Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação planejamento de mandato ver. kley alves parte i j ose oeiras

1,109 views

Published on

Planejamento de mandato parlamentar

Published in: News & Politics
  • Be the first to comment

Apresentação planejamento de mandato ver. kley alves parte i j ose oeiras

  1. 1. Seminário de Planejamento do Mandato do Vereador Kley Alves Ananindeua, 26 e 27 de janeiro de 2013 O MODO PETISTA DE LEGISLAR “Uma proposta Metodologia para um Programa de ação para um Mandato Popular Petista” Por José Oeiras – Educador Popular e militante socioambientalista Presidente do PT de Ananindeua
  2. 2. 1. CONSTRUÇÃO DO MANDATO 1.2- Princípios: • a) O Mandato se pautara por uma conduta/postura política ética, moral e voltada para contribuir e atender as demandas da sociedade em geral e em particular das bases que o elegeram; • B) Deve honrar os compromissos com a população carente e excluída socialmente da sociedade, bem como, não abandonar as bases como é comum por parte dos parlamentares, inclusive petistas.
  3. 3. 1. CONSTRUÇÃO DO MANDATO 1.2-Metas: • a) As metas do mandato foram estabelecidas no programa e plataforma da campanha e serão detalhadas num Planejamento Estratégico do Mandato e que leve em consideração os seguintes aspecto/eixos:
  4. 4. 1. CONSTRUÇÃO DO MANDATO 1.2-Metas: I – trabalhar em prol das comunidades que participaram da campanha; II – na contribuição e organização de entidades comunitárias e populares, bem como, na inserção e fortalecimento do movimento sindical (apoio a eleição e a oposição sindical); III – elaborar uma política de formação para militantes e para entidades e movimentos sociais.
  5. 5. 1. CONSTRUÇÃO DO MANDATO 1.2-Metas: • IV – fortalecer as lutas dos movimentos sociais e populares e contribuir com o trabalho de base; • V – elaborar uma política de finanças como forma de captar e/ou mobilizar recursos para garantir e atender as demandas e ações do mandato, bem como, ajudar com contribuições para atividades de entidades comunitárias e sindicais;
  6. 6. 1. CONSTRUÇÃO DO MANDATO 1.3- objetivos: • Ser um mandato popular, voltado para os anseios da sociedade excluída das políticas publicas, bem como, incidir na agenda pública municipal com elaboração e construção de propostas de políticas publicas.
  7. 7. 1. CONSTRUÇÃO DO MANDATO 1.4- linha política • a) garantir o MODO PETISTA DE LEGISLAR considerando os seguintes eixos: democracia participativa, ética política rumo a construção de uma sociedade plural, democrática e socialista; • b) dar resposta para as demandas gerais e não se limitar nas pontuais, bem como, aquelas que são dadas através do gabinete; • c) o mandato não pertence ao vereador e seu gabinete,mas sim de um conjunto de pessoas, instituições, agrupamentos e setores que apoiaram a candidatura;
  8. 8. 1. CONSTRUÇÃO DO MANDATO 1.4- linha política • d) O mandato caracterizar-se-á: • 1. se for de oposição: ter uma prática responsável no parlamento. Garantir as demandas sociais e das comunidades que participaram da campanha, seja pactuando a partir da pressão das bases, como em processo de negociação com o poder executivo municipal; Garantir a participação nos espaços institucionais do poder legislativo como as Comissões.
  9. 9. 1. CONSTRUÇÃO DO MANDATO 1.4- linha política: • 2. se for da base de governo: • Garantir a independência dos poderes legislativo e executivo, contribuindo com as ações e projetos contido na plataforma de campanha do Prefeito eleito e mantendo a postura de legislar para que os preceitos constitucionais contidos nas leis municipais e orgânica sejam efetivadas, destaco o Plano Diretor da Cidade e os espaços de controle social como os conselhos setoriais e populares e do Orçamento Participativo.
  10. 10. 2. PROGRAMA SOCIOPOLITICO: “OS MOVIMENTOS SOCIAIS SÃO ESTRATÉGICOS PARA UM MANDATO PARLAMENTAR POPULAR PETISTA”

×