Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
COLÉGIO ESTADUAL SÃO JORGE     Aluno(a):                                              Número:                             ...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Fisica.1.recuperação paralela .doc aluno

2,052 views

Published on

Atividade de recuperação para os alunos do 1º Ano do Ensino Médio do COLÉGIO ESTADUAL SÃO JORGE. 1º Bimestre.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Fisica.1.recuperação paralela .doc aluno

  1. 1. COLÉGIO ESTADUAL SÃO JORGE Aluno(a): Número: TURMA: Professor(a): KÁTIA - FÍSICA 1 Data: Nota: RECUPERAÇÃO PARALELA - 1º BIM1 (FGV-SP) Em relação à termometria, é certo dizer que: a) - 273 K representa a menor temperatura possível de ser atingida por qualquer substância. b) a quantidade de calor de uma substância equivale à sua temperatura. c) em uma porta de madeira, a maçaneta metálica está sempre mais fria que a porta. d) a escala Kelvin é conhecida como absoluta porque só admite valores positivos. e) o estado físico de uma substância depende exclusivamente da temperatura em que ela se encontra.2 (PUC-RJ) A imprensa tem noticiado as temperaturas anormalmente altas que vêm ocorrendo no atual verão, no Hemisfério Norte. Assinale a opção que indica a dilatação (em cm) que um trilho de 100 m sofreria devido a uma variação de temperatura igual a 20 °C, sabendo que o coeficiente linear de dilatação térmica do trilho vale = 1,2 x 10-5 ºc -1 a) 3,6 b) 2,4 c) 1,2 d) 1,2 x 10-3 e) 2,4 x 10-33 (Uerj-RJ) Em uma casa, emprega-se um cano de cobre de 4 m a 20 °C para a instalação de água quente. O aumento do comprimento do cano, quando a água que passa por ele estiver a uma temperatura de 60 °C, corresponderá, em milímetros, a: ( procure no livro o coeficiente de dilatação linear do cobre) a) 1,02 b) 1,52 c) 2,72 d) 4,004 (UFRJ-RJ) Um cilindro de aço, que se encontra em um ambiente cuja temperatura é de 30 °C, tem como medida de seu diâmetro 10,00 cm. Levado para outro ambiente cuja temperatura é de 2,7 °C, ele sofre uma contração térmica. Considere: coeficiente de dilatação linear do aço = 11 × 10-6 (°C-1 ) Calcule o diâmetro final do cilindro.( o diâmetro final = diâmetro inicial – a dilatação linear)5 Um grande grupo de arquitetos foi contratado para construir uma ponte metálica de 1500 m em um país cuja variação de temperatura durante o ano será de 72 ºF. O coeficiente de dilatação linear do material da ponte é de 8,5.10-6°C-1, não sofrendo variações nessa temperatura. Calcule a máxima variação prevista no comprimento da ponte.(transforme em Celsius o valor da temperatura)6 Um recipiente está completamente cheio de um líquido, na temperatura de 20°C. O conjunto é aquecido até 30°C e verifica-se o derramamento de líquido. Isto prova que: a) o coeficiente de dilatação real do líquido é maior que o coeficiente volumétrico do material do recipiente. b) o coeficiente linear do material do recipiente é maior que o coeficiente de dilatação do líquido. c) o líquido não evapora. d) o líquido dilata menos que o recipiente. e) n.d.a.7 Uma placa metálica possui um orifício de 12 cm2 . O metal do orifício possui coeficiente de dilatação linear igual a 5.10-4 °C-1 . Se o metal for aquecido em 200°C, qual será a área final do orifício?

×