Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
boas práticas de
FABRICAÇÃO
Elaborado por: Luis Antonio Cezar Junior
HISTÓRICO
O QUE SÃO AS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO
OBJETIVOS
PILARES DAS BPF’S
IMPORTÂNCIA
HISTÓRICO
No início da industrialização dos medicamentos
não havia regulamentações para o setor. O FDA,
era um órgão inefi...
HISTÓRICO
Em 1964, através de uma pesquisa, o FDA
descobriu que 19,5% dos produtos como
cremes e loções apresentavam uma c...
HISTÓRICO
Após a descoberta das contaminações o governo americano pressionou o FDA, que
então publicou o primeiro CFR ( Co...
HISTÓRICO
No Brasil, a Portaria Nº16 de 1995, foi substituída ela RDC 134 de 2001, com o
objetivo de assegurar qualidade n...
O que são as BPFs?
As Boas Práticas de Fabricação são
normas para a fabricação adequada
de medicamentos com o objetivo de
...
Pilares das BPF’s
As Boas Práticas de Fabricação determinam que:
1. Processos de Fabricação devem ser definidos e revisado...
Objetivos das BPF’s
Assegurar os requisitos
mínimos de higiene e
organização sejam
cumpridos.
Integração entre todas as
ár...
Importância das BPF’s
Garantia a máxima QUALIDADE dos medicamentos produzidos,
SEGURANÇA no uso e EFICÁCIA terapêutica.
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Boas Práticas de Fabricação - Um breve resumo

  • Login to see the comments

Boas Práticas de Fabricação - Um breve resumo

  1. 1. boas práticas de FABRICAÇÃO Elaborado por: Luis Antonio Cezar Junior
  2. 2. HISTÓRICO O QUE SÃO AS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO OBJETIVOS PILARES DAS BPF’S IMPORTÂNCIA
  3. 3. HISTÓRICO No início da industrialização dos medicamentos não havia regulamentações para o setor. O FDA, era um órgão ineficiente, devido a pouca regulamentação, falta de pessoal qualificado e estrutura laboratorial. Em 1938 foi criada a primeira regulamentação sobre ESTOCAGEM, EMBARQUE e RECEBIMENTO de produtos farmacêuticos nos EUA.
  4. 4. HISTÓRICO Em 1964, através de uma pesquisa, o FDA descobriu que 19,5% dos produtos como cremes e loções apresentavam uma contagem alta de bactérias patógenas, como a Pseudomonas, e estas eram responsáveis por muitos casos de cegueira.
  5. 5. HISTÓRICO Após a descoberta das contaminações o governo americano pressionou o FDA, que então publicou o primeiro CFR ( Code of Federal Regulations). Em 1971 ocorreu a primeira revisão deste regulamento, ano este em que as industrias farmacêuticas iniciaram os programas de BPF, com o nome de Total Quality Assurance. Em 1979, uma nova revisão, representando os requerimentos legais estabelecidos pelo governo.
  6. 6. HISTÓRICO No Brasil, a Portaria Nº16 de 1995, foi substituída ela RDC 134 de 2001, com o objetivo de assegurar qualidade na fabricação de medicamentos. Com o avanço da tecnologia e devido a relevância de documentos, em consideração a OMS, a ANVISA publicou a RDC 210 que aprimorou e padronizou as ações da BPF. A última atualização de legislação em abril deste ano (2010), com a RDC 17.
  7. 7. O que são as BPFs? As Boas Práticas de Fabricação são normas para a fabricação adequada de medicamentos com o objetivo de evitar contaminações, confusões e erros que possam tornar os medicamentos inadequados para o consumo.
  8. 8. Pilares das BPF’s As Boas Práticas de Fabricação determinam que: 1. Processos de Fabricação devem ser definidos e revisados sistematicamente. 2. Qualificações e validações necessárias devem ser efetuadas. 3. Sejam fornecidos recursos necessários como: 1. Pessoal qualificado e treinado; 2. Instalações adequadas; 3. Equipamentos e sistemas adequados; 4. Materiais, recipientes e rótulos adequados; 5. Procedimentos e instruções aprovados; 6. Armazenamento e transporte adequados; 4. Os funcionários devem estar treinados para desempenharem corretamente os procedimentos. 5. Sejam feitos registros de todas as etapas de produção. 6. O armazenamento e distribuição devem ser adequados para não oferecerem risco a qualidade. 7. Deve estar implantado um sistema de recolhimento de lotes após a comercialização. 8. As reclamações sobre os produtos devem ser registradas e examinadas.
  9. 9. Objetivos das BPF’s Assegurar os requisitos mínimos de higiene e organização sejam cumpridos. Integração entre todas as áreas da empresa e assegurar que todas sejam providas da infra-estrutura necessária Buscar constantemente a qualidade dos produtos durante todas as fases de produção. Reduzir desperdícios e trabalhar com segurança. BPF
  10. 10. Importância das BPF’s Garantia a máxima QUALIDADE dos medicamentos produzidos, SEGURANÇA no uso e EFICÁCIA terapêutica.

×