Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aposto e vocativo

283 views

Published on

sintaxe de termos

Published in: Education
  • Be the first to comment

Aposto e vocativo

  1. 1. Língua PortuguesaLíngua Portuguesa Profª. Keilla RamosProfª. Keilla Ramos
  2. 2. Somos uma boa dupla, você e eu, menina! Nós combinamos como melado e panquecas! Comida, comida! É tudo em que ele pensa! Hagar, o horrível. São Paulo: Dealer, 1990.p.8. Texto retirado da tira de Dik Browne.
  3. 3. Vocês acabaram de ler uma tira escrita por Dik Browne. No 1º quadrinho, como Hagar chama Helga, sua mulher? Hagar chama Helga, sua mulher, de menina.
  4. 4. Que expressão Hagar usa para explicar em que consiste a boa dupla? Hagar usou a expressão: você e eu.
  5. 5. Você deve ter observado que, na frase “Somos uma boa dupla, você e eu, menina!”, o termo você e eu tem a finalidade de identificar ou explicar quem é uma boa dupla. Esse termo da oração chama-se aposto. Aposto é o termo da oração que se junta a um substantivo, a um pronome ou a uma oração para explicá-los, resumi-los ou identificá-los.
  6. 6. Entre o aposto e o termo a que ele se refere há quase sempre uma pausa, marcada na escrita pela vírgula ou, em casos especiais, por dois-pontos, travessão ou parênteses.
  7. 7. Você deve ter notado que Hagar, querendo manter o clima romântico do momento, chama Helga de menina, colocando, assim, sua interlocutora em evidência. Esse termo da oração recebe o nome de vocativo. Vocativo é o termo da oração por meio do qual chamamos ou interpelamos nosso interlocutor, real ou imaginário. Na escrita, o vocativo aparece isolado por vírgulas ou seguido de ponto de exclamação e pode vir precedido da interjeição de chamamento ó. Veja: Ó menina, apareça hoje em casa!

×