Introdução ao estudo da química 1 materiais (1 ano)

7,061 views

Published on

Aula 1- 1o ano ( química II)

0 Comments
6 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
7,061
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
38
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
6
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Introdução ao estudo da química 1 materiais (1 ano)

  1. 1. Profa Ana Karoline Maia karoline.quimica@gmail.comwww.karolinequimica.blogspot.com
  2. 2.  Primeiras reações químicas.... Egípcios e fenícios- técnicas de extração de corantes...
  3. 3.  Origemna civilização egípcia Khemeia = mistério, superstições e magia Chyma= fundir ou moldar metais Quais os dois principais objetivos dos alquimistas?
  4. 4.  Início da Química ... Marco histórico: Revolução Industrial Antonie Laurent Lavoisier
  5. 5.  “ A Química tem garantido ao ser humano uma vida mais longa e confortável. O seu desenvolvimento tem permitido a busca para solução de problemas ambientais, o tratamento de doenças antes incuráveis, o aumento da produção agrícola, a construção de prédios mais resistentes, a construção de materiais que permitam a confecção de novos equipamentos” Química e Sociedade, 2011.
  6. 6.  Matéria = material Qual a diferença entre átomo e Substâncias elemento químico? Moléculas Átomos
  7. 7.  Sistema homogêneo: Possui uma única fase Soluções: solvente + soluto Solvente (maior quantidade) e soluto (menos quantidade) Não podem ser observadas com o auxílio de um ultramicroscópio Não podem ser separados por processos mecânicos (ultracentrifugação e ultrafiltração) Podem ser separados por processos físicos (destilação)
  8. 8.  Possui duas ou mais fases (bifásico, trifásico, polifásico) Dispergente (maior quantidade) Disperso(menor quantidade) Dispersões grosseiras: são observadas a olho nu ou com um microscópio comum Dispersões coloidais: só podem ser observadas com a ajuda de um ultramicroscópio.
  9. 9. Patamar: intervalo de tempo assinalado no gráfico no qual a temperaturase mantém constante durante a mudança de fase de agregação

×