Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

A Revolução de 25 de Abril de 1974

56,241 views

Published on

Revolução de 25 de Abril de 1974, Revolução dos Cravos

A Revolução de 25 de Abril de 1974

  1. 1. Escola Básica 2,3º de Campo de Besteiros Disciplina de História 2008/2009 O Professor: Jorge Almeida
  2. 2. Elaborado por:  Jéssica Figueiredo nº7  João Costa nº8 9º A  Sarah Diogo nº18  Verónica Costa nº20
  3. 3. Introdução Este trabalho foi-nos pedido numa das aulas da disciplina de História e consiste na aplicação dos nossos conhecimentos sobre a matéria dada. Nele vamos dizer-vos o que foi o 25 de Abril, quais foram as suas principais causas e entre outras coisas. Escolhemos este tema, pois é um tema simples, fácil de entender e tem muito para falar.
  4. 4. Vida antes da Revolução Existia censura A forma de vida da população era Existiam presos controlada políticos Não existia o direito à reunião As pessoas não Existia a tinham o direito PIDE( policia de dizer o que O direito à educação e à politica pensavam do saúde não eram governo Não existia garantidos aos cidadãos democracia (ditadura) Não existiam Trabalho infantil eleições livres
  5. 5. Falta de liberdade Más Isolamento condições internacional de trabalho do país Causas da Revolução de Abril Agravamento Ânsia pela das más liberdade condições de vida Desconten- tamento dos militares
  6. 6. Preparação da Revolução A primeira reunião clandestina de capitães foi executada no dia 23 de Agosto de 1973. Fig.1 A segunda foi a 9 de Setembro de 19 no Monte do Sobral. No dia 14 de Março o governo despede os generais Spínola (Fig.1) e Costa Gomes (Fig.2) dos cargos de Fig.2 vice-chefe e chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas.
  7. 7. O que foi o 25 de Abril? O 25 de Abril foi uma acção militar que pôs fim ao regime que oprimia o país há quase cinco décadas.
  8. 8. Revolução dos Cravos O MFA (Movimento das Forças Armadas) derrubou assim o regime sem tiros e pôs fim ao Estado Novo. A ditadura terminou e a liberdade regressou. Os militares colocaram cravos vermelhos nos canos das suas espingardas. Daí o nome de Revolução dos Cravos.
  9. 9. Hino da Revolução A entrada na revolução foi dada com a música: “E Depois do Adeus”. O início da revolução deu-se com uma música de Zeca Afonso: «Grândola Vila Morena». (Refrão) «Grândola Vila Morena Terra da fraternidade O povo é quem mais ordena Dentro de ti ó cidade Grândola Vila Morena» Esta música era o código dos militares para saírem à rua.
  10. 10. Quais as consequências para o país Libertação dos presos políticos Criação da 1ª Regresso dos Constituição opositores a Democrática Portugal Formação da As colónias Junta de africanas Salvação tornaram-se Nacional independentes
  11. 11. Curiosidade Antes da revolução a ponte do 25 de Abril chamava-se “Ponte de Salazar” porque foi inaugurada durante o governo de Salazar.
  12. 12. Conclusão Com a realização deste trabalho ficámos a saber mais sobre o 25 de Abril e aprofundámos ainda mais os nossos conhecimentos acerca deste tema.
  13. 13. FIM

×