Sequência didática anúncio publicitário

13,278 views

Published on

A publicidade caminhou lado a lado com a história, sendo marcante em momentos cruciais da história mundial. Do imperador romano César Augusto, que recorria ao poder da publicidade para chamar a atenção sobre seus feitos aos dias atuais, onde vivemos cercados por peças publicitárias em diversos veículos, tais como revistas, jornais, outdoors, televisão, rádio, internet, nas correspondências que chegam as casas via correio, que visam nos persuadir para consumir algo ou acatar uma ideia. Esta SD da esfera da Publicidade, produzida para alunos do Ensino Fundamental e Médio, visa entender esse processo de produção do anúncio publicitário veiculados em revistas e jornais impressos. O trabalho com o anúncio publicitário enfocará como e quando surgiu à propaganda, quem está envolvido na sua produção, quais seriam seus objetivos, o que é feito para alcançá-los. É um ingresso no criativo mundo da propaganda e suas diversificadas estratégias para descobrir alguns segredos da publicidade, como uso de estratégias visuais e linguísticas que chamem a atenção do público-alvo, a referência às qualidades do produto até a criação de uma identificação com o consumidor. As linguagens privilegiadas são a verbal e a visual, na modalidade escrita, numa perspectiva interdisciplinar devido às características do gênero. O foco da sequência didática será a leitura de anúncios publicitários de revistas e produção de anúncios. Também enfocaremos um histórico da publicidade. Esperamos que os alunos possam perceber que o trabalho com o gênero textual anúncio engloba fatores culturais e sócio-históricos e possibilita uma compreensão do mundo em que vive de forma crítica e abrangente, tornando-os protagonistas, críticos e culturalmente sensíveis.

Published in: Education
2 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • excelente!
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • José,
    Você poderia pelo menos ter citado a fonte de onde retirou boa parte dos anúncios, textos e atividades, você não acha?
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
13,278
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
467
Actions
Shares
0
Downloads
299
Comments
2
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Sequência didática anúncio publicitário

