Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Condutores Estratégicos: Inovação Tecnológica

397 views

Published on

Condutores Estratégicos - Inovação Tecnológica
Mestrado em Administração
UFMS

Published in: Business
  • Be the first to comment

Condutores Estratégicos: Inovação Tecnológica

  1. 1. Condutores Estratégicos Inovação Tecnológica João Vinícius de Abreu Mestrado em Administração, ESAN / UFMS
  2. 2. O que é inovação?
  3. 3. Definição de inovação Inovação Produto Processo M Melhoria
  4. 4. Manual de Oslo (OECD)
  5. 5. Manual de Oslo (OECD) Uma proposta de relação entre as "melhorias", avanço tecnológico e abrangência (177) Atividades de inovação TPP são todos aqueles passos cient ́ficos, tecnológicos, organizacionais, financeiros e comerciais, inclusive investimento em novo conhecimento, que de fato levam, ou pretendem levar, à implantação de produtos ou processos tecnologicamente aprimorados. Alguns podem ser inovadores por si mesmos, outros não são novos, mas são necessários para implantação.
  6. 6. Manual de Oslo (OECD) TPP => Produto Tecnologicamente novos Tecnologicamente aprimorados O quê?
  7. 7. Manual de Oslo (OECD) TPP => Processo Como?
  8. 8. Manual de Oslo (OECD) TPP => Processo Como?
  9. 9. Inovação & Diferenciação Segundo Porter (1989), os condutores de singularidade (diferenciação) são as razões para que uma atividade seja apresentada como singular ao consumidor. A Inovação Tecnológica vista como um condutor estratégico se relaciona de forma mais visível à ITPP de produto, seja ele novo ou melhorado. Os produtos inovadores, sejam ele também serviços, representam a própria singularidade da inovação.
  10. 10. Inovação & Vantagem de Custo Segundo Porter (1989), os condutores de custos determinam o comportamento do custo de atividades de valor. Eles são as causas estruturais do custo de uma atividade e interagem para determinar o comportamento do custo de um atividade em particular. A Inovação Tecnológica vista como um condutor estratégico se relaciona de forma mais visível à ITPP de processo. Uma vez que se aplicam inovações à um processo, percebe-se que estas normalmente relacionam-se direta ou indiretamente à redução de custos e a vantagem competitiva.
  11. 11. Questões sobre inovação ● Como a atribuição de patentes se relaciona as vantagens estratégicas do "inovador"? ● A necessidade de definir a tipologia de inovação para uma melhor relação desta como condutor estratégico ● Diferenciar inovação tecnológica de melhorias sem utilidade ou meras invenções

×