Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Unicamp 3 vestibular 2012 redação unicamp follow the pig

Prática e Procedimentos para CUMPRIR o GÊNERO TEXTUAL para a Redação do Vestibular da UNICAMP.

  • Be the first to comment

Unicamp 3 vestibular 2012 redação unicamp follow the pig

  1. 1. A PROVA DE REDAÇÃO DA UNICAMP VERSÃO VESTIBULAR A PARTIR DE 2011 A partir do Vestibular 2011 a provade redação irá cobrar a produção detrês gêneros textuais de cunho social,isto é, os gêneros textuais cobradosnão deverão ter contextos acadêmicos.Desta forma, para a produção escritapoderá ser cobrado à construção dosgêneros discursivos:
  2. 2. Aspecto Gênero textual tipológico Textos Narrar ◊Crônica narrativa narrativos ◊Contos ◊Romances Textos Relatar ◊Bilhete informativos ◊Informes ◊Notícias ◊Folheto ◊Biografias ◊Carta pessoal ◊E-mail ◊Folder de campanhas sociais ◊Crônica social ◊Entrevista Textos Argumentar ◊Artigo de opiniãoargumentativos ◊Anúncio publicitário ◊Resenha crítica ◊Carta do leitor ◊Editorial ◊Carta de reclamação ◊Carta de solicitação ◊Manifesto
  3. 3. estudo aplicado redação 03 Aspecto Gênero textual tipológico Textos Expor ◊Resumos expositivos ◊Sinopses ◊Relatórios ◊Discursos ◊Apontamento de entrevista de emprego ◊Reportagens ◊Entrevista de especialista Textos ◊Anúncios prescritivos publicitários Os textos serão cobrados a partir do texto fonte que poderáser um único texto como base de leitura e de condição para aprodução dos três gêneros textuais, ou dois textos fontes paraa mesma finalidade, ou ainda, três textos fontes (como ocorreuno simulado) como base de leitura cada um direcionado para acondição de produção de um gênero textual. Da mesma forma que a anterior na condição da produçãoescrita, a lista de textos para leitura é ampla. Entre às citadasacima pode ser incluído na mesma, receitas, diários, agenda,panfletos, contos, poemas, gráficos, tabelas e muitos outros.
  4. 4. 04 allencar Rodriguez A GRADE ANALÍTICA A CORREÇÃO DOS TEXTOS No vestibular anterior havia 4 modalidades de avaliação:1) Consistência Temática: Tema e Coerência2) Coletânea3) Tipo de Texto4) Coesão/Modalidade A partir do Vestibular/2011 haverá mudança total naestrutura da Grade Analítica. Cada texto terá apenas 2modalidades de avaliação:1) GRADE ESPECÍFICAConsiste na avaliação do cumprimento das CONDIÇÕES deprodução dos textos:a) PROPÓSITOb) INTERLOCUÇÃOc) GÊNEROCada modalidade da Grade Específica vale (0 zero ou 1 hum)– o que significa: se o candidato cumprir a modalidade vale 1(hum) ponto, se não cumprir vale 0 (zero) ponto Para esclarecer os tópicos da GRADE ESPECÍFICAvamos analisar as propostas dos textos do Simulado aplicadopela Unicamp.
  5. 5. estudo aplicado redação 05Texto 1Leia a matéria abaixo, publicada na revista acadêmica Pesquisa Rio.Imagine que um diretor de uma escola se entusiasmou com oprojeto e decidiu divulgá-lo no site de sua instituição. Para isso fezuma pequena entrevista com a coordenadora da Oficina deExperimentação Corporal mencionada na matéria. Crie essaentrevista, marcada pelo discurso oral formal, na qual deverãoconstar, necessariamente:• três perguntas que explorem dados importantes da matéria;e• as respectivas respostas, também com base na matéria.Então temos:a) Qual a condição do PROPÓSITO na proposta?- divulgar o projeto no site da instituição. Desta forma ocandidato deve fazer as três perguntas (sendo como o enunciador– diretor da escola) e respondê-las (como o interlocutor – acoordenadora da Oficina de Experimentação Corporal).Se o candidato cumprir a condição: Vale 1 Ponto.Se não cumprir a condição: Vale 0 Ponto.b) Qual a condição da INTERLOCUÇÃO: Na entrevista devemaparecer os interlocutores envolvidos.Enunciador: diretor da escolaInterlocutores: diretor da escola, os leitores (alunos da escola) ea coordenadora da Oficina de Experimentação Corporal.c) Qual a condição do GÊNERO?A condição é fazer uma entrevista marcada pelo Discurso OralFormal.
