Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Guerra Colonial Portuguesa

25,045 views

Published on

Guerra Colonial, História, 9.º Ano

Published in: Education
  • Quanto ao documento em causa,lamento que não se diga a verdade, não foi só Portugal a manter colónias ainda hoje alguns países desses que nos criticavam as mantêm, segundo quanto a Angola acho que devem pesquisar mais e estudar, falar com as pessoas que estiveram por lá, o que dizem é pura mentira. Não é de admirar que os alunos sejam incultos, com professores destes...Eu sou formador e tenho vergonha de pessoas que se dizem prof. e fazem este tipo de trabalho. Crescer na intelectualidade e na sABEDORIA E ENTÃO DEPOIS LECIONAR...
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Boas. gostaria de saber se possi fazer o download deste trabalho?
    tem aqui conteudo interessante do qual eu gostaria de usar parte para um trabalho de pesquisa que estou a fazer. agradecia resposta..
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Guerra Colonial Portuguesa

  1. 1. Guerra ColonialGuerra Colonial Portugal: Ultramar
  2. 2. Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Campo de BesteirosEscola Básica do 2º e 3º ciclos de Campo de Besteiros Ano lectivo 2007-2008Ano lectivo 2007-2008 Para a disciplina de História, Para o professor Jorge Almeida 9ºA Autora: Jacinta Lopes
  3. 3. Introdução:Introdução: Ao realizar este trabalho espero conseguir adquirir mais informação sobre, o que foi a guerra colonial, mais conhecida, para os portugueses como ultramar, e para os africanos como a guerra da libertação. Pretendo saber como começou, porquê, como acabou, quando, quais as suas consequências… Espero que o trabalho seja agradável e informativo.
  4. 4. Estado Novo:Estado Novo: A guerra colonial deu-se devido à recusa de Salazar em descolonizar as colónias. Estava-se em 1955, Portugal era membro da O.N.U. e vivia um regime autoritário, a ditadura, período chamado por Salazar, de «Estado Novo». A liberdade de expressão era inexistente, e o povo não tinha direito a reclamar.
  5. 5. A «importância» da O.N.UA «importância» da O.N.U  As organizações internacionais, como a O.N.U. nunca aceitaram bem que Portugal continuasse a ter colónias.  1955 - O.N.U. recomendou a Salazar a descolonização das colónias Portuguesas;  Salazar recusou, dizendo que Portugal não tinha colónias, mas sim províncias ultramarinas, e que os seus habitantes eram portugueses.
  6. 6. O porquê do descontentamentoO porquê do descontentamento Países europeus como: Cederam a independência à maior parte das suas colónias, depois da 2.ª Guerra Mundial.  Portugal continuou a manter territórios em África e na Ásia. França Inglaterra Bélgica Holanda Revolta africana/ inimizade da União Indiana
  7. 7. Consequências da recusa deConsequências da recusa de descolonização:descolonização:  Formaram-se (fim dos anos 50, início dos 60) movimentos defensores da independência das colónias * portuguesas.  Guerras de guerrilha entre as Forças Armadas Portuguesas e os movimentos de defesa da independência colonial de Angola, Guiné-Bissau e Moçambique levaram: Guerra de 13 anos entre Portugal e as colónias ultramarinas.
  8. 8. ** Movimentos de IndependênciaMovimentos de Independência Quais os movimentos:  M.P.L.A. (movimento popular de libertação de Angola), gerido por Agostinho Neto;  P.A.I.G.C. (partido africano para a independência da Guiné de Cabo Verde), gerido por Amílcar Cabral;  U.P.A (União dos Povos de Angola), liderado por Holden Robert;  U.N.I.T.A (União Nacional para a Independência Total de Angola), dirigida por Jonas Savimbi  F.R.E.L.I.M.O (Frente de Libertação de Moçambique) liderada por Eduardo Mondlane.
