Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Artigo de opinião

51,828 views

Published on

Texto dissertativo, gêneros dissertativos, artigo de opinião

Artigo de opinião

  1. 1. Gênero: Artigo de Opinião Tipologia: Dissertação
  2. 2. Bom, primeiro, o que é Dissertar? O Dissertar é, por meio da organização de palavras, frases e textos, apresentar ideias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos. Neste momento temos a oportunidade de discutir, argumentar e defender o que pensamos utilizando-se da fundamentação, justificação, explicação, persuasão e de provas.
  3. 3. Esse tipo textual requer reflexão, pois as opiniões sobre os fatos e a postura crítica em relação ao que se discute têm grande importância. O texto dissertativo é temático, pois trata de análises e interpretações; o tempo explorado é o presente no seu valor atemporal; é constituído por uma introdução onde o assunto a ser discutido é apresentado, seguido por uma argumentação que caracteriza o ponto de vista do autor sobre o assunto em evidência.
  4. 4. O Nesse tipo de texto a expressão das ideias, valores, crenças são claras, evidentes, pois é um tipo de texto que propõe a reflexão, o debate de ideias. A linguagem explorada é a denotativa, embora o uso da conotação possa marcar um estilo pessoal.
  5. 5. Gêneros Dissertativos O Editorial; O Artigo de opinião; O carta argumentativa; O Carta de solicitação e de reclamação; O Carta do leitor, et cetera.
  6. 6. Artigo de Opinião O Texto jornalístico que caracteriza-se por expor claramente a opinião do seu autor. Também chamado de matéria assinada ou coluna (quando substitui uma seção fixa do jornal).
  7. 7. As CARACTERÍSTICAS do artigo de opinião são: O Contém um título polêmico ou provocador. O Expõe uma ideia ou ponto de vista sobre determinado assunto. O Apresenta três partes: exposição, interpretação e opinião. O Utiliza verbos predominantemente no presente. O Utiliza linguagem objetiva (3ª pessoa) ou subjetiva (1ª pessoa).
  8. 8. PROCEDIMENTOS ARGUMENTATIVOS DE UM ARTIGO DE OPINIÃO: O Relações de causa e consequência. O Comparações entre épocas e lugares. O Retrocesso por meio da narração de um fato. O Antecipação de uma possível crítica do leitor, construindo antecipadamente os contra- argumentos. O Estabelecimento de interlocução com o leitor. O Produção de afirmações radicais, de efeito.
  9. 9. Referências Bibliográficas O http://www.colegioweb.com.br/trabalhos- escolares/portugues/modelos-de- dissertacao/receita-para-um-texto- dissertativo.html O http://www.brasilescola.com/redacao/generos- textuais-argumentativos.htm O http://www.brasilescola.com/redacao/dissertaca o.htm O http://pessoal.educacional.com.br/up/4380001/8 81679/t1323.asp O Acessos em 24/08/13 entre 10h e 12hs...

×