  6. 6. 06 allencar RodriguezNota: A estrutura do gênero textual entrevista exige uma estruturade perguntas e respostas além de um enunciado introdutório quepermite o leitor situar o assunto e o motivo pelo qual a entrevistaestá sendo realizada.Se o candidato cumpriu a condição e a estrutura do gênero textual:Vale 1 Ponto.Texto 2Leia a crônica abaixo e coloque-se na posição de um adulto queteve uma experiência escolar de “menino triste” e resolveurelatá-la em uma carta endereçada ao autor da crônica. Nessacarta, marcada por uma interlocução bem definida, você deverá:• relatar sua experiência escolar de menino triste; e• relacionar essa experiência com a posição de M-1 ou de M-2,mostrando como sua escola lidou com a questão.Então temos:a) Qual a condição do PROPÓSITO na proposta?- relatar sua experiência (do adulto na condição de“menino triste” e relacionar a experiência com a posiçãode M-1 ou de M-2. Somado a isso, o candidato devemostrar como a escola lidou com a situação.Se o candidato cumprir a condição: Vale 1 Ponto.Se não cumprir a condição: Vale 0 Ponto.b) Qual a condição da INTERLOCUÇÃO: Na carta devemaparecer os interlocutores envolvidos.Enunciador: um adultoInterlocutores: um adulto na condição de criança e o autorda crônica.
  7. 7. estudo aplicado redação 07c) Qual a condição do GÊNERO?A condição é fazer uma carta marcada por uma interlocuçãobem definida.Nota: A estrutura do gênero textual carta exige a construçãode imagens: do enunciador (de quem escreve a carta) e dointerlocutor (a quem se destina a carta).Se o candidato cumpriu a condição e a estrutura do gênerotextual: Vale 1 Ponto.Texto 3Coloque-se na posição de um jornalista que, com base na leiturado texto abaixo, deverá escrever um editorial, isto é, um artigojornalístico opinativo, para um importante jornal do país, discutindoo crescimento do e-lixo no Brasil. Seu texto deverá,necessariamente:• abordar dois dos problemas relacionados ao crescimento do e-lixo no Brasil levantados pelo texto abaixo;e• apontar uma forma possível de enfrentar esse crescimento.Atenção: Por se tratar de um editorial, você deveráatribuir um título ao seu texto.Então temos:a) Qual a condição do PROPÓSITO na proposta?-discutir dois problemas relacionados ao crescimento doe-lixo no Brasil e uma forma possível de enfrentar ocrescimento.Se o candidato cumprir a condição: Vale 1 Ponto.
  8. 8. 08 allencar RodriguezSe não cumprir a condição: Vale 0 Ponto.b) Qual a condição da INTERLOCUÇÃO: No editorial devemaparecer os interlocutores envolvidos.Enunciador: um jornalista.Interlocutores: um jornalista e os leitores.c) Qual a condição do GÊNERO?A condição é fazer um gênero editorial com elementoscoesivos que de fluidez ao texto.Nota: A estrutura do gênero textual artigo jornalístico opinativo, nestecaso, veemente opinativo, um editorial exige uma contextualização dotema na apresentação do texto, isto é, um primeiro parágrafo situando oleitor no assunto. Trazer as causas e indicativos concretos do problemacom argumentos contundentes em relação aos dois problemasrelacionados ao crescimento do e-lixo no Brasil. Uma análise e aspossíveis motivações que tornam o tema candente e atualíssimo eapresentar citações (dados) que justificam os argumentos e apresentaruma possível solução par ao problema como a implantação de políticaspúblicas para o controle de produção e descarte e o reaproveitamento domaterial. A conclusão deve ter um posicionamento crítico e enfáticoprocurando impressionar o leitor articulando as opiniões e argumentosrelacionados ao tema no sentido de uma solução, um caminho relativo aproblemática. O texto editorial exige também um título. Na questão dalinguagem um jornal de grande circulação exige uma linguagem formal.Se o candidato cumpriu a condição e a estrutura do gênero textual: Vale1 Ponto.Concluindo essa etapa – se o candidato cumprir as condiçõescorretamente ele será agraciado com 3 pontos para cadatexto por cada um dos dois corretores. ATENÇÃO: se a notaespecífica for igual a zero o texto será anulado.
