Successfully reported this slideshow.

Mídias sociais aula 01

395 views

Published on

Mídias Sociais 2014

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Mídias sociais aula 01

  1. 1. Mídias Sociais Professor: Júlio Rocha Disciplina: Mídias Sociais 5º Período: Publicidade e Propaganda 2014
  2. 2. Mídias Sociais O Só começamos a ver o presente quando ele está quase desaparecendo. O Para acompanhar as novas tecnologias é necessário filtrar aquilo que irá perdurar e o que será passageiro.
  3. 3. Mídias Sociais O Novas Mídias: agora são chamadas de Mídias Sociais. O Quais dessas mídias terão futuro? O Quais desaparecerão tão rápido quando apareceram?
  4. 4. Mídias Sociais O Exemplo de mídia que desapareceu: O Second Life. O Quando surgiu parecia que viveriamos um mundo de avatares. O Mas aqui no Brasil não foi pra frente.
  5. 5. Mídias Sociais O As Mídias Sociais fazem parte de uma revolução poderosa. O Influenciam decisões; O Perpetuam ou destroem marcas; O Elegem presidentes.
  6. 6. Mídias Sociais O Em 2005 as Mídias Sociais eram enquadradas na categoria das novas mídias e as redes sociais eram chamadas de sites de relacionamento.
  7. 7. Mídias Sociais O O Twitter por exemplo é um microblogging que pode formar várias redes sociais dentro do mesmo sistema. O Já o Youtube é um site de compartilhamento de vídeos.
  8. 8. Mídias Sociais O Veja como eram as definições em 2005 e em 2010 nos EUA: O New Media (2005) – Social Media (2010) O Relationship Site (2005) – Social Networking (2010)
  9. 9. Mídias Sociais O Várias pessoas confundem os termos Redes Sociais e Mídias Sociais. O Eles não significam a mesma coisa. O Redes Sociais é uma categoria de Mídias Sociais.
  10. 10. Mídias Sociais O Sites de relacionamento ou redes sociais são ambientes cujo foco é reunir pessoas, os chamados membros, que, uma vez inscritos, podem expor seu perfil com dados como fotos pessoais, textos, mensagens e vídeos, além de interagir com outros membros, criando listas de amigos e comunidades.
  11. 11. Mídias Sociais O Facebook, Orkut, MySpace, entre outros = redes sociais ou, como se chamavam em 2005, sites de relacionamento.
  12. 12. Mídias Sociais O Twitter (microblogging), O Youtube (compartilhamento de vídeos), O SlideShare (compartilhamento de apresentações), O Digg (agregador), O Flickr (compartilhamento de fotos), O entre outros + redes sociais = mídias sociais ou, como se chamava em 2005, novas mídias.
  13. 13. Mídias Sociais O Cresce o número de usuários ativos nas redes sociais.
  14. 14. Mídias Sociais O ​As redes sociais seguem com aumento no número de usuários que navegam por suas páginas.
  15. 15. Mídias Sociais O De acordo com dados do IBOPE Nielsen Online, em julho de 2012, 40,3 milhões de pessoas acessaram sites como Facebook e Twitter, além de blogs, fóruns e outras páginas de relacionamento.
  16. 16. Mídias Sociais O Os brasileiros são os que mais acessam redes sociais no mundo, superando os Estados Unidos e os países do Bric (Rússia, Índia e China) no acesso aos sites no entendimento da Nielsen. Segundo ela, 75% dos brasileiros acredita que a principal função do smartphone é acessar redes sociais contra 63% dos americanos, 62% dos chineses, 59% dos russos e 26% dos indianos. O Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia - acesso em: 09/02/2014.
  17. 17. Mídias Sociais O O número representa um aumento de 5,7% na comparação com o mesmo período de 2011. O Na época, 38 milhões de pessoas visitaram sites dessas categorias.
  18. 18. Mídias Sociais Saiba quais são as 10 (dez) redes sociais mais acessadas do Brasil. As visitas de brasileiros a redes sociais concentram-se no Facebook, com o YouTube num distante segundo lugar. Twitter, LinkedIn e Google+ parecem insignificantes perto desses dois gigantes. É o que mostra o ranking de redes sociais no Brasil elaborado pela Serasa Experian. Fonte: www.info.abril.com.br – acesso em : 05/02/2014
  19. 19. Ranking de redes sociais no Brasil elaborado pela Serasa Experian
