Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Planificação Médio Prazo - CEF- Módulos B5 e B6 de CMA

7,804 views

Published on

Planificação a médio prazo - CEF - dos Módulos B5 (Lusofonia) e B6 (União Europeia) de Cidadania e Mundo Actual

Published in: Education, Technology, Business
  • Be the first to like this

Planificação Médio Prazo - CEF- Módulos B5 e B6 de CMA

  1. 1. ESCOLA BÁSICA GRÃO VASCO – VISEU CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PRÉ-IMPRESSÃO Ano Lectivo de 2009/2010 Prof: Jorge Grandão Planificação da disciplina de Cidadania e Mundo Actual Módulo B5 - Lusofonia: A Língua Portuguesa para além de Portugal Duração de referência: 15 horas = 20 aulas Calendarização: Janeiro e Fevereiro de 2010 Experiências de Aprendizagem Competências Visadas Objectivos de Aprendizagem Conteúdos Avaliação Estratégias Pedagógicas ● Reconhecer a língua como ● Referir a Importância dos ▪ Comunidade de Países de ● Visionamento e exploração de uma ● Avaliação contínua de característica de uma cultura. Descobrimentos na expansão da Língua Oficial Portuguesa apresentação em PowerPoint intitulada acordo com os critérios Língua Portuguesa. (CPLP): “CPLP”. de avaliação definidos, ● Compreender a importância  Antecedentes e nos domínios das da língua como forma de ● Nomear os países que têm Declaração ● Fichas de trabalho: “A expansão da “Competências afirmação de Portugal no como Língua Oficial o  Estatutos língua portuguesa no mundo: os transversais e essenciais” mundo. português.  Estados-Membros Descobrimentos”; “A expansão da e “Atitudes e Valores”.  Órgãos e Objectivos língua portuguesa no mundo: a ● Relacionar a criação de novos ● Conhecer a Declaração e os descolonização”; “Diáspora ● Pontualidade Estados com a afirmação da Estatutos da CPLP. ▪ Expansão da Língua portuguesa: as comunidades ● Assiduidade Língua Portuguesa no mundo. Portuguesa no mundo: portuguesas no mundo”; “A ● Cumprimento das ● Referir algumas das Descobrimentos e Comunidade dos Países de Língua regras dentro da sala de ● Explicar os antecedentes da competências e actividades da descolonização Portuguesa”; “A Comunidade dos aula constituição da CPLP. CPLP. Países de Língua Portuguesa (CPLP) ”; ▪ Diáspora portuguesa: As “Política externa e defesa da língua ● Nível de desempenho ● Identificar alguns aspectos ● Especificar alguns traços comunidades portuguesas no portuguesa”; “Trabalho de pesquisa”. dos diferentes alunos, culturais dos países pertencentes distintivos da cultura dos países mundo. com base na observação à CPLP. de língua oficial portuguesa. ● Audição e exploração da música “O de aula: atenção, ▪ Política externa e defesa da Conquistador” do grupo Da Vinci. interesse, empenho, ● Relacionar os objectivos da ● Indicar os países onde residem Língua Portuguesa participação, criatividade CPLP com objectivos da comunidades portuguesas mais ● Visionamento e exploração de na realização dos política externa portuguesa. significativas. apresentações em PowerPoint: exercícios orais e escritos “Lusofonia” e “Portugal”. propostos ao longo das ● Descrever como a dinâmica ● Nomear vantagens da aulas. da língua pode contribuir para presença significativa de ● Resolução e correcção de fichas de
  2. 2. vencer alguns desafios da portugueses noutros países. trabalho. ● Ficha Formativa globalização. ● Realização e apresentação de ● Ficha Sumativa ● Reconhecer a língua como um trabalhos de grupo/pares/individuais factor de união entre os povos. com recurso às novas tecnologias ● Auto e hetero-avaliação (PowerPoint). ● Relacionar momentos da História de Portugal com a ● Visionamento e exploração dos expansão da Língua Portuguesa. sítios: www.cplp.org www.instituto-camoes.pt www.sabermais.pt http://moodle.esev.ipv.pt/graovasco/ (cidadania e mundo actual)
  3. 3. ESCOLA BÁSICA GRÃO VASCO – VISEU CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PRÉ-IMPRESSÃO Ano Lectivo de 2009/2010 Prof: Jorge Grandão Planificação da disciplina de Cidadania e Mundo Actual Módulo B5 – Funcionamento da UE: A Europa Unida Duração de referência: 15 horas = 20 aulas Calendarização: Fevereiro e Março de 2010 Experiências de Aprendizagem Competências Visadas Objectivos de Aprendizagem Conteúdos Avaliação Estratégias Pedagógicas ● Referenciar factores da génese ● Justificar a criação da UE. ▪ Génese e evolução da União ● Visionamento e exploração de uma ● Avaliação contínua de da UE. Europeia. apresentação em PowerPoint intitulada acordo com os critérios ● Referir as diferentes etapas da “A União Europeia”. de avaliação definidos, ● Explicar o processo de adesão construção europeia: sucessivos ▪ Estados-Membros: sucessivos nos domínios das de Portugal à UE. alargamentos. alargamentos. ● Visionamento e exploração do “Competências documentário: “Uma Europa para o transversais e essenciais” ● Compreender a importância ● Nomear os Estados-Membros ▪ Principais Tratados da União Século XXI”. e “Atitudes e Valores”. da integração de Portugal à UE. da UE. Europeia:  Roma ● Fichas de trabalho: “Nascimento de ● Pontualidade ● Ser capaz de identificar as ● Distinguir diferentes tratados  Maastricht uma Europa Unida”; “Da CEE à União ● Assiduidade competências das principais da UE.  Amesterdão Europeia”; “O alargamento da União ● Cumprimento das instituições da UE.  Nice Europeia e os tratados de Amesterdão, regras dentro da sala de ● Caracterizar as principais  Lisboa. Nice e Lisboa”; “As instituições da aula ● Reconhecer o impacto de instituições da UE. União Europeia”; O funcionamento da decisões de órgãos da UE no ▪ Principais instituições União Europeia”; “Os símbolos da ● Nível de desempenho quotidiano dos cidadãos. ● Conhecer os símbolos da UE. comunitárias: órgãos e UE”; “Cidadania Europeia”. dos diferentes alunos, competências. com base na observação ● Tomar consciência de ● Indicar objectivos da adesão ● Visionamento e exploração de de aula: atenção, políticas europeias comuns. de Portugal à UE. ▪ Símbolos da União Europeia. apresentações em PowerPoint: interesse, empenho, “Alargamentos da UE”; “Instituições participação, criatividade ● Indicar o conteúdo da ● Estimular a participação ▪ Cidadania europeia. da UE”, Símbolos da UE”; e “Tratados na realização dos cidadania europeia. cívica no contexto europeu. da UE”. exercícios orais e escritos propostos ao longo das ● Valorizar a acção dos ● Resolução e correcção de fichas de aulas. cidadãos no fortalecimento das trabalho.
  4. 4. instituições da UE. ● Realização e apresentação de ● Cumprimento dos trabalhos de grupo/pares/individuais prazos com recurso às novas tecnologias (PowerPoint). ● Ficha Formativa ● Visionamento e exploração dos ● Ficha Sumativa documentários: “Como funciona a UE”; “As instituições da UE”; “A ● Auto e hetero-avaliação União Europeia”. ● Visionamento e exploração dos sites: www.aprendereuropa.pt www.sitiodosmiudos.pt/ue www.sabermais.pt http://moodle.esev.ipv.pt/graovasco/ (cidadania e mundo actual)

×