  9. 9. estudo aplicado redação 092) GRADE HOLÍSTICAConsiste na avaliação da QUALIDADE do texto num contextode seis níveis entre 0 e 5 pontos.Parâmetros previsíveis de avaliação:MUITO FRACO NOTA 0FRACO NOTA 1RAZOÁVEL NOTA 2BOM NOTA 3MUITO BOM NOTA 4ÓTIMO NOTA 5 Por exemplo: Se um gênero textual exige um título, se ocandidato não o criar ele perde 1 ponto. O gênero entrevistaexige um enunciado introdutório, se o candidato não oconstruir perde 1 ponto. Somado a isso, se houver falhas decoerência e/ou coesão aumenta a penalidade sobre o texto e anota final do candidato vai minguando de tal forma que podeperder vários pontos na questão da grade holística. Essa nova versão da Prova de Redação da Unicamp, quebusca um conhecimento mais específico do candidato frente aum universo infinito de gêneros textuais, aprimora aseletividade dos candidatos no processo de seleção. Avaliartrês gêneros distintos a universidade mede melhor acapacidade de leitura, interpretação, reflexão e escrita doscandidatos. Nesse sentido a universidade não tem o propósito de avaliara criatividade (capacidade de elaborar, inventar ou combinarcoisas) do vestibulando. Então, por exemplo, não será pedidona escrita que o candidato componha uma poesia ou queconstrua um cartaz de propaganda.
  10. 10. 10 allencar Rodriguez ATENÇÃO: O VESTIBULANDO, ALÉM DE DOMINAR AS ESTRUTURAS DOS TIPOS TEXTUAIS – NARRAÇÃO –ARGUMENTAÇÃO – DESCRIÇÃO – INJUNÇÃO E EXPOSIÇÃO,DEVE DOMINAR AS ESTRUTURAS DOS GÊNEROS TEXTUAIS MAIS USUAIS NO COTIDIANO DA SOCIEDADE.Desta forma, qualquer que seja os três textos de gêneros diversos solicitado ao candidatoproduzir a partir de textos-fontes, o vestibulando deverá seguir o propósito da redação eelaborar seu texto de acordo com as necessidades de utilização dos tipos textuais: ◊narração ◊argumentação ◊descrição ◊injunção ◊exposição.Lembre-se: Gêneros textuais admitem ou podem conter mais de um tipo textual. TIPOS TEXTUAIS Neste momento você já tem o domínio dos tipos textuais(Dissertação – Descrição e Narração) e do gênero textual (CartaArgumentativa). Lembre-se: Em Lingüística Tipos Textuais Refere-se à estrutura composicional dos textos. Caracteriza-se pela sua seqüência de natureza lingüística de suacomposição de acordo com os diferentes modos de Interação ouInterlocução que se inserem nos Gêneros Textuais. Desta forma,a Carta é um Gênero Textual que pode conter mais de um tipotextual como a narrativa, a descrição, a injunção e aargumentação.
  11. 11. estudo aplicado redação 11Outros 2 (dois) tipos textuais são:INJUNÇÃO e EXPOSIÇÃO INJUNÇÃOSua característica é de contexto imperativo onde seusenunciados indicam como realizar uma ação. Θ ReceitasExemplos: Θ Regra de Jogos/Trânsito Θ Instrução de Uso Θ Instrução de Montagem Θ Bula de Remédio EXPOSIÇÃO Θ Obrigações a cumprir Sua característica é de: Apresentar uma determinadasituação: Θ Apresentar Informações Θ Expor Idéias Θ Explicar Θ Avaliar Θ Refletir Isso sem o objetivo argumentativo de engajamento ou convencimentodo interlocutor. São maravilhosas as festas de aniversário aqui no condomínio onde eumoro. A turma toda participa com danças, brincadeira e cantorias tudonum ambiente muito descontraído. Aqui no condomínio a neura do medonão tem vez. A segurança é eficiente e confiável. À amizade e a alegriareina o tempo todo. A comilança é só mais um detalhe.
