Microblogging aula 03

247 views

Published on

Microblogging aula 03

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
247
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
9
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Microblogging aula 03

  1. 1. Professor: Júlio RochaDisciplina: Mídias Sociais5º Período: Publicidade e PropagandaAno: 2013Aulas: nº 057e 08
  2. 2.  O surgimento dos blogs ainda é controverso, porém a hipótese mais aceita é que o primeiro foi feito por Jorn Barger, em 1997. Este também supostamente foi autor dos primeiros FAQ - Frequently Asked Questions, que significa Perguntas mais frequentes.
  3. 3.  Blog é uma palavra que resulta da simplificação do termo weblog. Web aparece aqui com o significado de rede (da internet) enquanto que log é utilizado para designar o registro de atividade ou desempenho regular de algo. Numa tradução livre podemos definir blog como um diário online.Fonte: www.significados.com.br
  4. 4.  Anteriormente, para se criar um blog era necessário ter conhecimento prévio em desenvolvimento de sites, portanto, na maioria dos casos, só quem possuía intimidade com a área possuía um blog.
  5. 5.  Este tipo de blog nada mais é do que uma versão mini do blog original, porém com menos recursos e opções de interface. Como a manutenção de blogs exige mais dedicação do blogueiro, muitos deles estão recorrendo ao microblogging.
  6. 6.  A facilidade para usar este serviço é um ponto positivo, principalmente para quem não dispõe de tempo para incrementar a página com os recursos dos blogs tradicionais, mas adora compartilhar suas ideias.
  7. 7.  São vários os sites que oferecem o “blog em miniatura”. O mais popular é o Twitter, criado em 2006 e pioneiro em oferecer este serviço. Há mais opções de microblogs espalhadas pela rede como o: Plurk e Tumblr. Fonte: www.tecmundo.com.br
  8. 8.  Comparado ao blog comum, satisfaz a necessidade de um modo de comunicação mais rápido.1 - Encoraja posts menores.2 - Diminui gasto de tempo.3- Diminui o pensamento para a geraçãode conteúdo.
  9. 9.  Além de gerar conteúdo, o usuário pode compartilhar links de vídeos ou de páginas da web, que acredite ser relevante para seus seguidores.
  10. 10.  Empresas utilizam microblogs para criar um canal de comunicação direta com o consumidor, se disponibilizando para tirar suas dúvidas e auxiliá- lo na solução de problemas.
  11. 11.  A resposta da empresa é muito importante.1 – Adquire a confiança do consumidor.2 – beneficia a imagem da empresa.
  12. 12.  Microblogging direcionado para empresas.1 – Só pode ser acessado por e-mail corporativo.2 – Caráter de comunicação interna.
  13. 13.  Foi criado em março de 2006 pela Obvius Corp.,de São Francisco.
  14. 14.  A média de idade do usuário do Twitter é de 39 anos.
  15. 15.  O Twitter funciona a partir do envio de mensagens curtas, chamadas de tweets. As mensagens são visualizadas por seus followers (seguidores). Você conta o que está fazendo ou por meio de replies (respostas) àqueles que te enviam um tweet.
  16. 16.  No Twitter, o título de cada usuário é precedido pelo signo “@”, que permitirá ao usuário saber quantas vezes este foi citado por algum outro usuário.
  17. 17.  Para indicar que se trata de um assunto a ser usado em buscas no Twitter, usa- se o caractere “#” (hashtag). Se você escrever #mídiassociais, estará permitindo que alguém pesquise e encontre todos os tweets sobre o assunto, inclusive o seu.
  18. 18.  Uma hashtag é uma maneira para que outros usuários encontrem informações sobre uma palavra-chave.Hashtags são palavras-chave antecedidaspelo símbolo "#", que designam o assunto oqual está se discutindo em tempo real noTwitter. As hashtags viram hiperlinks dentroda rede e indexáveis pelos mecanismos debusca.
  19. 19. Assuntos no Twitter - segunda-feira, 04/03/2013  Os “trending topics” são como um termômetro para o que a comunidade Twitter está falando naquele momento.Trending Topics no Brasil às 17h03 - ( Foto: Reprodução)Fonte: http://m.g1.globo.com
  20. 20.  São os mecanismos mais poderosos para empresas no Twitter. É aí que acontece o verdadeiro buzz, demonstrando a influência que você ou sua empresa tem perante seus seguidores.
  21. 21.  Às vezes, ao ler uma mensagem de um amigo, você percebe que ela pode ser adequada para os seus seguidores por vários motivos, como por ser interessante, inteligente ou simplesmente engraçada. O Retweet (RT) é um recurso do Twitter que ajuda as pessoas a compartilharem informações rapidamente.
  22. 22.  São mensagens privadas do Twitter, se eu estou te seguindo, você pode me dar DM, e somente se você estiver me seguindo também eu posso dar DM na resposta.
  23. 23.  Interface de programação de aplicativos (API) é um conjunto de códigos e regras que permitem que variados desenvolvedores criem aplicativos baseados na base de dados de determinado sistema ou site de rede social.
  24. 24.  No caso do Twitter, permite a existência de diversos sites que utilizam as informações do Twitter para gerar gráficos, listas, jogos, quizzes, rankings e diversos serviços.
  25. 25.  Ferramenta conhecida para twittar fotos, além de diminuir URLs.
  26. 26.  Os textos do Twitter são publicados no padrão UTF8. Isso quer dizer que, além de letras e números, dá para usar alguns caracteres especiais, como flechas e smiles.UTF-8 (8-bit Unicode Transformation Format) é umtipo de codificação Unicode de comprimento variávelcriado por KenThompson e Rob Pike.
  27. 27.  Encurtador de URLs brasileiro. Em sua página inicial também pode acompanhar os links mais clicados, retwittados e quais são os podcasts mais ouvidos no Brasil.
  28. 28.  Permite que as equipes gerenciem uma única ou múltiplas contas, e isso inclui a funcionalidade de agendar tweets para ser lançados no futuro.
  29. 29.  O TweetDeck permite adicionar a sua conta do Facebook , enviar Tweets diretamente por e-mail, traduzir Tweets e saber o que está acontecendo nas suas redes socais e de seus amigos.
  30. 30.  Usa a base de dados do Migre.me ou @Twitter para fazer sorteios de até dez usuários e utiliza o random.org para gerar resultados aleatórios. O sistema gera resultados verdadeiramente aleatórios (por meio do random.org) que ficam armazenados numa página exclusiva do sorteio.
  31. 31.  É um aplicativo da Adobe. Ele oferece um corretor ortográfico.
  32. 32.  Ferramenta do Twitter para encontrar usuários por cidade, palavra- chave na bio ou pelo nome.
  33. 33.  Ferramenta do Twitter para descobrir quem favoritou seus tweets e quais foram eles.
  34. 34.  Ferramenta do Twitter para gerar um gráfico com quantos seguidores você tem/ganhou por dia, mês, ano e quando começou a tweetar.
  35. 35.  Ferramenta para criar uma campanha no Twitter. Coloque a imagem no seu avatar.
  36. 36.  Ferramenta gratuita para criar backgrounds rapidamente.
  37. 37.  A Revolução das Mídias Sociais - André Telles. 2010.

×