Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Fundamentação Teórica para o Blog Didático

2,810 views

Published on

Minicurso ministrado no II congresso Brasileiro de Recursos Digitais, na Universidade Mackenzie, em 25/05/2013, por Josete Zimmer e Niuza Eugênia.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Fundamentação Teórica para o Blog Didático

  1. 1. BLOG DIDÁTICO: ESPAÇO DEAUTORIA PARA A PRÁTICAPEDAGÓGICAFUNDAMENTAÇÃO TEÓRICAProfª . Ms. Josete Maria ZimmerProfª. Ms. Niuza EugêniaUNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIEDECANATO ACADÊMICOCoordenadoria de Ensino a Distância
  2. 2. UNIVERSIDADE PRESBITERIANAMACKENZIEDECANATO ACADÊMICOCoordenadoria de Ensino a DistânciaTeóricos da aprendizagem:Teóricos da aprendizagem: Jean Piaget Lev Vygotsky Paulo Freire Yves Chevallard (GeraldoAlmeida) David Ausubel
  3. 3. UNIVERSIDADE PRESBITERIANAMACKENZIEDECANATO ACADÊMICOCoordenadoria de Ensino a Distância A aprendizagem verdadeira se dá no exercíciooperacional da inteligência e em processo de construçãodo conhecimento. O ponto fundamental do ensino consiste em processosde aprendizagem e não em produtos. A presença do protagonismo é muito forte na construçãodo conhecimento por meio do blog.PiagetPiaget
  4. 4. UNIVERSIDADE PRESBITERIANAMACKENZIEDECANATO ACADÊMICOCoordenadoria de Ensino a Distância A aquisição individual das operações pressupõe necessariamente acooperação, a colaboração, e intercâmbios entre as pessoas. O uso de blogs possibilita ao aluno ter um interesse intrínseco à suaação quando se constata o estabelecimento de relações entre acooperação e a formação/desenvolvimento intelectual. Os blogs são sempre configurados em algo que vai ser a partir deum eterno “aprender a aprender”. (Pilares da Educação/UNESCO,2000).PiagetPiaget
  5. 5. UNIVERSIDADE PRESBITERIANAMACKENZIEDECANATO ACADÊMICOCoordenadoria de Ensino a Distância O trabalho com blogs foi atestado por pesquisadores, comoambientes desafiadores e provocadores de desequilíbrios para oaluno. Esses elementos são essenciais na concepção de Piaget. Caberá ao professor criar estratégias de ensino (provocações) epropiciar reciprocidade intelectual, ao mesmo tempo, moral,racional, evitando rotina, fixação de respostas e hábitos.PiagetPiaget
  6. 6. UNIVERSIDADE PRESBITERIANAMACKENZIEDECANATO ACADÊMICOCoordenadoria de Ensino a DistânciaVYGOTSKYVYGOTSKY• A posição central da linguagem como um meio pelo qual oaluno constrói um modo de pensar.• Os blogs se utilizam de diferentes linguagens na troca designificados e assim reforçam o pensamento de Vygotskyquando afirma que o desenvolvimento da compreensãocompartilhada no âmbito da Zona de DesenvolvimentoProximal (ZDP) pode ser responsável, para que os alunosgrandemente assumam o controle do seu aprendizado.
  7. 7. UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIEDECANATO ACADÊMICOCoordenadoria de Ensino a DistânciaVYGOTSKYVYGOTSKY• O professor é o mediador e parceiro que realiza o eloentre a ZDP e a ZDR (Zona de Desenvolvimento Real).• Aprender é passar pelo sistema de conceitos naturaispara os conceitos científicos. Essa relação complexa nãoé um procedimento espontâneo mas uma instruçãoplanejada que agiliza e melhora a aprendizagem (comapoio o indivíduo alcança patamares mais elevados).
  8. 8. UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIEDECANATO ACADÊMICOCoordenadoria de Ensino a DistânciaVYGOTSKYVYGOTSKY O ambiente de um blog é uma das possibilidades deaprendizagem colaborativa, na medida em que seu usoprovoca a interação entre os seus autores. O professor é o agente mediador desse processo. E aescola é o agente viabilizador que favorece a interaçãosocial e incentiva os aprendizes para novas conquistas.
