Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Educação Física - Cleisson e Mateus

2,336 views

Published on

  • Login to see the comments

Educação Física - Cleisson e Mateus

  1. 1. Educação Física Cleisson e Mateus série: 8ª2
  2. 2. É a promoção da saúde e da capacidade física por meio da prática de exercícios e atividades corporais. O bacharel ou licenciado em Educação Física organiza, executa e supervisiona programas de atividades físicas para pessoas ou grupos. Prepara crianças e adultos para as inúmeras modalidades de esporte. Auxilia no tratamento de portadores de deficiência, aplicando exercícios especiais. Pode trabalhar com grupos, em escolas, clubes e academias de ginástica, ou prestar atendimento individual, como personal trainer. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no respectivo conselho (Confef/Crefs). Para lecionar em escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio é necessário o diploma de licenciatura.
  3. 3. Quanto ganha um professor de Educação Física? R:Depende de quanto ele recebe por cada hora/aula trabalhada. No Município onde leciono a hora/aula é aproximadamente R$ 7, 50. Se pegar carga completa (200h/a) o professor ganha em média R$1.500,00 por um período
  4. 4. Qual é a duração do curso? R:Em torno de 4 e 5 anos. Como é o Mercado de trabalho? R:O mercado de trabalho é bastante amplo, e por isso o estudante não encontrará muitas dificuldades para conseguir um emprego. Devido a gama de opções de trabalho essa área deve continuar em expansão durante os próximos anos.
  5. 5. Algumas matérias: Durante o curso, o aluno encontra muitas matérias da área de Biológicas, como anatomia, fisiologia e ortopedia. Aprende, ainda, estatística, administração e economia, afora disciplinas específicas, como desenvolvimento motor. Além do estágio obrigatório, algumas escolas exigem uma monografia de conclusão de curso. Para dar aula nos ensinos Fundamental e Médio, é preciso fazer licenciatura.
  6. 6. A Educação Física tem uma vantagem educacional que poucas disciplinas têm: o poder de adequação do conteúdo ao grupo social em que será trabalhada. Esse fato permite uma liberdade de trabalho, bem como uma liberdade de avaliação – do grupo e do indivíduo – por parte do professor, que pode ser bastante benéfica ao processo geral educacional do aluno.
  7. 7. O primeiro bloco, “jogos, ginásticas, esportes e lutas”, compreende atividades como ginástica artística, ginástica rítmica, voleibol, basquetebol, salto em altura, natação, capoeira e judô. O segundo bloco abrange atividades relacionadas à expressão corporal, como a dança, por exemplo. Já o terceiro bloco propõe ensinar ao aluno conceitos básicos sobre o próprio corpo, que se estendem desde a noção estrutural anatômica, até a reflexão sobre como as diferentes culturas lidam com esse instrumento.
  8. 8. O termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal: a separação proposta por Descartes, entre corpo e mente, torna- se base de todo o processo educacional ocidental. Fato bastante visível nas salas de aula: o corpo fica sentado e parado, sem “atrapalhar” o exercício de raciocínio e de aprendizado feito pela mente.

×