Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Olfato trabalho

12,667 views

Published on

  • Be the first to comment

Olfato trabalho

  1. 1. Sistema Olfativo Componentes: Joyce Moreira Turma: 04/11
  2. 2. Introducao <ul><li>O olfato é um dos cinco sentidos pelo qual se percebe os odores. </li></ul><ul><li>O nariz é o principal orgão do sistema olfativo </li></ul><ul><li>Se dividindo em: Pirâmide nasal, septo nasal e fossas nasais </li></ul>
  3. 3. <ul><li>Piramide nasal: </li></ul>A piramide nasal define em grande parte a morfologia do nosso rosto devido a sua posição central e a diferença de tamanhos que apresenta. Ela possui no seu interior uma série de pelos que impede a entrada de certos agentes e um mecanismo de válvulas que obriga a realização de profundas e compridas inspirações que favorecem a respiração dos pulmões.
  4. 5. <ul><li>Fossas nasais </li></ul>As fossas nasais, se encontram dentro do esqueleto do rosto, e estão separadas pelo septo nasal. <ul><li>Septo nasal </li></ul>Septo nasal é uma parede no interior do nariz que divide em dois as fossas nasais e as narinas.
  5. 6. Em suas paredes nasais há uma série de prolongamentos que se insinuam em seu interior, chamados cornetos. Os cornetos tem a função de aquecer, umidificar e modular o fluxo do ar respirado.
  6. 7. <ul><li>Olfato e o mundo </li></ul>A olfação se encontra muito atrofiada nos seres humanos se comparada a outros animais nos quais representam um importante orgão do sentido. O tubarão por exemplo, pode sentir cheio de sangue a quilômetros de distância o que o ajuda em suas caças. As formigas possuem um olfato super apurado e o utilizam para diversos fins, como comunicação, demarcação de território e fuga.
  7. 8. Pesquisas revelam que as mulheres têm o olfato mais aguçado do que os homens. Existem também animais totalmente desprovidos do sistema olfativo, que é o caso dos Cetáceos.
  8. 9. <ul><li>Como sentimos os odores </li></ul>O ar que respiramos conduz uma multidão de partículas suspensas com diferentes fragâncias, quando o ar entra nas fossas nasais, os odores estimulam algumas células que as traduzem em impulsos nervosos que são conduzidos ao cérebro para sua análise e reconhecimento. Quando respiramos pela boca notamos como a faringe se resseca, devido ao fato de que o ar inalado não tem as condições de umidade e calor necessário. Além disso o nariz também cumpre uma função de lim- pesa, evitando graças ao muco que produzem e os pelos que contém as partículas inaladas cheguem ao pulmão.

×