Fluxograma filosofia

2,133 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,133
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
92
Actions
Shares
0
Downloads
32
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Fluxograma filosofia

  1. 1. Fluxograma Antropologia • Significado • Origem • principais áreas • Antropólogos famosos Axiologia • Significado • Teoria dos valores Epistemologia • Significado • Origem • Principais áreas • Visão Empirista e racionalista
  2. 2. Antropologia Antropo=homem e logia=estudo. Surgida no século XVIII, somente no século XIX que se organizou como disciplina cientifica. Esta ciência tem como princípio estudar as teorias do ser humano.
  3. 3. Origem A antropologia é conhecida desde a Antiguidade Clássica através do pensamento de grandes filósofos, destacando-se o grego Heródoto que é considerado o pai da História e da Antropologia. Porem somente com o Movimento Iluminista no século XVIII que a Antropologia se desenvolveu como ciência social, através do aprimoramento de métodos e classificações para a raça humana. Neste período, o relato de viajantes, missionários e comerciantes sobre os hábitos dos nativos das novas terras descobertas e os debates sobre a condição humana, foram muito importantes para o desenvolvimento dos estudos antropológicos.
  4. 4. Principais áreas Antropologia Física ou Biológica – estuda os aspectos genéticos e biológicos do homem Antropologia Social: analisa o comportamento do homem em sociedade, a organização social e política, as relações sociais e instituições sociais Antropologia Cultural – investiga as culturas no tempo e espaço, envolvendo os costumes, mitos, valores, crenças, rituais, religião, língua. Antropologia Cultural subdivide-se em outras especialidades como: Etnografia, Etnologia, Arqueologia e Linguística.
  5. 5. Platão, nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C, considerado um dos principais pensadores gregos ,pois influenciou profundamente a filosofia ocidental. Suas ideias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis. Bronislaw Kasper Malinow nasceu na Cracóvia em 7 de abril de 1884. É considerado um dos fundadores da antropologia social. Fundador da escola Funcionalista, valorizou o trabalho minucioso e o convívio com povos nativos como forma de obter informações para o trabalho antropológico. Malinowski, professor de filosofia e linguística da Universidade de Cracóvia, formou-se em Ciências Exatas, logo passou a ler James Frazer que viria influenciar seus estudos antropológicos. Claude Lévi-Strauss antropólogo, professor e filósofo francês. É considerado fundador da antropologia estruturalista, em meados da década de 1950, e um dos grandes intelectuais do século XX
  6. 6. Axiologia A palavra "axiologia" significa "teoria do valor", sendo formada a partir dos termos gregos "axios" (valor) + "logos" (estudo, teoria). É tudo aquilo que se refere a um conceito de valor ou que constitui uma axiologia, isto é, os valores predominantes em uma determinada sociedade.
  7. 7. Escala de importância:  ÉTICO: diz daquilo que é vital a vida é o juízo sobre o bem e o mal.  MORAL: Diz do Convívio Humano em sociedade,ação, comportamento, costumes ,hábitos normas e leis.  MATERIAL: é o juízo sobre o que é necessário para a sobrevivência humana.  RELIGIOSO: é o juízo sobre o que é bom para o espírito e diz das coisas da alma.  ESTÉTICO: Diz das coisas do mundo sensível, da Natureza. Opera juízo sobre o feio e o belo.  UTILIDADE: que se refere ao juízo do que é melhor e pior e diz das coisas e dos objetos.
  8. 8. Epistimologia Do grego"episteme" - ciência, conhecimento; "logos" – discurso. Tambem conhecida como teoria do conhecimento é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações
  9. 9. Origem : surgiu com Platão, onde ele se opunha à crença ou opinião ao conhecimento.  crença: é um ponto de vista subjetivo e o conhecimento é crença verdadeira e justificada. A teoria de Platão diz que conhecimento é o conjunto de todas as informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia.
  10. 10. Principais áreas  Epistemologia genética Consiste em uma teoria elaborada pelo psicólogo e filósofo Jean Piaget. A epistemologia genética é um resumo de duas teorias existentes, o apriorismo e o empirismo. Para Piaget, o conhecimento não é algo inato dentro de um indivíduo, como afirma o apriorismo. De igual forma o conhecimento não é exclusivamente alcançado através da observação do meio envolvente, como declara o empirismo. Segundo Piaget, o conhecimento é produzido graças a uma interação do indivíduo com o seu meio, de acordo com estruturas que fazem parte do próprio indivíduo.  Epistemologia jurídica Examina os fatores que condicionam a origem do direito, e tem como um dos seus objetivos tentar definir o seu objeto. área que está ligada à reflexão, que leva a um entendimento das várias formas de compreender o conceito de Direito. A epistemologia jurídica aborda o ser humano como um ser único, onde cada um apresenta formas distintas de pensar e agir, e por esse motivo, o Direito pode ter várias interpretações.
  11. 11. Conceito de Visão Empirista e racionalista  Empirista: diz que o conhecimento deve ser baseado na experiência, ou seja, no que for apreendido durante a vida, e a posição .  Racionalista: prega que a fonte do conhecimento se encontra na razão, e não na experiência.

×