  9. 9. UNIVERSIDADE PRESBITERIANAMACKENZIEDECANATO ACADÊMICOCoordenadoria de Ensino a DistânciaPAULO FREIREPAULO FREIRE Visão humanista e antropológica que concebe o ser como um sujeitopensante, que pode atuar de forma transformadora na sociedade naqual está inserido. A dialogicidade é a essência da educação como prática da liberdade.O diálogo é tratado como um fenômeno humano, um caminho pormeio do qual homens e mulheres mediatizados pelo mundo, e porsucessivas aproximações com a realidade, concretizam a ideia deque sempre será um ser aprendente.
  10. 10. UNIVERSIDADE PRESBITERIANAMACKENZIEDECANATO ACADÊMICOCoordenadoria de Ensino a DistânciaCHEVALLARDCHEVALLARD A Transposição didática é a passagem do saber os cientistasdescobrem para o saber a ensinar. O saber sofre transformaçõesquando passa do campo científico para o campo escolar. O processo que transforma este saber é denominadoTRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA Quando o professor cria uma postagem em seu blog, buscandorelacionar o conteúdo de sua disciplina com os recursos disponíveisna internet, está também realizando uma transposição didática.
  11. 11. UNIVERSIDADE PRESBITERIANAMACKENZIEDECANATO ACADÊMICOCoordenadoria de Ensino a DistânciaAUSUBELAUSUBEL A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel procura explicar osmecanismos internos com relação a cognição, ou seja, o material aser aprendido precisa fazer algum sentido para o aluno. Isto acontecequando a nova informação "ancora-se" nos conceitos relevantes jáexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz. O blog é um recurso que facilita o processo de ancoragem.
  12. 12. UNIVERSIDADE PRESBITERIANAMACKENZIEDECANATO ACADÊMICOCoordenadoria de Ensino a DistânciaREFERÊNCIASREFERÊNCIAS• AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos:Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas,2003.• FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários àprática educativa (19ª ed.). São Paulo: Paz e Terra, 1996.• GUTIERREZ, S. Professores Conectados: trabalho e educaçãonos espaços públicos em rede. Doutorado do Programa dePós-graduação Em Educação da Universidade Federal do RioGrande do Sul, Porto Alegre, 2010.• MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e de aprender comtecnologias, 2009. Acessado em 29/04/2013, dehttp://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm#diferentes.
  13. 13. UNIVERSIDADE PRESBITERIANAMACKENZIEDECANATO ACADÊMICOCoordenadoria de Ensino a DistânciaREFERÊNCIASREFERÊNCIAS PRESNSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. In On theHorizon. NCB University Press, Vol.9 nº 5, 200. Acessado em29/04/2013, de: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20 Digital%20Immigrants% 20-%20Part1.pdf. PIAGET, J. & Inhelder, B. A Psicologia da Criança (3ª ed.). S.Paulo: Difel-saber atual, 1974. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem (2ª ed.brasileira). (J. L. Camargo, Trad.). São Paulo: MartinsFontes, 1989.
  14. 14. NOSSOS CONTATOS:NOSSOS CONTATOS: Josete Zimmer – jmzimmer@uol.com.brBlog Informática Educativa apoiando projetospedagógicoshttp://jmzimmer.blog.uol.com.br Niuza Eugênia – niuzaegral@hotmail.comBlog Informática na pr@tica ped@gógicahttp://infoprofe2010.blogspot.com.br/UNIVERSIDADE PRESBITERIANAMACKENZIEDECANATO ACADÊMICOCoordenadoria de Ensino a Distância

×