  12. 12. 12 allencar Rodriguez Vai começar as aulas e junto a isso a minha rotina. De segunda àsexta acordar às 6:00 horas. Trabalhar até às 12:00 e almoçar em1 hora, pois às 13:30 já tenho compromisso de segunda façopintura, de terça faço francês, de quarta, quinta e sexta trabalhonum consultório de psicopedagogia. Então você pensa, eladescansa no sábado e domingo. Que nada! No sábado tenho cursode extensão na universidade e no domingo, bom no domingo eucuido um pouquinho de mim. RESUMO TIPOS TEXTUAIS SÃO: Θ Descrição Θ Narração Θ Dissertação Θ Injunção Θ Exposição
  13. 13. estudo aplicado redação 13 REDAÇÃO UNICAMP: PROJETO DE TEXTOCaros alunos: Vejam como é fácil construir um projeto de texto para aredação do vestibular da Unicamp: Na prova de Redação deverão ser elaborados 3 (três)textos no Caderno de Redação. Esses textos deverão serelaborados em Gêneros Textuais diferentes.
  14. 14. 14 allencar Rodriguez Siga o seguinte procedimento:1) Você deverá, na folha de rascunho, formalizar o P I G.2) O P I G possui o seguinte conceito:a) P – é o propósito da redaçãob) I – é a interlocução (enunciador e receptor)c) G – é o gênero que deverá ser elaborado.3) Você não precisa desenhar o porquinho, é claro, porém,escreva o P I G seguindo o formato abaixo: 3 PERGUNTAS 3 RESPOSTAS DIRETOR – SR. DIRETOR COORDENADORA – SRA. COORDENADORA – SRA. MÁRCIA ENTREVISTA (ESTRUTURA (4 PARÁGRAFOS) INTRODUÇÃO CORPO TEXTUAL 3 - PERGUNTAS 3 - RESPOSTAS CONCLUSÃO
  15. 15. estudo aplicado - redação 151) Leia o enunciado do Texto 1 e de acordo com asinformações lidas preencha o seu P I G.EXEMPLO: SIMULADO DA UNICAMP Leia a matéria abaixo, publicada na revista acadêmica PesquisaRio. Imagine que um diretor de uma escola (veja que aquivocê encontrou um interlocutor – vá até o I do PIG e escrevaDIRETOR) se entusiasmou com o projeto e decidiu divulgá-lo nosite de sua instituição. Para isso fez uma pequena entrevista(nesse momento você identificou o gênero textual – vá até oG do PIG e faça a estrutura de uma entrevista) com acoordenadora da Oficina de Experimentação Corporal (agoravocê encontrou o outro interlocutor – vá até o I do PIG eescreva COORDENADORA) mencionada na matéria. Crie essaentrevista, marcada pelo discurso oral formal (esse é um dospropósitos da redação, desta forma os interlocutoresdeverão ter pronomes de tratamento – vá até a o I do PIG ecomplete a informação colocando Sr. Sra. Dona), na qualdeverão constar, necessariamente:• três perguntas que explorem dados importantes da matéria; e• as respectivas respostas, também com base na matéria.(esses elementos são os propósitos da redação – vá até o Pdo PIG e escreva os propósitos – 3 perguntas e 3 respostas)
  16. 16. 16 allencar Rodriguez EM SEGUIDA leia o texto e completo o seu projeto de textoe veja se o diretor e/ou a coordenadora possuem nomesexplícitos. Se tiver complete seu quadro. Lembre-se de que não deverá recorrer à mera colagem detrechos do texto lido. Depois de completar o PIG, faça a releitura do texto fontee a partir das informações que possam conferir um textoelaborado por você uma autonomia textual, isto é, vocêautor de um texto único, excluindo de sua escrita, asparáfrases ou as colagens do texto lido, demonstrandoassim uma prática de boa leitura, elabore um texto deacordo com a estrutura do PIG. Numa nova releituraverifique os elementos de coerência e coesão, a modalidade,no sentido de que a falha desses elementos não comprometaa unidade textual e se a estrutura textual está de acordocom o gênero textual pedido.

×