[Apresentação] Paid, Owned e Earned Media no Facebook: o caso Sidcley e Dolores

2,792 views

Published on

Trabalho feito na conclusão do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda com o objetivo de mostrar aos planejadores de mídia, social media e estudantes, as possibilidades midiáticas existentes dentro da plataforma Facebook, dando insumo para que trabalhem melhor as estratégias de comunicação na rede social.

Published in: Business

[Apresentação] Paid, Owned e Earned Media no Facebook: o caso Sidcley e Dolores

  1. 1. A qualidade da apresentação ficou ruim aqui no slideshare, mas você pode fazer o download para vê-la em alta definição.PAID, OWNED E EARNED MEDIA NO FACEBOOK o caso Sidcley e Dolores
  2. 2. JÚNIOR SIRISocial Media na Teaser Propagandalinkedin.com/in/juniorsiri | juniorsiri87@gmail.com
  3. 3. Durante décadas, a publicidade foi pautada nacompra de mídia. Um modelo lucrativo de negócio que se sustenta até hoje, porém, diante de um novo cenário: o da proliferação de canais proprietários nas redes sociais e potencialização do boca a boca.
  4. 4. Os investimentos em propaganda/mídia baseado em ondas e vales maiores ou menores, os chamados flights, foram substituídos para um investimento constante em conversa e geração de assunto por parte das marcas. GUSTAVO FORTESsócio-diretor agência Espalhe
  5. 5. DENTRO DESTE CENÁRIO E DOGRANDE BOOM DO MERCADODE SOCIAL MEDIA, O FACEBOOKGANHOU FORÇA. POR ISSO,PRECISAMOS CONHECER EENTENDER AS POSSIBILIDADESMIDIÁTICAS EXISTENTES NELE.
  6. 6. DENTRO DESTE CENÁRIO E DOGRANDE BOOM DO MERCADODE SOCIAL MEDIA, O FACEBOOKGANHOU FORÇA. POR ISSO,PRECISAMOS CONHECER EENTENDER AS POSSIBILIDADESMIDIÁTICAS EXISTENTES NELE. compra de mídia PAID MEDIA
  7. 7. DENTRO DESTE CENÁRIO E DOGRANDE BOOM DO MERCADODE SOCIAL MEDIA, O FACEBOOKGANHOU FORÇA. POR ISSO,PRECISAMOS CONHECER EENTENDER AS POSSIBILIDADESMIDIÁTICAS EXISTENTES NELE. compra de mídia PAID MEDIA canais proprietários OWNED MEDIA
  8. 8. DENTRO DESTE CENÁRIO E DOGRANDE BOOM DO MERCADODE SOCIAL MEDIA, O FACEBOOKGANHOU FORÇA. POR ISSO,PRECISAMOS CONHECER EENTENDER AS POSSIBILIDADESMIDIÁTICAS EXISTENTES NELE. compra de mídia PAID MEDIA canais proprietários OWNED MEDIA boca a boca EARNED MEDIA
  9. 9. PAIDMEDIA CONCEITO Veiculação paga que promove um produto, website, parte do conteúdo ou algo mais que um anunciante queira pagar para atrair atenção.BURCHER (2012, p. 9)
  10. 10. ANÚNCIO HISTÓRIA PATROCINADA PROMOÇÃO DE PUBLICAÇÃOPAID MEDIA CONCEITO Veiculação paga que promove um produto, website, parte do conteúdo ou algo mais que um anunciante queira pagar para atrair atenção. [...] mensagens pagas que vêm das empresas, que podem incluir contexto social sobre amigos.FACEBOOK (2012)
  11. 11. ANÚNCIO HISTÓRIA PATROCINADA PROMOÇÃO DE PUBLICAÇÃOPAID MEDIA CONCEITO Veiculação paga que promove um produto, website, parte do conteúdo ou algo mais que um anunciante queira pagar para atrair atenção. [...] são mensagens enviadas por amigos sobre o envolvimento deles com sua empresa. Como uma empresa, você pode pagar para promover essas histórias para aumentar a chance de serem vistas. Elas podem ser exibidas no Feed de notícias, no desktop ou no celular e na coluna à direita do Facebook.FACEBOOK (2012)
  12. 12. ANÚNCIO HISTÓRIA PATROCINADA PROMOÇÃO DE PUBLICAÇÃOPAID MEDIA CONCEITO Veiculação paga que promove um produto, website, parte do conteúdo ou algo mais que um anunciante queira pagar para atrair atenção. Aumenta a penetração do conteúdo de uma página entre os fãs e estende até para amigos deles.
  13. 13. OWNED MEDIA CONCEITO Qualquer ativo de propriedade da marca. No espaço digital pode ser um website ou micro site, uma presença nas redes sociais, comunidade da marca, um aplicativo ou simplesmente um pedaço do conteúdo da marca.BURCHER (2012, p. 9)