  20. 20. Mídias Sociais O 1 – Facebook: fundado em 2004, o Facebook O O O O demorou para estourar no Brasil. A liderança entre redes sociais no país acabou sendo alcançada apenas em 2011 (quando o Facebook passou o Orkut). Segundo a empresa, o Facebook recebeu, em outubro de 2013, quase três quartos das visitas de brasileiros a redes sociais. Isso representa uma alta de 13% em relação a outubro do ano passado, quando a rede de Mark Zuckerberg tinha por volta de 60% das visitas. O Facebook é o primeiro colocado no ranking desde janeiro de 2012.
  21. 21. Mídias Sociais O 2 – YouTube: É um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. O Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal, um famoso site da internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos. O Em julho de 2013, o YouTube apareceu em segundo lugar na preferência do usuário de Internet, com 17,99% de participação de visitas, alta de 0,07 ponto percentual no ano contra ano.
  22. 22. Mídias Sociais O 3 – Badoo: O Badoo é uma rede social voltada para conhecer pessoas e expandir o círculo de amizades. O O website começou a funcionar em novembro de 2006, a partir de sua sede em Londres. O Em janeiro de 2008, a investidora Russa Finam Capital injetou 30 milhões de dólares por uma participação de 10% na empresa. O Este investimento foi utilizado para o desenvolvimento do Badoo na Rússia, onde o mercado de redes sociais começa a crescer.
  23. 23. Mídias Sociais O 4 - Google+: É uma rede social mantida pelo Google Inc.. O O serviço foi lançado em 28 de junho de 2011, em uma fase de testes por convite. O No dia seguinte, os usuários existentes foram autorizados a convidar amigos, que estão acima de 18 anos de idade, ao serviço para criar suas próprias contas.
  24. 24. Mídias Sociais O 5 – Orkut: Houve um tempo em que O O O O o Orkut era febre no Brasil. Chegou inclusive a ser o site mais visitado do país. Mas esse período parece cada vez mais distante. Nos últimos anos, os usuários da rede social (que pertence ao Google) migraram em massa para o Facebook. O resultado foi a queda do Orkut para 5º lugar no ranking de redes sociais no Brasil.
  25. 25. Mídias Sociais O 6 – Yahoo Respostas: É um serviço lançado pelo portal Yahoo! em 2005 (no Brasil: 2006). O Toda pessoa cadastrada pode perguntar ou responder. O Posteriormente, a questão é encerrada pelo autor da pergunta, que escolhe a melhor resposta ou a pergunta é colocada em votação na omissão de quem perguntou.
  26. 26. Mídias Sociais O 7 – Twitter: Foi criado em 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass nos EUA. O A ideia inicial dos fundadores era que o Twitter fosse uma espécie de "SMS da internet" com a limitação de caracteres de uma mensagem de celular. Desde sua criação, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo.
  27. 27. Mídias Sociais O 8 – Ask.fm: É uma rede social que permite que os usuários recebam perguntas de outros usuários ou de pessoas não cadastradas. O As perguntas são enviadas para a caixa de entrada, de onde o usuário pode escolher entre respondê-las ou excluílas. O Todas as respostas são armazenadas no perfil do usuário, onde qualquer um pode vê-las. O O Ask.fm permite conexões com outras redes, como Facebook, Twitter e Tumblr, o que permite que a rede social seja divulgada amplamente.
  28. 28. Mídias Sociais O 9 – Bate-Papo UOL: O Bate- papo UOL é o maior serviço de chat em língua portuguesa do mundo, com 7.800 salas divididas em temas como Cidades, Idades, Sexo, Imagens, ...
  29. 29. Mídias Sociais O 10 – LinkedIn: Rede social voltada para contatos profissionais, tem relativo sucesso no Brasil. O Atualmente não está no pico de crescimento (que foi em 2010). O No futuro, pode ser ameaçado pelo crescimento do Tumblr, Instagram e Pinterest no país.
  30. 30. O Referências: A Revolução das Mídias Sociais - André Telles. 2010. RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre, Sulina, 2009. www.info.abril.com.br

×