Aula 01: Conceitos básicos de Estatística

9,806 views

Published on

Exemplos da utilidade da Estatística. Definições de Estatística, População e Amosta. Atividades.

Published in: Education

Aula 01: Conceitos básicos de Estatística

  1. 1. O que é Estatística? A Estatística é uma ciência que envolve coleta, organização, resumo, análise e interpretação dos dados.
  2. 2. Estatística: para quê serve? Florence Nightingale (1820-1910), pioneira na área da enfermagem, salvou milhares de vidas por meio de estatísticas. Ela desenvolveu gráficos para mostrar que, durante a Guerra da Criméia, mais soldados morreram como resultado de condições insalubres do que foram mortos em combate.
  3. 3. Estatística: para quê serve?
  4. 4. Estatística: para quê serve? Faz tempo que clubes brasileiros e internacionais usam levantamentos de dados para avaliar o desempenho físico e tático de seus atletas e dos adversários e estudar possíveis contratações.
  5. 5. Estatística: para quê serve? “Nosso foco não é somente disponibilizar os dados e criar uma comunidade de pesquisa analítica, mas também inspirar uma mudança geral na maneira como os dados são vistos, analisados e distribuídos” Gavin Fleig, chefe do departamento de análise de performance do Manchester City.
  6. 6. Estatística Descritiva Inferencial tem o objetivo de descrever os dados. Compreende a obtenção, organização e representação dos dados. tem o objetivo de analisar e interpretar os dados
  7. 7. Conceitos iniciais de Estatística População É o conjunto de elementos portadores de pelo menos uma característica comum de interesse para ser estudado Ex: num estudo sobre hábitos de fumar de clientes de um hotel, a população será formada por todos os clientes deste hotel. No exemplo acima, qual é a característica comum?
  8. 8. Conceitos iniciais de Estatística Amostra É um subconjunto qualquer da população, selecionada para representá-la. Para que as conclusões sobre a população sejam fornecidas adequadamente pela amostra, é necessário que ela seja representativa da população. Ex.: num estudo sobre hábitos de fumar de clientes de um hotel, a amostra será formada por parte dos clientes deste hotel. Existem vários métodos para obter amostras representativas, os mais eficazes são aqueles em que os elementos são selecionados por sorteio, aleatoriamente.
  9. 9. Estatística Descritiva Inferencial tem o objetivo de descrever os dados. Compreende a obtenção, organização e representação dos dados. tem o objetivo de analisar e interpretar os dados
  10. 10. Praticando... Distinguir a população e a amostra nas duas situações: 1. Pretende-se estudar os salários dos 500 funcionários de um grupo hoteleiro. Para tanto, selecionam-se ao acaso 36 funcionários, os seus salários são anotados e realiza-se o estudo com base nestes dados. 2. Pretende-se saber a proporção de garotas e rapazes candidatos ao exame vestibular do curso de Licenciatura em Química do IFET. Para tanto, anota-se ao acaso o sexo de 120 candidatos e realiza-se o estudo com base nestes dados.
  11. 11. Conceitos iniciais de Estatística Variável É uma característica qualquer de interesse que associamos à população ou à amostra para ser estudada estatisticamente. As variáveis numéricas são denominadas de variáveis quantitativas e as variáveis não numéricas de variáveis qualitativas. Ex: Altura, idade, estado civil e salário dos alunos de um curso.
  12. 12. Conceitos iniciais de Estatística Variáveis qualitativas Apresentam como possíveis resultados uma qualidade (ou atributo) do elemento pesquisado. Ex: Sexo (masculino ou feminino), cor (branco, azul, amarelo), boa ou má aparência, status social (alto, médio, baixo) dos alunos de um curso. Se dividem em variáveis nominais e variáveis ordinais.
  13. 13. Conceitos iniciais de Estatística Variável qualitativa ordinal Existe certa ordem ou hierarquia entre os valores de cada variável. Ex: Nível socioeconômico: classe alta > classe média > classe; Cargo ocupado por funcionários em uma empresa (recepcionista, gerente, gerente geral), posto no serviço militar (coronel, major, capitão, tenente)
  14. 14. Conceitos iniciais de Estatística Variável qualitativa nominal Não existe nenhuma ordenação possível nas realizações das categorias. Ex: Religião, sexo, naturalidade, nacionalidade, estado civil
  15. 15. Conceitos iniciais de Estatística Variável quantitativa São aquelas em que as possíveis realizações são valores numéricos. São utilizadas para descrever quantidades e assim são medidas numericamente. Ex: Idade, estatura e peso corporal dos alunos da licenciatura. Se dividem em variáveis discretas e variáveis continuas.
  16. 16. Conceitos iniciais de Estatística Variável quantitativa discreta Seus possíveis valores são números inteiros, ou seja, sem casas decimais, e formam um conjunto enumerável de valores. São aquelas que resultam de contagens. Ex: Número de filhos de um turista, renda de um turista, números de acidentes numa viagem turística, número de pessoas que chegam ao balcão de um hotel, número de pessoas que utilizam o café da manhã de um hotel.
  17. 17. Conceitos iniciais de Estatística Variável quantitativa contínua Seus possíveis valores pertencem a um intervalo de valores. São aquelas que resultam de medição. Não são necessariamente inteiras, dependem da precisão adotada e do instrumento de medida. Ex: Idades dos participantes de um passeio turístico, quilômetros rodados por uma van quando em um passeio turístico, estatura e peso corporal dos participantes de um passeio turístico.
  18. 18. Atividades Classifique as seguintes variáveis: a. Motivo da viagem (turismo, negócios, visita a parentes). b. Hábito de viajar (sozinho, com família, em excursão). c. Nacionalidade dos turistas (brasileira, argentina, uruguaia, paraguaia). d. Número de dias permanecidos no país visitado. e. Quantia gasta em reais por turista por dia. f. Nível de escolaridade do turista. g. Número de filhos do turista. h. Peso em kg da bagagem por pessoa.
  19. 19. Atividades Nas situações a seguir, identifique a população, a amostra e a variável em estudo e, em seguida, classifique essa variável. 1. Um comprador de determinada rede de restaurantes deve adquirir um lote de 10.000 frangos de 45 dias, produzidos em certa granja. Sabe-se que a avaliação do lote é feita em função do peso dos frangos. Diante da impossibilidade de pesar cada um dos 10.000 frangos, o comprador seleciona ao acaso 50 frangos e realiza a pesagem. 2. Deseja-se investigar se há ou não material contrabandeado embagagens de passageiros que desembarcam em um aeroporto internacional. Para tanto, selecionam-se, ao acaso, 150 passageiros de determinado voo e suas bagagens são inspecionadas.
  20. 20. Obrigado pela atenção!

×