Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aula formação do universo

1,584 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Aula formação do universo

  1. 1. Professora Kaliandra Lisboa
  2. 2. Como tudo se formou??  A formação do Sistema Solar e a formação do universo são eventos separados no tempo e no espaço.  O universo se formou há 16 bilhões de anos  A nossa galáxia há 13 bilhões  E o Sistema Solar há apenas 4,5 bilhões.
  3. 3. Teorias aceitas atualmente • Teoria da Formação do Universo- Big Bang • Teoria da formação do Sistema Solar-Teoria Nebular
  4. 4. Big Bang “ Grande Explosão”  A Teoria da formação do universo mais aceite pela comunidade científica é a Teoria do Big Bang  Teria surgido entre 10 e 20 bilhões de anos atrás  No passado, partículas subatômicas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto.  Essas partículas se moviam em todos os sentidos. • Toda a matéria estaria condensada e explodiu formando o universo atual. • Essa explosão aconteceu numa fração de segundos. • Após o Big-Bang, a matéria proveniente dele, começou a esfriar e espalhar, formando as galáxias, planetas, estrelas e outros corpos celestes.
  5. 5. As galáxias afastam-se umas das outras Partículas subatômicas se moviam em todos os sentidos .
  6. 6. Teoria Nebular - Formação do Sistema Solar  Em 1755,o filósofo alemão Immanuel Kant sugeriu que a formação do Sistema Solar se deveria a fenômenos associados a uma nuvem de pó e gases que girava em torno de si própria, designando-a por nébula.  O seu núcleo foi aquecendo gradualmente e a nuvem começou a rodar, a sua velocidade foi aumentando o que fez com que esta começasse a achatar , fazendo com que muitas dessas partículas se juntassem ao centro, formando assim o sol.  As partículas que rodeavam o sol, foram se concentrando mais próximo dele onde as temperaturas eram mais altas, formando assim os planetas telúricos ( constituídos principalmente por materiais sólidos) e nas zonas mais afastados do sol, onde as temperaturas eram mais baixas, os planetas gasosos  Com base nessas descobertas, foi possível verificar que esta nuvem se encontra espalhada pelo espaço, além do Sistema Solar e constituída essencialmente por átomos de hélio e de hidrogênio.
  7. 7. 1- Nébula solar–nuvem gasosa 2-Energia provocou movimento de rotação de toda a matéria e o seu achatamento progressivo 3- Aglomeração de gases e poeiras rochosas e metálicas originando sucessivamente Corpos maiores 4-A força da gravidade provocaria a junção de poeiras, que formariam pequenos corpos celestes e posteriormente os planetas. Todo este processo é chamado de acreção.
  8. 8. O Sistema Solar  O Sistema solar é constituído pelo sol e pelo conjunto dos corpos celestes que se encontram no seu campo gravítico,  Que compreende os planetas que atualmente compõem o sistema solar • Mercúrio,Vênus, Terra, Marte, Júpiter , Saturno, Urano, Neptuno
  9. 9. Fatos que apóiam a Teoria Nebular Reformulada • A idade idêntica de todos os corpos do sistema solar; • A regularidade das órbitas • A rotação dos planetas idênticas • Densidade superior dos planetas mais próximos do sol.  O movimento de translação de todos os planetas é no mesmo sentido
  10. 10. A Terra O terceiro planeta a contar do Sol. Tal como Vênus e os outros planetas chamados telúricos, A Terra é principalmente rocha e metal, tendo uma superfície sólida. O mais importante fato da Terra é ela estar cheia de água, uma importante razão para o aparecimento de vida.  A Terra tem também tem bastante oxigênio o que a diferencia dos outros planetas.
  11. 11. Fim. Obrigada

×