  1. 1. “Melhor Gestão, Melhor Ensino”-Secretaria de Estado da Educaçãode São Paulo – SEESP e da Escolade Formação e Aperfeiçoamento dosProfessores do Estado de São Paulo"Paulo Renato Costa Souza" –EFAP. DIRETORIA DE MIRANTE DO PARANAPANEMAESCOLA GLEBA XV DE NOVEMBROESCOLAMARIA ANTÔNIA ZANGARINI FERREIRALÍNGUA PORTUGUESA
  2. 2. Sequência Didática: AnúncioPublicitário – Linguagem da seduçãoJOSÉ DE ARIMATÉIA DA SILVAPÚBLICO-ALVO: 7ª SÉRIE A
  3. 3. 1- Apresentação da SequênciaDidática , Diagnóstica dosconhecimentos do gênero, ProduçãoInicial;2- Modulo I;3- Modulo II;4- Modulo III;5- Produção Final.
  4. 4. 1- Apresentação da SequênciaDidática , Diagnóstica dosconhecimentos do gênero, ProduçãoInicial;Você já deve ter visto frases como estas:LEVE 3PAGUE 2SEMENTRADA10XSEMJUROSLEVEHOJE E SÓCOMECE APAGAR EMFEVEREIRO
  5. 5. Você deve ter visto a primeira delasno mercado, em pacotes desalgadinhos, chocolates, xampus,sabonetes ou outros produtos. Já asoutras duas são típicas de anúnciosde lojas de eletrodomésticos,eletroeletrônicos, móveis etc.Seguramente, quando um fabricanteou lojista utiliza esses recursos, estácom a intenção de vender mais.
  6. 6. OS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOSESTÃO NO NOSSO COTIDIANO2- Em nosso dia-a-dia, somos cercadospor textos com mensagens queoferecem os mais diferentes produtos,serviços etc. Tente fazer em seucaderno, junto com sua classe, uma listados lugares e dos tipos de publicaçãoem que você encontra textos depropaganda.
  7. 7. Procure se lembrar dos textos publicitáriosque vê em seu caminho para escola ouquando vai da escola para casa. Quantoshá? E de que tipo? Se não lembrar agora,preste atenção quando for voltar paracasa: olhe atentamente e registre em seucaderno os anúncios que for encontrando.Faça o mesmo quando vier de novo para aescola. E reflita: o que esses anúnciosdizem a respeito da região em que vocêmora ou estuda?
  8. 8. 3- Há anúncios diretos, que deixam explícita sua intençãode vender o produto.Honda Civic SP2008 – 2.0 16V branco, impecável,dir., ar, air bag. Telefone: (11)91997515ONDE ENCONTRAMOS ANÚNCIOSDESSE TIPO? POR QUE SÃO ESCRITOSDESSA FORMA SIMPLES E DIRETA?
  9. 9. 4- Há outros bem mais sutis e indiretos. De queforma estes anúncios tentam nos convencer aconsumir o produto anunciado?
  10. 10. 5- Outros tentam nos capturar pelo humor. Qualseria a intenção deste anúncio? Será que funciona?Por quê?
  11. 11. Escolha, em jornais e revistas, um anúncioque você ache interessante e outro que, emsua opinião, seja ruim. Não vale marcar osprimeiros anúncios que achar. É importanteobservar bem e pensar por que considerou oanúncio ruim ou interessante. Registre emseu caderno quais foram os anúnciosselecionados e justifique sua avaliação. Vocêvai mostrá-los para a classe e explicar osmotivos pelos quais os escolheu.
  12. 12. Será que todos os anúncios trazemos mesmos tipos de informações etem os mesmos objetivos? - Observe os anúncios abaixo,levando em conta as seguintesquestões:- Quais são os produtos oferecidos?- Você diria que todos estes anúnciostêm os mesmos objetivos?
  13. 13. - Procure classificar esses anúncios em doisgrupos. Invente um nome para cada grupo.- Então, a que conclusão você chegou?Registre-a no seu caderno. O professor lhedará informações para complementar esseregistro.-Que tal agora em grupo procurar em revistase jornais outros exemplos de anúncios domesmo tipo desses? Observe qual dessestipos é o mais frequente. Por que será?
  14. 14. Observe agora o anúncio abaixo e compare-o com osanteriores, junto com sua equipe. Em qual dos doisgrupos discriminados anteriormente você encaixariaeste? Discuta sua escolha com seus colegas, dandosuas justificativas
  15. 15. PRODUÇÃO INICIAL - PRODUÇÃO DEANÚNCIO- Em grupo, você deve produzir um anúnciopublicitário para a divulgação de um novomodelo de tênis lançado para o públicoadolescente. No anúncio devem aparecerpalavras, cores, desenhos que despertemno jovem dessa faixa etária o desejo deadquirir o modelo novo. Leve emconsideração a quem o anúncio vai se dirigire onde será publicado.
  16. 16. Módulo 1: A HISTÓRIA E ASHISTÓRIAS DA PUBLICIDADEO próprio imperador César, em tempos distantes, já recorriaao poder da publicidade pessoal para chamar a atençãosobre seus feitos.A importância da propaganda foi marcante em outrosmomentos cruciais da história mundial. Muitos estudiososdestacam, por exemplo, seu papel na ascensão do nazismo.Adolf Hitler, convencido de que o peso da propaganda haviasido decisivo na Primeira Guerra Mundial, utilizou-a emgrande escala. Para isso, criou o ministério da propaganda enomeou para ele o ativista político Joseph Paul Goebbels.Goebbels viria a ser uma peça fundamental na propagaçãodos ideais nazistas de raça pura e do anti-semitismo.
  17. 17. O primeiro uso oficial do termopublicidade foi no âmbito jurídico, emum dicionário Francês, referindo-se à “publicidade dos debates”. Mas foi noséculo 19, em plena RevoluçãoIndustrial, que o ato de divulgar outornar público passou a ser associadoa uma ação comercial, isto é, à venda.
  18. 18. A Inglaterra, palco inaugural da industrialização,lançou um dos primeiros jornais da Europa, e neledestinou espaços para a publicidade. A ideia seespalhou e , a exemplo do famoso jornal InglêsTimes, outros países passaram a produzir jornaisfinanciados em parte pela venda de anúncios. NoBrasil, não foi diferente: por aqui, o primeiro anúnciodata de 1800 e foi publicado na Gazeta do Rio deJaneiro: “Quem quiser comprar uma morada decasas de sobrado, com frente para Santa Rita, falecom Ana Joaquina da Silva, que mora na mesmacasa, ou com o Capitão Francisco Pereira Mesquita,que tem ordem para vender”. (Ramos e Marcondes,1995).
