Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Música e adoração2

1,224 views

Published on

  • Be the first to like this

Música e adoração2

  1. 1. CÍMBALOS FLAUTAS ADUFE
  2. 2. 1. TAMBORINS: Êxodo 15:20, 2 Samuel 6:5 e Jó 21:12 alaúde
  3. 3.  MÚSICA E ADORAÇÃO  MAS, COMO FICOU A MÚSICA E ADORAÇÃO QUANDO NÃO TINHA O TEMPLO?
  4. 4. 2. FASE – A SINAGOGA  COM A DESTRUIÇÃO DO TEMPLO E O POVO LONGE DA SUA TERRA NATAL, SE REUNEM PARA ESTUDAR OS ESCRITOS DE MOISÉS, O PENTATEUCO.  FUNÇÃO DA SINAGOGA: SER UM CENTRO SOCIAL, COM REUNIÕES SEMANALMENTE, PROVER EDUCAÇÃO ( LEITURA DA LEI), TAMBÉM PARA AS CRIANÇAS.
  5. 5. 2. FASE – A SINAGOGA  O CULTO DA SINAGOGA: 1. RECITAÇÃO DO SHEMÁ ( DT. 6: 4,5); LEITURA 2. ORAÇÃO RITUAL; 3. ORAÇÃO SILENCIOSA; 4. LEITURA DAS ESCRITURAS, PRIMEIRO A LEI E DEPOIS OS PROFETAS; 5. SERMÃO; 6. BENÇÃO, SE HOUVESSE UM SACERDO TE PRESENTE, CASO CONTRÁRIO, APE NAS UMA ORAÇÃO ERA FEITA PARA ENCERRAR. NOVO TESTAMENTO
  6. 6. Dt 6.4 Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Dt 6.5 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. Dt 6.6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; VOLTAR
  7. 7.  A ÊNFASE DO CULTO, PARA OS CRISTÃOS, TRANSFERIU- SE DO TEMPLO PARA O PRÓPRIO JESUS CRISTO.  É ELE, E NÃO O TEMPLO, QUEM AGORA REPRESENTA A PRESENÇA DE DEUS ENTRE O SEU POVO.  NA SUA FALA COM A MULHER SAMARITANA, JESUS DECLAROU QUE A ADORAÇÃO DENTRO EM BREVE SERIA REALIZADA, NÃO NUM PRÉDIO ESPECÍFICO, MAS “EM ESPÍRITO E EM VERDADE”, ISTO É, ONDE AS PESSOAS VERDADEIRAMENTE CRESSEM NA VERDADE DA PALAVRA DE DEUS E RECEBESSEM O ESPÍRITO DE DEUS POR MEIO DE CRISTO. BIBLIA PENTECOSTAL DE ESTUDO PG.667
  8. 8.  Lc 4.15 á 17 : Ensinava nas sinagogas deles, e por todos era louvado. Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor.  Mateus 26:26-30, Jesus e os apóstolos cantaram um hino e foram para o monte.  Paulo e Silas na prisão (At 16:25-26) Oravam e cantavam hinos a Deus  Efésios 5.18,19- E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,  falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração,  Cl 3.16 A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai- vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.
  9. 9. A solenidade do vetotestamentário deve ser mantida no neotestamentário, a Igreja reunida. Onde quer que os sacerdotes de Deus se reúnem, aí estará o Tabernáculo, Jesus Cristo, Deus conosco. E o local básico de reunião é o templo. Toda a Igreja, à semelhança do coral levítico, é um coral sacerdotal reverente, respeitoso, zeloso, bíblico e artístico. Um povo sacerdotal não apresenta a Deus música de má qualidade, de procedência duvidosa, de ritmos que levantem associações mundanas concupiscentes.
  10. 10. PARA REFLETIR: DEFENDEMOS A CRENÇA OU A VERDADE ABSOLUTA ? CRENÇA: RITMOS, ESTILOS MUSICAIS, MODOS DE ADORAÇÃO; VERDADE ABSOLUTA: DEUS TEM QUE SER ADORADO.
  11. 11. PARA REFLETIR: “o que é música profana? esta separação surge na igreja durante um período em que tudo que não estivesse sendo realizado na igreja era considerado pagão; porém, a igreja instituição não é necessariamente detentora de alguns quesitos, por exemplo, em dizer qual é o gosto musical de Deus, pois para Deus a importância não esta no estilo musical, mas sim no coração do adorador...” Pastor Batista.
  12. 12. PARA REFLETIR: “os nossos gostos e preferências não devem ser mais importantes do que a referência bíblica de que Deus está interessado em encontrar verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade...” Pastor batista
  13. 13.  “ Cuíca é um instrumento sacro ou profano, na sua cabeça? Profano.  POR QUE? Porque a gente faz associação com um tipo de coisa, etc. Agora, leva essa cuíca para o Tibet, converte os tibetanos e diz a eles que esse instrumento vai abrir todos os cultos ao Senhor.  Pronto, a partir de então, aquilo lá vai ser o som santo pro excelência, sacro por excelente.”
  14. 14.  “ É muito fácil a gente falar para o jovem: isso é uma droga. Difícil é falar: isso é melhor que isso e fazê-lo sentir que é melhor mesmo. Temos visto nas nossas igrejas falando assim: o rock não pode. POR QUE? Porque não. Mas POR QUE não?  Porque é do diabo. Mas por que é do diabo?  Porque é. ISSO É RESPOSTA?  Esse tipo de música não pode por causa disso, disso, e disso;( ter um conhecedor para aprofundar o conhecimento.)
  15. 15.  “NÃO É SÓ CRITICAR: Esse conjunto de jovens é uma droga. É mesmo, muitas vezes, mas onde está um melhor?  Falta mostrar como fazer melhor, como fazer diferente.  O papel mais importante da música no culto é ser subsídio para a Palavra. Se ela não tem essa função, é show ou espetáculo e não tem lugar no culto.”
  16. 16. Louvor é o único ofício que continuará sendo exercido no Céu, pois “... o seu louvor permanece para sempre” (Sl 111.10).

×