Influências Africanas na Culinária Brasileira

66,921 views

Published on

Trabalho elaborado por alunos do 3º Ano A - Projeto Afro Brasileiro - Colegio Estadual São José

2 Comments
15 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
66,921
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
138
Actions
Shares
0
Downloads
888
Comments
2
Likes
15
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Influências Africanas na Culinária Brasileira

  1. 1. Influências Africanas na culinária brasileira
  2. 2. Os Africanos quando foram trazidos para o Brasil, já eram dotados de um a vasta sabedoria na Culinária, alguns dos produtos que podemos destacar como marcantes na influência da culinária brasileira, o Azeite de Dendê, é sem dúvida uma das maiores contribuições para a comida brasileira, é indispensável em inúmeros Pratos Típicos do Brasil tanto diretamente ,como ingrediente, como indiretamente na confecção deles.
  3. 3. Pratos Pratos tipicamente brasileiros como a feijoada fruto da adaptação do negro as condições adversas da escravidão que com sobras de carnes juntamente com a sabedoria da culinária africana, já que vários foram os povos africanos que foram trazidos ao Brasil, daí vários conhecimentos culinários, adaptaram-se aquela situação resultando num dos pratos típicos mais apreciados em todo o País. Na Culinária Africana não podemos deixar de mencionar a utilização de frutos do mar, como parte da alimentação .
  4. 4. No Nordeste a marca africana é profunda, sobretudo na Bahia, em pratos como vatapá, caruru, efó, acarajé e bobó, com largo uso de azeite-de-dendê, leite de coco e pimenta. São ainda dessa região a carne-de-sol, o feijão-de-corda, o arroz-de-cuxá, as frigideiras de peixe e a carne-seca com abóbora, sempre acompanhados de muita farinha de mandioca. A feijoada carioca, de origem negra, é o mais tipicamente brasileiro dos pratos.
  5. 5. Alguns Pratos afros.
  6. 6. *Aberém Bolinho de origem afro-brasileira, feito de milho ou de arroz moído na pedra, macerado em água, salgado e cozido em folhas de bananeira secas. (No candomblé, é comida –de - santo, oferecida a Omulu e Oxumaré).
  7. 7. *Abrazô Bolinho da culinária afro-brasileira, feito de farinha de milho ou de mandioca, apimentado, frito em azeite-de-dendê.
  8. 8. *Acaçá Bolinho da culinária afro-brasileira, feito de milho macerado em água fria e depois moído, cozido e envolvido, ainda morno, em folhas verdes de bananeira. (Acompanha o vatapá ou caruru. Preparado com leite de coco e açúcar, é chamada acaçá de leite.) [No candomblé, é comida – de - santo, oferecida a Oxalá, Nanã, Ibeji, Iêmanja e Exu.]
  9. 9. *Abará Bolinho de origem afro-brasileira feito com massa de feijão-fradinho temperada com pimenta, sal, cebola e azeite-de-dendê, algumas vezes com camarão seco, inteiro ou moído e misturado à massa, que é embrulhada em folha de bananeira e cozida em água. (No candomblé, é comida – de - santo, oferecida a Iansã, Obá e Ibeji).
  10. 10. *Aluá Bebida refrigerante feita de milho, de arroz ou de casca de abacaxi fermentados com açúcar ou rapadura, usada tradicionalmente como oferenda aos orixás nas festas populares de origem africana .
  11. 11. *Pade (farofa) Extraída da mandioca é um elemento ligado a raiz, que provém da Terra. Dendê: sangue vegetal que traz energia e asé (força). A combinação desses dois elementos faz com que se locomova com mais rapidez ao ipade (reunião), levando seus pedidos em nome dos seres humanos.
  12. 12. ELENICE DAYSE MENTINHA TEREZINHA LECIANO ROBERIO Equipe:

×