  19. 19. Observe a primeira peça ( slide 23), que é um cartazveiculado em 1944. Na ocasião, o mundo vivia umtriste momento, que ocasionou a formação de doispoderosos blocos de países, de acordo com seusinteresses políticos.- Qual foi esse momento histórico?- Por que você acha que o cartaz traz a frase “Unidos hoje...Unidos sempre?- Agora, observe a segunda peça (slide 24), umanúncio que em 2000 circulou em revistas.- Tal como o cartaz anterior, também este anúncio fazreferencia a um evento mundialmente conhecido,ocorrido na época. Qual é o evento?
  20. 20. - De que forma as imagens e as frases desseanúncio marcam o evento em questão?- Nas duas peças, separadas por 56 anos, o textose relaciona a importantes eventos históricosmundiais.- Quais seriam as finalidades do uso e damanutenção desse procedimento, isto é, quevantagens podem trazer para a publicidade doproduto?- O que você pensa sobre esse tipo de estratégia?- Qual a relação desse tipo de estratégia com ofato da Coca-cola ser uma das marcas maislembradas do mundo?
  21. 21. Observe estas peças.
  22. 22. - Faça uma lista das diferenças e dassemelhanças entre as três peçasconsiderando as linguagens verbal evisual.Nos três anúncios apresentadosanteriormente não há aspectoshistóricos ou etnológicos explícitos,mas eles evidenciam transformaçõesimportantes no mundo em quevivemos. Que transformações seriam?Qual sua opinião a respeito?
  23. 23. MÓDULO 2 - A CAPTURA DO CONSUMIDOR. (Estratégiasvisuais e linguísticas)Segundo quem entende do assunto, não basta inovarpara garantir tal fidelidade; é preciso associar valores àsmarcasMas há outros valores também importantes, ou até mais,embutidos em peças que procuram estabelecer com oconsumidor uma identificação ou relação emocional eaté ideológica- Algumas empresas de cosmético apoiam e divulgamações ecológicas, ou fabricantes de bens de consumoque patrocinam times de futebol. Assim se você seinteressa por causas ecológicas ou torce pordeterminado time, terá simpatia pelos produtos daempresa que o patrocina
  24. 24. - Outra alternativa consiste em escolherpessoas famosas e bonitas ou imagens defamílias felizes para anunciar determinadoproduto. São estratégias para nos induzir auma identificação com a marca ou parafazer, ao comprar esse produto, tenhamoso sentimento de participar do grupo socialrepresentado no anúncio. A intenção é noslevar a estabelecer uma relação afetivacom a marca, para que nos mantenhamosfiéis.
  25. 25. É tudo uma questão de estratégia e criatividade.As empresas têm um departamento cujaresponsabilidade é criar estratégias para aumentar onúmero de clientes ou consumidores e também criaressa tal “fidelidade”: é o Departamento de Marketing.Porém, como na história de Cyrano de Bergerac, osdepartamentos de Marketing são bons deestratégias, mas não são assim tão bons parachamar a atenção dos consumidores e seduzi-losutilizando as ferramentas de comunicação de massa– tevê, rádio, revistas e jornais, outdoors etc. E é aíque entram as agências de propaganda. Estas fazempesquisas de mercado para descobrir o perfil e ointeresse dos consumidores que são o público-alvo.
  26. 26. MÓDULO 3- Leitura de imagens –Análise de peças publicitárias.
  27. 27. Agora é a sua vez, faça a análise da peçapublicitária abaixo:
  28. 28. Produção de um anúncio publicitárioQue tal imaginar que você trabalha em uma agênciade publicidade e criar um anúncio¿Pode optar por um anúncio comercial, como se fosseo lançamento de um produto, um serviço ou umaempresa. Ou criar um anúncio não comercial,divulgando alguma questão relevante do interesse desua comunidade.Lembre-se de que o anúncio deve causar impacto,tem de ser surpreendente e criativo, e , para isso,você deve lançar mão dos vários recursos que jáestudamos.
  29. 29. Alguns aspectos importantes que você deve considerar nahora da produção:- Como será o público-alvo que o anúncio pretende atingirem termos de idade, sexo, classe social, gostos, desejos,valores e estilo de vida¿ Lembre-se de que tudo isso precisase refletir nele. Por exemplo, se for dirigido para crianças,nem pense em dar-lhe um jeitão sério.- Se for para criar um anúncio comercial, quais atributos doproduto, do serviço ou da empresa valerá a pena destacar ,a fim de se diferenciar dos concorrentes¿- Que tipo de revista ou jornal será adequado para veicular oanúncio¿- Pensem que recursos linguísticos e visuais serão utilizadosno anúncio.Mãos a obra. Depois de produzido compare com o anuncioque produziu no início desta sequência didática.
  30. 30. REFERÊNCIASCARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem dasedução. 3ª Ed. São Paulo: Ática, 2009.MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual,Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo.Parábola Editorial, 2008.SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais eescritos na escola. Campinas: Mercado de Letras,2004. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros e progressãoem expressão oral e escrita- Elementos parareflexão sobre uma experiência suíça(francófona). In:ROJO, R.H.R.; CORDEIRO,G.S. (Orgs./trads)Gêneros orais e escritos na escola.Campinas: Mercado de Letras, 2004 [1996], p. 41-70.ROJO, R.H.R. Letramentos e Capacidades deleitura para a Cidadania. CENPEC/SME-SP.SP:SEE- SP, 2004.
  31. 31. ANEXOS

×