Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

A CULTURA COMO POTENCIALIZADOR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO CAMPUS PASSO FUNDO: UMA ANÁLISE DO PROJETO “ARTE PROMOVENDO SAÚDE E SAÚDE FAZENDO ARTE”.

11,467 views

Published on

Trabalho apresentado no VI SEPE Seminário de Ensino, pesquisa e Extensão da UFFS no Campus Passo Fundo/RS em 21 de Outubro de 2016.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

A CULTURA COMO POTENCIALIZADOR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO CAMPUS PASSO FUNDO: UMA ANÁLISE DO PROJETO “ARTE PROMOVENDO SAÚDE E SAÚDE FAZENDO ARTE”.

  1. 1. A CULTURA COMO POTENCIALIZADOR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO CAMPUS PASSO FUNDO: UMA ANÁLISE DO PROJETO “ARTE PROMOVENDO SAÚDE E SAÚDE FAZENDO ARTE”. Autores: Bruna Cecchin, Carina Andressa Dick, Janaína Cossetin, Jorge Luiz dos Santos de Souza, Michelli Almeida Fleck, Suelen Zanoni Bertuzzi, Vanderleia Laodete Pulga Edital Bolsa Cultura 318/2015 INTRODUÇÃO: O projeto “Arte promovendo saúde & saúde fazendo arte” é a primeira iniciativa do curso de medicina na UFFS Campus Passo Fundo de incentivo a cultura onde são utilizadas técnicas de palhaços, circenses, teatrais e atividades lúdicas com o apoio do grupo Ritornelo de Teatro. OBJETIVO: Analisar a produção acadêmica gerada a partir da institucionalização do projeto nos anos de 2014 até 2016/1. METODOLOGIA: Busca no banco de dados do próprio projeto que é constituído pelos relatórios anuais de todos os participantes. RESULTADOS: Como resultado foi encontrada uma produção de 10 trabalhos; 1 em 2014, 6 em 2015 e 3 em 2016 até o mês de julho. Os trabalhos foram apresentados em diversas modalidades como: pôster, apresentações orais; apresentação por meio audiovisual (vídeo), publicações de resumos em congressos e seminários (1 local, 2 regionais, 2 nacionais e 5 internacionais). CONSIDERAÇÕES FINAIS: As intervenções artístico-culturais produzem grande potencial de conhecimento acadêmico acerca de discussões da interação entre a arte e a saúde. Sua importância vai além do interesse local e regional, pois a nível nacional e até internacional, existem discussões e iniciativas nos espaços de divulgação científica para o conhecimento gerado por meio da arte e da cultura em suas diversas formas e em diferentes espaços. CONCLUSÃO: Constata-se, com isto, a arte como forte influência na produção e divulgação de conhecimento acadêmico e popular, evidenciando seu caráter educativo, científico e sua relevância na formação de médicos e profissionais da saúde.

×