Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação do plano de ação 2013

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

Apresentação do plano de ação 2013

  1. 1. PLANO DE AÇÃO: PROJOVEM 2013Plano de ação desenvolvido pela coordenação pedagógica do PROJOVEM Adolescente, no município de Jaguarari-BA,apresentado a Secretaria de Ação Social, tendo como intuito fortalecer o programa e promover ações eficazes em 2013.
  2. 2. CREDENCIAIS DO PROGRAMA ORGÃO/SETOR: PROJOVEM ADOLESCENTE. ENDEREÇO: RUA CASTRO ALVES, 535, CENTRO. MUNICÍPIO: JAGUARARI-BA. RESPONSAVEIS: KARINA TAVARES DE FREITAS (AMBITO PEDAGÓGICO) ROBSON RODRIGUES (AMBITO LOGISTICO). VÍNCULO: SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL. EDUCADORAS: ALEXANDRA DE MORGADO, ANA MARIA NASCIMENTO, CRISTIANE MATOS, ELIENE DUARTE, GILMÁRIA BONFIM, GIRLEIDE GAMA, HÍBLIA MIRELLA E PRISCILLA MARTINS.o EQUIPE DE APOIO: JOELMA DIAS E RITA MARTINS.
  3. 3. LOCALIDADES ASSISTIDAS EM 2013 SEDE I E II (JAGUARARI). GAMELEIRA. JACUNÃ. BARRACÃO/ANHÃ. DIOGO. SÍTIO DO MEIO. PILAR I E II (JOVENS DA REGIÃO). SANTA ROSA.
  4. 4. APRESENTAÇÃOO Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos paraAdolescentes e Jovens de 15 a 17 anos (PROJOVEM Adolescente) tempor foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, oretorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema deensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades queestimulem a convivência social, a participação cidadã e formação geral.O público-alvo constitui-se, em sua maioria de jovens, cujas famíliassão beneficiárias do BOSLSA FAMÍLIA, estendendo-se também aosjovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelo CRAS e CREAS.
  5. 5. JUSTIFICATIVA O programa (PROJOVEM) e o desenvolvimento pleno de suas atividades, justifica-se como uma opção de entretenimento pedagógico-educativo, que possibilita ao jovem jaguarariense um intercambio significativo e consistente de ideias e posicionamentos (mediados pelo educador social) que serão cruciais para a sua maturação, favorecendo ideais deliberadamente partilhados em favor da cidadania. O PROJOVEM divide-se em cinco eixos presentes em dois ciclos anuais, sendo eles: Orientação Social (ambos os ciclos), Cultura (ciclo I) e Informática (ciclo II), Esportes (ciclo I) e Formação/Preparação para o mundo do trabalho (ciclo II).
  6. 6. OBJETIVOS Desenvolver ações coletivas que atuem com imediatismo e eficiência na resolução de problemas, nos mais variados aspectos. Garantir identificação social aos jovens inscritos. Promover diálogos (PROJOVEM, família e escola) para uma possível resolução dos problemas, com vista em sugestões e no intercâmbio das relações. Promover reuniões periódicas, individuais e coletivas a fim de possibilitar o estreitamento dos vínculos estabelecidos entre a coordenação e os educadores, garantindo apoio incondicional aos mesmos. Colher dados que possibilitem uma busca ativa eficaz (no sistema), favorecendo as visitas do CRAS.
  7. 7. OBJETIVOS Promover dinâmicas de grupo para a socialização e desenvolvimento de valores. Proporcionar momentos de reflexão sobre a conduta pessoal e familiar de cada adolescente e de como estão sendo estabelecidas as relações dos mesmos com a sociedade. Transformar o PROJOVEM em um espaço de acolhimento e ressignificação social, onde todos os jovens sintam-se plenamente acolhidos e assistidos. Orientar as famílias sobre como proceder com os filhos diante das transformações ocorridas na adolescência. Comunicar aos pais ou responsáveis todas as mudanças observadas nos jovens durante o desenvolvimento das atividades.
