Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Rede e hierarquia urbana

13,202 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Rede e hierarquia urbana

  1. 1. Rede e Hierarquia Urbana Professora Carolina Corrêa
  2. 2. Objetivos Compreender rede; Conceituar metrópole e megalópole; Analisar o papel das cidades.
  3. 3. Rede urbana O que é rede?
  4. 4. Uma princesa inglesa com um namorado egípcio tem um acidente de carro num túnel francês, num carro alemão com motor holandês, conduzido por um belga, bêbado de whisky escocês, que era seguido por paparazzis italianos, em motos japonesas; a princesa foi tratada por um médico americano, que usou medicamentos brasileiros.
  5. 5. As cidades ao se distribuírem espacialmente, formam uma rede urbana. Com o avanço científico e tecnológico a articulação entre as cidades se estreitou de tal maneira que hoje não existem mais lugares distantes.
  6. 6. Fonte: http://www.historianet.com.br/conteud o/default.aspx?codigo=787
  7. 7. As redes urbanas (não só de um país, mas do mundo) encontram-se, praticamente, articuladas e integradas. Isto faz com que os grandes centros financeiros e de poder econômico do capitalismo exerçam grande controle dos mercados globais, fluxos de capitais, difusão de hábitos, etc.
  8. 8. Para Roberto Lobato Corrêa “a rede urbana pode ser considerada ainda como a forma socioespacial de realização do ciclo de exploração da grande cidade sobre o campo e centros menores.” A rede urbana, p.53.
  9. 9. Alguns Conceitos Metrópole: abrigam 1 milhão de habitantes. Região Metropolitana: Conjunto de municípios integrados a uma cidade central. Megalópole Rio – SP 25% população e 60% da produção industrial.
  10. 10. Megacidades: Cidades com 10 milhões de habitantes. Cidades Globais: Cidades que exercem influência no mundo todo (Nova York, Tóquio, Paris). Brasil – Destaque para as cidades de São Paulo com 19,6 milhões de habitantes e Rio de Janeiro 11,8 milhões de habitantes.
  11. 11. Cidade Global Metrópole Nacional Metrópole Regional Centro Regional Cidade Pequena Vila Rede urbana Tradicional
  12. 12. Rede Urbana Atual Metrópole Nacional Metrópole Regional Metrópole Global Centro Regional Cidade Local Vilas
  13. 13. As cidades na economia global As cidades globais são nós da rede urbana mundial. As Megacidade são cidades com mais de 10 milhões de hab. Obs.: uma cidade global não necessariamente é uma megacidade e vice-versa.
  14. 14. Ex.: Zurique (Suiça) é sede de importantes empresas desempenhando um papel de cidade global, mas tem pouco mais de 1 milhão de hab. Daca em Bangladesh tem mais de 13 milhões de hab. sendo uma megacidade, mas devido a limitação de sua infraestrutura não é uma cidade global.
  15. 15. A ONU prevê para 2025 27 megacidades sendo 22 em países em desenvolvimento. Por que? Obs.: em 2007 Tóquio tinha cerca de 35 milhões e NY 19 milhões de hab.
  16. 16. Referências COELHO, Marcos Amorim & TERRA, Ligia. Geografia Geral: o espaço natural e socioeconômico. 5ª Ed. São Paulo, Ed. Moderna,2005 CORRÊA, Roberto Lobato. A Rede Urbana. São Paulo: Editora Ática, 1989.

×