  9. 9. Início exacto da Guerra ColonialInício exacto da Guerra Colonial PortuguesaPortuguesa Dia 4 de Fevereiro de 1961, em Angola
  10. 10. • Características da Guerra colonial portuguesaCaracterísticas da Guerra colonial portuguesa • Esta decorreu entre 1961 e 1974, e as duas frentes combatentes, eram: Movimentos de Independência, das colónias: Angola, Guiné Bissau, e Moçambique Forças Armadas Portuguesas Guerra ColonialGuerra Colonial  O que é uma guerra colonial? • É uma guerra entre o país colonizador e a (s) colónia (s) formada devido à tentativa de libertação por parte da (s) colónia (s).
  11. 11. Conquistas e derrotas de parte,Conquistas e derrotas de parte, a partea parte 1.1. 1959, Guiné1959, Guiné Bissau: greve de marinheiros,Bissau: greve de marinheiros, descontentes com os salários P.A.I.G.C. entrou emdescontentes com os salários P.A.I.G.C. entrou em guerra em Janeiro de 1963;guerra em Janeiro de 1963; 2.2. 1961 – Goa, Damão e Diu (Índia), foram ocupados pelo1961 – Goa, Damão e Diu (Índia), foram ocupados pelo exército da União Indiana;exército da União Indiana; 3.3. 1964 – Os guerrilheiros de Moçambique (F.R.E.L.I.M.O)1964 – Os guerrilheiros de Moçambique (F.R.E.L.I.M.O) entram no conflito;entram no conflito; 4.4. Início de 1973: Portugal dominava quase totalmente Angola;Início de 1973: Portugal dominava quase totalmente Angola; 5.5. A meio do ano de 1973: Portugal já só dominava certasA meio do ano de 1973: Portugal já só dominava certas cidades e a sua situação não era a mais risonha;cidades e a sua situação não era a mais risonha; 6.6. A resposta de Salazar era, sempre, o envio de tropasA resposta de Salazar era, sempre, o envio de tropas Portuguesas para as colónias em revolta.Portuguesas para as colónias em revolta.
  12. 12. Situação em PortugalSituação em Portugal 1968 – Salazar adoeceu, Marcelo Caetano subiu ao poder, mas continuou com a guerra colonial;  No dia 25 de Abril de 1974, devido à falta de liberdade e à continuidade da guerra colonial – o M.F.A põe fim à ditadura;
  13. 13. Factos que levaram à descolonização:Factos que levaram à descolonização: 1. 25 de Abril Fim da ditadura Liberdade;  Morte de muitos jovens na guerra;  Opinião dos outros países. Estes eram contra a guerra colonial Portuguesa;  Negociações entre os movimentos de independência das colónias e o governo português;  Isolamento de Portugal a nível internacional * imagem
  14. 14. **
  15. 15. A descolonização, o fim daA descolonização, o fim da guerra:guerra: Julho de 1974: O Presidente da República, General Spínola, reconhece a independência ao povo africano.
  16. 16. Resultado da Descolonização:Resultado da Descolonização: Formação de cinco novos países independentes (fig.1); Retornados (fig.2)
  17. 17. Conclusão:Conclusão:  Este trabalho apresenta, sintetizadamente, o antes, o durante e o depois da guerra colonial. Serviu para que eu aprendesse um pouco mais sobre esta guerra de 13 anos «movida» a orgulho e ganância.  Para mim o mais difícil foi ordenar de uma forma lógica os diapositivos, visto que há sempre qualquer coisa a dizer sobre cada subtítulo.  Espero tirar boa nota, pois este power point foi bastante trabalhoso.
  18. 18. BibliografiaBibliografia Manual do 9º ano, de: OLIVEIRA, Ana Rodrigues, CANTANHEDE, Francisco, CATARINO, Isabel, MENDONÇA, Olávia e TORRÃO, Paula, HISTÓRIA 9, Texto Editores, Lisboa, 2007. Diciopédia X da Porto Editora

×