  14. 14. OWNED MEDIA CONCEITO É o conteúdo que é distribuído diretamente entre marca e pessoas, sem a intermediação de canais que não sejam da própria marca, como um site, blog ou uma fanpage no Facebook.CAMARGO (2011)
  15. 15. PÁGINA (FAN PAGE)OWNED MEDIA CONCEITO É o conteúdo que é distribuído diretamente entre marca e pessoas, sem a intermediação de canais que não sejam da própria marca, como um site, blog ou uma fanpage no Facebook. [...] o local central para expandir seus negócios, criar sua marca e desenvolver relacionamentos com seus clientes.FACEBOOK (2012)
  16. 16. EARNED MEDIA CONCEITO [...] a marca é relacionada a ações e conversas do consumidor.BURCHER (2012, p. 9)
  17. 17. HISTÓRIAS: CURTIR | COMENTÁRIO | COMPARTILHAMENTOEARNED MEDIA CONCEITO [...] a marca é relacionada a ações e conversas do consumidor. Pode-se dizer que ela acontece sempre que uma pessoa interage na rede, uma vez que cada interação gera uma repercussão. Isso acontece quando uma história é gerada a partir do curtir, comentário, compartilhamento ou outro recurso.
  18. 18. O caso Sidcley e Dolores
  19. 19. DESAFIODesenvolver para a UniversidadeTiradentes uma campanha paracaptação de novos alunos de formadiferenciada, constante e humana.
  20. 20. ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO A Teaser Propaganda criou uma estratégia que envolvia dois personagens que materializavam o conceito ‘o melhor é fazer oque gosta’: eram Sidcley Grampeador e Dolores Carimbadora. Uma estratégia que ia além dos tradicionais formatos pagos de mídia e que abraçou fortemente o Facebook.
  21. 21. ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO A Teaser Propaganda criou uma estratégia que envolvia dois personagens que materializavam o conceito ‘o melhor é fazer oque gosta’: eram Sidcley Grampeador e Dolores Carimbadora. Uma estratégia que ia além dos tradicionais formatos pagos de mídia e que abraçou fortemente o Facebook.PAID MEDIA OWNED MEDIA EARNED MEDIA
  22. 22. ESTRATÉGIA DEPAID
  23. 23. ANÚNCIO HISTÓRIA PATROCINADA PROMOÇÃO DE PUBLICAÇÃOESTRATÉGIA DEPAID Uma série de anúncios promovia os canais proprietários (owned media) dos personagens.
  24. 24. ANÚNCIO HISTÓRIA PATROCINADA PROMOÇÃO DE PUBLICAÇÃOESTRATÉGIA DEPAID Para potencializar as várias histórias geradas nas páginas, foram utilizadas uma série de histórias patrocinadas das páginas e das publicações com maiores índices de engajamento.
  25. 25. ANÚNCIO HISTÓRIA PATROCINADA PROMOÇÃO DE PUBLICAÇÃOESTRATÉGIA DEPAID Posts de maior importância e com potencial de engajamento eram promovidos para fãs e seus amigos através da promoção de publicação.
  26. 26. ESTRATÉGIA DEOWNED
  27. 27. PÁGINAS (FAN PAGES)ESTRATÉGIA DEOWNED Todo o investimento na estratégia de paid media levava as pessoas para os canais proprietários (páginas) dos personagens. Neles eles contavam suas histórias, interagiam e se relacionavam com os fãs diretamente da página, sem intermediários.
  28. 28. PÁGINAS (FAN PAGES)ESTRATÉGIA DEOWNED
  29. 29. PÁGINAS (FAN PAGES)ESTRATÉGIA DEOWNED
  30. 30. ESTRATÉGIA DEEARNED
  31. 31. ESTRATÉGIA DEEARNED Fora as ativações para estímulo do earned media, existia uma estratégia maior para estimular o boca a boca: o uso da imagem de Bento Ribeiro e Dani Calabresa, ambos apresentadores da MTV. Cada interação, a exemplo das que estão ao lado, gerava uma earned media.
  32. 32. CONSIDERAÇÕESPENSE ONELINE: UMA LINHA CHAMADA DE “SOLUÇÃO” . QUE INDEPENDE DE PLATAFORMA.
  33. 33. CONSIDERAÇÕESA COMUNICAÇÃO NÃO DEVE APENAS SE BASEAR EM FLIGHTS, POIS QUANDO O PLANO DE MÍDIA ACABA, A CONVERSA DO CONSUMIDOR CONTINUA.
  34. 34. CONSIDERAÇÕESTRABALHE PAID E OWNED DE FORMA SINÉRGICA. EARNED MEDIA SERÁ CONSEQUÊNCIA.
  35. 35. Continua no próximo episódio =) linkedin.com/in/juniorsiri juniorsiri87@gmail.com

×