  8. 8. ESTRATÉGIAS Reuniões nos coletivos com a presença da coordenação, da equipe de educadores e técnicos do CRAS, previamente agendada em um calendário a ser entregue no inicio do percurso socioeducativo. Reunião quinzenal entre a equipe de educadores, com duração de dois dias (um destinado ao planejamento e outro a discursões/conversas pertinentes ao programa). Elaboração de um gráfico de desenvolvimento do jovem, a ser exposto no coletivo como incentivo e entregue regularmente ao CRAS. Construção e apresentação do “Portal JOVEM Jaguarari”, que será desenvolvido pelas educadoras responsáveis pela informática no PROJOVEM, em parceria com os jovens assistidos. Projetos de intervenção que serão desenvolvidos nas comunidades, visando sanar situações que são um incomodo nas mesmas, especialmente para os jovens. Testes vocacionais aplicados pela equipe de psicólogos do CRAS em parceria com as educadoras responsáveis pelo POP (mundo do trabalho). Culminância final dos projetos de intervenção , desenvolvido pelos jovens e mediado pelas educadoras.
  9. 9. CRONOGRAMA DE OFICINAS 2013 ENCADERNAMENTO EM E.V.A OFICINEIRO (A): A combinar. FOTOGRAFIA/DESING FOTOGRÁFICO E CONCEPÇÃO ARTÍSTICA OFICINEIRO (A): EDUCADORA HÍBLIA MIRELLA. RELAXAMENTO E AUTO-CONHECIMENTO OFICINEIRO (A): COORDENAÇÃO 2013. TEATRO/ARTES CENICAS OFICINEIRO: A combinar. MÚSICA (VIOLÃO, TECLADO, CANTO E ETC.) OFICINEIRO (A): A combinar. TRUFAS OFICINEIROS (AS): EDUCADORAS ANA MARIA NASCIMENTO E ELIENE DUARTE. DOCES E SALGADOS OFICINEIROS (AS): EDUCADORAS ANA MARIA NASCIMENTO E ELIENE DUARTE.
  10. 10. CRONOGRAMA DE OFICINAS 2013 BIJUTERIAS OFICINEIROS (AS): ORIENTADORAS SOCIAIS 2013 (ALEXANDRA, ANA MARIA, GILMÁRIA E GIRLEIDE). TÉCNICAS DE VENDAS E RECEPÇÃO OFICINEIRO (A): EDUCADORA CRISTIANE MATOS. ARTESANATO OFICINEROS (AS): A combinar. DANÇA OFICINEIROS (AS): A combinar. NOÇÕES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS OFICINEIRO (A): A combinar. PINTURA A ÓLEO EM TELA OFICINEIRO: CLÉCIO GONÇALVES.OBSERVAÇÃO: Todos os alunos inscritos e “assíduos “receberãocertificados em todas as OFICINAS.
  11. 11. PRINCIPAIS AÇÕES EM 2013 AQUISIÇÃO DOS MATERIAIS PEDAGÓGICOS E DESTINADOS AS OFICINAS. ELEIÇÃO E POSE DA COMISSÃO JOVEM 2013: CADA COLETIVO ELEGERÁ UM ÚNICO REPRESENTANTE. (FEVEREIRO/MARÇO) CONCURSO CULTURAL -RETRATO DE MÃE COM EXPOSIÇÃO DAS FOTOGRAFIAS TIRADAS PELOS JOVENS E PREMIAÇÃO DAS MELHORES. (MAIO) PASSEIO EXPLORATÓRIO: COVÃO (ABRIL/MAIO) E BENDÓ (SETEMBRO). VISITA (SURPRESA) DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA AOS COLETIVOS. COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES: DIA DE PRINCESA (PARCERIA COM O CRAS), SERESTA, MINI-GINCANA ENTRE MÃES E FILHOS COM DISTRIBUIÇÃO DE PRÊMIOS. (MAIO) ARRAIA JOVEM 2013 : RESGATE A CULTURA LOCAL. (JUNHO) ENCONTROS COM DRª LÚCIA : ACOMPANHEMENDO, ASSISTENCIA E MONITORAMENTO DOS PROFISSIONAIS EM 2013. (ABRIL/SETEMBRO) TURISMO EM JAGUARARI: CONHECER A HISTÓRIA DOS PRINCIPAIS PONTOS (INTERESSE E TURISMO) EXISTENTES EM NOSSA CIDADE. (AGOSTO)
  12. 12. PRINCIPAIS AÇÕES EM 2013 EXECUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO S PROJETOS DE INTERVENÇÃO: CONCEBIDO PELAS EDUCADORAS (TODAS) EM PARCERIA COM OS JOVENS. (JUNHO À NOVEMBRO) GINCANA POLI-ESPORTIVA PROJOVEM 2013: CIDADANIA, SAÚDE E VIDA! (OUTUBRO) VISITA DAS EDUCADORAS E DOS JOVENS A CASA LAR E CRECHES: PROJETO “O MENINO DO DEDO VERDE” . (NOVEMBRO) AVALIAÇÃO E ENTREGA DAS CARTAS DE RECOMENDAÇÃO QUE SERÃO ANEXAS AOS CURRÍCULOS. (OUTUBRO/NOVEMBRO) VERNISSAGE E EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS EXECUTADOS EM 2013. CELEBRAÇÃO SIMBÓLICA DE “FORMATURA” (ENCERRAMENTO) E ENTREGA DOS CERTIFICADOS DOS CICLOS I E II. (NOVEMBRO) “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática.” (PAULO FREIRE)
  13. 13. RESOLUÇÕES DE ORDEM LOGÍSTICA Contratação de um profissional destinado ao preparo e distribuição das merendas em PILAR e região. Contratação de oficineiros de longa duração. Disponibilizar linhas para o transporte dos jovens ao CDC (aulas de INFORMÁTICA) para as comunidades listadas: ADUTORA/PILAR, ABOBORA/PILAR, BARRACÃO/ANHÃ E FAZENDAS/DIOGO. Transporte FIXO destinado a distribuição das merendas nas comunidades. Com o aumento da demanda de jovens devido a junção entre do BV Jovem e o programa (alguns coletivos possuem aproximadamente 50 inscritos) visualizamos a necessidade de contratação ou intermediação de funcionários concursados e que estejam excedentes, a fim de atender com eficiência as especificidades do programa. Foram contabilizadas 06 vagas destinadas a SEDE I e II, PILAR I e II e SANTA ROSA DE LIMA.

×