Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Atividades dirigidas

39,667 views

Published on

Atividades para promoverem a reflexão em alunos indisciplinados.

Published in: Education, Technology
  • Be the first to comment

Atividades dirigidas

  1. 1. 1 ATIVIDADES: REPENSANDO O MEU COMPORTAMENTO NA ESCOLA Nome:__________________________ Data:___/____/____ 1 – Leia o texto e marque a alternativa correta: “Começando a aula de manhã a Professora solicita aos alunos que peguem o caderno com os deveres de casa para serem corrigidos.” Neste momento os alunos devem: a) – Não pegar o caderno e ficar dormindo, pois todos estavam com sono. b) – Pegar o caderno de desenho e fazer uma bela obra de arte. c) – Pedir a professora para ir ao banheiro e fugir um pouquinho da sala de aula. d) – Seguir a orientação da professora, pegar o caderno e corrigir os deveres de casa. 2 – Marque a opção que contenha um conjunto de atitudes que não são legais: a) – Cumprimentar com respeito a professora e os demais colegas de escola. b) – Oferecer um pouco da minha merenda para os meus colegas. c) – Escrever meu nome na minha carteira, implicar com os outros e responder mal a professora. d) – Chegar à escola na hora certa, sem nenhum atraso. 3 – Leia o texto abaixo, depois crie uma pequena história em quadrinhos (com no máximo quatro (4) tirinhas) retratando o que você leu. Não se esqueça de desenhar os personagens e colori-los com muito capricho! “Na escola existia um aluno que adorava rabiscar as carteiras. Ele escrevia o nome dele e o dos outros na sua carteira. Fazia desenhos e rabiscava muitas besteiras. Porém, em um dia o diretor chamou os pais do aluno para mostrar a eles o que o filho fazia com o patrimônio da escola. Os pais ficaram envergonhados com o que viram e ficaram decepcionados com a falta de educação do filho. Como punição os pais decidiram que o filho deveria limpar sua carteira e foram além, obrigando seu filho a limpar todas as carteiras da sala para que ele aprenda bem a lição.” 4 – Observe os quadrinhos abaixo e descreva o que está acontecendo nas imagens. Você acha que o garoto acertou ao jogar o papel para trás de si? O que ele deveria ter feito?
  2. 2. 2 5 – Qual alternativa apresenta um conjunto de atitudes que poluem nosso meio ambiente? a) – Jogar papel de bala e biscoito na lata de lixo. b) – Jogar o papel higiênico usado na lixeira do banheiro. c) – Manter a sala de aula sempre limpa, sem papéis espalhados pelo chão. d) – Cuspir no chão, rabiscar as carteiras da sala e jogar lixo no pátio. 6 – Observe a imagem e marque alternativa com a interpretação adequada: a) – Acender e fumar cigarro hoje pode matar a pessoa no futuro. b) – Se fumo hoje, morro amanhã. c) – Não fumo hoje, mas posso morrer amanhã. d) – Cigarro não prejudica a saúde. 7 – Na tirinha abaixo, Mafalda fala que a palavra POLÍTICA significa um palavrão. Ela diz isso por que? a) – Política é uma palavra muito feia e não deve ser pronunciada por ninguém. b) – Política é uma palavra sem importância alguma e não tem significado. c) – Porque muitos políticos brasileiros são desonestos e transformaram a política em uma grande bagunça. d) – Porque política começa com a letra P de palavrão.
  3. 3. 3 8 – Para um aluno ou aluna ser querido (a) por todos ele ou ela deve? a) – Brigar com os seus colegas, trocando agressões físicas e verbais. b) – Respeitar os professores e os funcionários da escola, além de fazer todos os deveres escolares. c) – Não cumprir as tarefas e os horários da escola. d) – Danificar o patrimônio público da escola, como carteiras, cadeiras, paredes etc. 9 – É certo considerarmos as salas de aula, pátios, e banheiros da escola como Meio Ambiente porque... a) – Alunos e professores convivem naqueles locais, portanto, eles devem estar bem limpos e preservados com a ajuda de quem os utiliza. b) – Está errado. As áreas da escola não são meio ambiente, somente as florestas, rios e mares devem ser preservados. c) – Não precisamos preservar a limpeza das salas de aula, pátio e banheiros, pois isso não é responsabilidade dos alunos e sim dos funcionários da escola. d) – Somente as pessoas que utilizam a escola têm a obrigação de mantê-la limpa. 10 – Leia atentamente o diálogo entre os personagens e responda as perguntas abaixo:
  4. 4. 4 a) – Por que não podemos jogar lixo nas ruas? b) – Cite as principais conseqüências que decorrem do lançamento do lixo nas vias públicas. c) – Você observou os quadrinhos atentamente. Agora preencha o esquema abaixo, utilizando poucas palavras que indiquem a causa e a conseqüência do problema exposto na tirinha. CHUVA Causa Conseqüência 11 – Observe a imagem para responder as perguntas abaixo: a) – Como os “caraíbas” chamam Jaci? b) – Na linguagem comum (do Homem branco) “Jaci” é... c) – Na língua dos índios a cobra é denominada de... d) – Os dois índios da história contada acima ficaram satisfeitos com a chegada do progresso? Explique sua reposta. e) Na estória acima, os dois índios descobrem o significado da palavra “progresso” na linguagem do “Homem branco”. Este significado está apresentado em qual das alternativas abaixo? a) O progresso é uma coisa boa, pois transforma a sociedade respeitando os limites da natureza. b) O progresso do Homem branco está totalmente relacionado com a preservação das florestas. c) O Homem Branco progride e expande sua sociedade, porém, conserva todos os recursos naturais que estão à sua volta. d) O progresso do Homem branco está diretamente associado com a destruição das florestas e dos recursos naturais.
  5. 5. 5 12 – Observe as imagens abaixo. Compare as diferenças entre elas através de um texto.
  6. 6. 6 Leia o texto abaixo: Bullying é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo "ameaçar, intimidar". Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas. E, não adianta, todo ambiente escolar pode ter esse problema. (http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying- escola-494973.shtml) Acesso em 03 nov. 09. Agora responda às perguntas. 13 – Qual é a definição do termo Bullying? 14 – Cite alguns exemplos de prática do Bullying que você presenciou na escola, sem citar os nomes dos alunos envolvidos. 15 - Qual a sua opinião a respeito do Bullying? 16 – O que você acha que pode ser feito para evitarmos o Bullying em nossa escola? 17 – Acerca do patrimônio da escola, podemos afirmar que ele se constitui por: a) A área externa da escola, como por exemplo, a calçada, a rua e as árvores que nela se encontram. b) As canetas, os lápis, as borrachas e os cadernos que são utilizados pelos estudantes. c) Carteiras, mesas, paredes, lâmpadas, torneiras, ventiladores e demais objetos, como os livros, talheres, instrumentos de fanfarra e demais materiais, que estão na escola. d) O uniforme escolar dos estudantes é que constitui o patrimônio escolar. 18 – São medidas que devem ser observadas por todos para a preservação do patrimônio da escola: a) Escrever nomes e palavrões nas carteiras escolares com corretivo. b) Rabiscar as paredes das salas de aula e dos banheiros da escola. c) Quebrar as carteiras da escola e utilizar as cadeiras como balanço. d) Zelar pela limpeza e a correta utilização de todo o material disponível na escola. 19 – Um bom estudante age da seguinte forma: a) Briga com todo mundo, fica implicando com os seus colegas de sala e não respeita os professores da escola. b) Mantém seu caderno em dia, se dedica aos estudos e respeita seus colegas e professores. c) Chega sempre atrasado na escola e não utiliza o uniforme completo. d) Está sempre envolvido em confusões e seus pais são chamados à escola constantemente pela direção. 20 – O (a) estudante exemplar é aquele (a) que: a) Não se dedica aos estudos, se atrasa para a aula, brinca durante as aulas e não respeita ninguém.
  7. 7. 7 b) Utiliza o DVD Player da escola sem qualquer cuidado e assiste a vídeos inadequados à sua aprendizagem. c) Deixa seu nome registrado com canetas e corretivos nas carteiras e paredes da escola. d) Participa das aulas, ajuda a preservar o patrimônio da escola e busca uma boa convivência com os demais alunos e professores.

×