1. 1. Profa Kátia S. da Costa LiteraturaTrovadorismo, Humanismo,Quinhentismo e Classicismo
  2. 2.  • Épico: é a narrativa com temática histórica; são os feitos heroicos de um determinado povo. O narrador conta os fatos passados, apenas observando e relatando os feitos objetivamente, sem interferência, o que torna a narrativa mais objetiva. • Dramático: é o gênero ligado diretamente à representação de um acontecimento por atores. • Lírico: gênero essencialmente poético, que expõe a subjetividade do autor e diz ao leitor do estado emocional do “eu-lírico”.
  3. 3.  A época do trovadorismo compreende desde o início da Língua portuguesa (português arcaico), provavelmente entre 1189 e 1418. O trovadorismo abrange a idade Média, o feudalismo (já em fase de decadência) e o teocentrismo (Deus é o centro do Universo). Portugal encontrava-se ocupado com as Cruzadas, quando deram seu fim as manifestações culturais iniciaram- se, surgindo assim o trovadorismo. A Idade Média (adj. medieval) é um período da história da Europa entre os séculos V e XV.
  4. 4.  O marco inicial do Trovadorismo é a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como “Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189. Esta fase da literatura portuguesa vai até o ano de 1418, quando começa o Quinhentismo (denominação genérica de todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI, no momento em que a cultura europeia foi introduzida no país. ).
  5. 5.  Os principais temas abordados eram: * Poesia Lírica - O amor do homem para a mulher (eu lírico masculino), denominada cantiga de amor; - O amor da mulher para o homem (eu lírico feminino, ou um homem mas com linguagem feminina), denominada cantiga de amigo. * Poesia Satírica - Criticas indiretas aos cidadãos, denominada cantigas de escárnio; - Criticas diretas aos cidadãos ou pessoas ilustres da sociedade, denominadas cantigas de maldizer. As principais obras (antologias manuscritas) são: - Cancioneiro da Ajuda; - Cancioneiro da Vaticana; - Cancioneiro da Biblioteca Nacional.
  6. 6.  O humanismo foi uma época de transição entre a Idade Média e o Renascimento. Como o próprio nome já diz, o ser humano passou a ser valorizado. Foi nessa época que surgiu uma nova classe social: a burguesia. Os burgueses não eram nem servos e nem comerciantes. Com o aparecimento desta nova classe social foram aparecendo as cidades e muitos homens que moravam no campo se mudaram para morar nestas cidades, como consequência o regime feudal de servidão desapareceu.
  7. 7.  As Grandes Navegações trouxeram ao homem confiança de sua capacidade e vontade de conhecer e descobrir várias coisas. A religião começou a decair (mas não desapareceu) e o teocentrismo deu lugar ao antropocentrismo, ou seja, o homem passou a ser o centro de tudo e não mais Deus. Os artistas começaram a dar mais valor às emoções humanas. É bom ressaltar que todas essas mudanças não ocorreram do dia para a noite. HUMANISMO = TEOCENTRISMO X ANTROPOCENTRISMO
  8. 8.  Crônicas de Fernão Lopes Prosa doutrinária Novela de cavalaria Poesia: Poesia palaciana Teatro: Obra de Gil Vicente Autos: são inspirados em mistérios e moralidades medievais, com seres não individualizados com própria psicologia, são símbolos que personificam anjos, demônios, virtudes, vícios e etc. Gil Vicente foi acrescentando aos seus autos uma dimensão bastante polêmica e satírica que era unida com a Luxúria, a Avareza o Trabalho e a Comunhão, ou seja, representava toda a sociedade no começo do Renascimento. Farsas: são bastante usadas para críticas através do riso, desnudam as mazelas da sociedade pré-renascentista. Retratam os tipos humanos e sociais, por meio da exploração de efeitos cômicos.
  9. 9.  As primeiras manifestações literárias brasileiras não constituem uma escola literária, são registros de viajantes e de jesuítas. O primeiro documento escrito da história do Brasil é a carta enviada pelo escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral, Pero Vaz Caminha (1450-1500), ao rei de Portugal com informações sobre a fauna, a flora e a gente da nova terra.
  10. 10.  Literatura jesuítica:Também chamada de literatura decatequese, teve como objetivo aconversão dos índios à fé cristã.Constitui-se de textos escritos pormissionários jesuítas e tem comoexpoente máximo Padre José deAnchieta (1534 -1597) - queproduziu, além de peças de teatroe poemas, uma gramática dalíngua tupi.
  11. 11.  Literatura informativa: descreve e cataloga a nova terra e o povo que nela habitava. Surgiu com a necessidade de colonizar o território e teve como objetivo apresentar aos cidadãos da metrópole os benefícios que desfrutariam caso resolvessem se mudar para a América.
  12. 12. “A Primavera”, de Sandro Botticelli.
  13. 13. CARACTERÍSTICAS GERAIS: Valorização dos aspectos culturais e filosóficos da cultura das antigas Grécia e Roma; Influência do pensamento humanista; Antropocentrismo: o homem como o centro do Universo; Críticas as explicações e a visão de mundo pautada pela religião; Racionalismo: valorização das explicações baseadas na ciência; Busca do equilíbrio, rigor e pureza formal; Universalismo: abordagem de temas universais como, por exemplo, os sentimentos humanos.
  14. 14. - Na literatura destacou-se o escritorportuguês Camões, autor da grandiosa obra OsLusíadas. Podemos também destacar osescritores: Dante Alighieri, Petrarca e Boccacio.- Nas artes plásticas, podemosdestacar: Leonardo daVinci, Michelangelo, Rafael Sanzio, AndreaMantegna, Claudio de Lorena entre outros.Principais representantes doNeoclassicismo na música do século XVIII:- Wolfgang Amadeus Mozart- Joseph Haydn- Ludwig van Beethoven
  15. 15.  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/humanismo/h umanismo1.php www.cienciashumanas.com.br http://www.colegioweb.com.br/literatura/classificacao- das-obras-de-gil-vicente.html http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/classicismo.ht m http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/qui nhentismo-resumo-dicas-questao-comentada- 598984.shtml http://www.brasilescola.com/literatura/generos- literarios.htm Acesso em 18/02/13 entre as 2oh e 22h49

×