Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Eletrização por Atrito

2,167 views

Published on

Física - Eletrização por Atrito.

Published in: Education
  • Login to see the comments

Eletrização por Atrito

  1. 1. Eletrização por Atrito Graciele, Kaíne, Lulyan, Thays Iolanda e Yan 3º B
  2. 2. Origem Foi descoberto por volta do século VI a.C. pelo filosofo e matemático grego Tales de Mileto;
  3. 3. Em grego, âmbar pode ser traduzido como elektron, e daí vieram os nomes elétron e eletricidade.
  4. 4. Outros tentaram explicar tal fenômeno, mas não passaram de truques de festas. Isso só foi mudado com o trabalho de Benjamim Franklin (1706-1790).
  5. 5. A eletrização por atrito é mais forte quando é feita por corpos isolantes, pois os elétrons permanecem nas regiões atritadas. Por exemplo, quando uma barra de vidro é atritado com seda:
  6. 6. •Atualmente sabemos que a teoria de Franklin era, pelo menos, parcialmente correta. •De acordo com as descobertas realizadas no século passado, sabe-se que realmente o processo de eletrização consiste na transferência de carga elétrica entre corpos que se atritam.
  7. 7. A série triboelétrica foi criada pra classificar os materiais que se eletrizam por atrito, quanto à facilidade de trocarem cargas elétricas. Série Triboelétrica
  8. 8. O fenômeno mais comum da eletrização por atrito é uma manifestação da natureza, o raio. Entre essas duas seções forma-se então um potencial elétrico extremamente elevado, possibilitando assim o escoamento de cargas elétricas entre elas, manifestação esta, conhecida como relâmpago.
  9. 9. Questões (Santo Agostinho-BH) Um bastão de vidro é atritado com um pedaço de papel filme e ambos ficam eletrizados. Sobre tal situação, é CORRETO afirmar que o bastão pode ter : a) ganhado prótons e o papel filme ganhado elétrons. b) perdido prótons e o papel filme ganhado prótons. c) perdido elétrons e o papel filme ganhado elétrons d) ganhado elétrons e o papel filme perdido prótons.
  10. 10. (UFMG) Um isolante elétrico: a) não pode ser carregado eletricamente; b) não contém elétrons; c) tem de estar no estado sólido; d) tem, necessariamente, resistência elétrica pequena; e) não pode ser metálico.

×