Aula 14 instalação de hardware

425 views

Published on

Aula de problemas em um computador

Published in: Technology
1 Comment
1 Like
Statistics
Notes
  • EXCELENTE MATERIAL, mas kd as aulas de nº 2 e de nº 10?
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
425
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
83
Actions
Shares
0
Downloads
30
Comments
1
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula 14 instalação de hardware

  1. 1. Instalação de Hardware Jorge Ávila Aula 14 pg. 76
  2. 2. Identificação e resolução de erros • Problema com a memória RAM o Assim como em qualquer sistema operacional, ao inicializar o Windows são carregados diversos arquivos e recursos da plataforma. Por ser a responsável pelo armazenamento temporário de informações, a memória RAM é um dos componentes mais exigidos. o Caso essa peça esteja com algum problema ou mal encaixada, ela pode não oferecer o seu desempenho máximo, acarretando no chamado despejo de memória física.
  3. 3. Identificação e resolução de erros • Com isso, o gerenciador de memória não consegue transferir a quantidade de dados solicitada pelo procedimento, sobrecarregando o componente. • Devido a tal exigência, a inicialização do sistema pode ser interrompida, ocasionando a clássica tela em que a barra de carregamento do Windows torna-se estática.
  4. 4. Identificação e resolução de erros • Soluções possíveis o Ao fazer a limpeza da peça, use álcool isopropílico na placa e borracha nos contatos dourados. o Se o problema era a má conexão da peça, o Windows voltará a carregar normalmente. o Caso a falha persista, possivelmente, a memória RAM possua algum problema de operação. o Portanto é necessário trocar o pente de memória para ter certeza que ele esta defeituoso.
  5. 5. Identificação e resolução de erros • Aquecimento do processador o Outro componente bastante exigido na inicialização do sistema operacional é o processador. o Assim como acontece na memória RAM, se o chip estiver mal conectado ou apresentar erro de funcionamento, o Windows não será carregado. o Além do congelamento do procedimento, semelhante ao ocorrido com falhas do pente de memória, o superaquecimento do processador pode reiniciar a máquina constantemente.
  6. 6. Identificação e resolução de erros • Soluções possíveis o Antes de qualquer decisão precipitada, verifique se o processador está corretamente encaixado. Caso o erro continue, você deve verificar a temperatura da peça. o Essa informação pode ser encontrada no SETUP. o O local no qual a temperatura do chip é exibida pode variar de acordo com a fabricante.
  7. 7. Identificação e resolução de erros • Soluções possíveis o Cada dispositivo tem uma temperatura máxima aceitável. o Se necessário procure a marca e modelo do componente instalado e pesquise no site do fabricante. o Se o superaquecimento do processador for confirmado, uma saída é trocar a pasta térmica do componente, a qual é responsável por dissipar o calor da peça durante sua operação. o Com o tempo, essa pasta pode ressecar e perder sua eficiência. o Ou até mesmo trocar o cooler pode ser que a velocidade de rotações por minuto esteja baixa, sendo necessário realizar a troca.
  8. 8. Identificação e resolução de erros • Arquivos do sistema corrompidos o O Windows precisa de diversos arquivos para inicializar todas as suas funcionalidades. o Assim, se algum desses arquivos estiver corrompido, o sistema operacional não conseguirá ser executado. o Em outras ocasiões, esse tipo de dano pode ocasionar a clássica tela azul – responsável por muita dor de cabeça.
  9. 9. Identificação e resolução de erros • Arquivos do sistema corrompidos o A causa mais comum desse tipo de dano aos arquivos é a interrupção abrupta (brusca) do fornecimento de energia. Por exemplo, quando o usuário desliga o PC puxando o cabo de força da tomada ou quando há uma queda de energia na rede elétrica.
  10. 10. Identificação e resolução de erros • Soluções possíveis o Essa é uma situação em que não existe qualquer ligação com o hardware do computador. O problema é unicamente virtual. Na maioria dos casos, nem mesmo o Modo de Segurança do Windows pode ser acessado. Com isso, não resta outra saída a não ser a restauração dos arquivos corrompidos. o A recuperação da integridade desses dados é feita pelo CD de instalação do sistema operacional, atentando- se para o fato de que a versão da mídia ótica deve ser a mesma do seu PC.
  11. 11. Identificação e resolução de erros • Drivers desatualizados o Os drivers são softwares que funcionam como tradutores entre os componentes de hardware e o sistema operacional. Eles são responsáveis pela eficiência de comunicação dos dados entre essas partes. Devido a tal funcionalidade, os drivers podem ocasionar o mau funcionamento do Windows, apesar de isso ser mais raro.
  12. 12. Identificação e resolução de erros • Drivers desatualizados o Quando algum driver é instalado erroneamente (o software é de uma versão diferente da peça instalada), está desatualizado ou apresenta qualquer tipo de conflito com outros dispositivos da máquina, o Windows sofrerá as consequências – tornando-se lento, travando durante o uso, reiniciando ou interrompendo o seu carregamento.
  13. 13. Identificação e resolução de erros • Soluções possíveis o A primeira ação que você pode tomar é reinstalar os drivers de todos os componentes (placa-mãe, processador, placa de vídeo, de som e de rede, entre outros dispositivos). o Alguns fabricantes enviam um CD acompanhando a peça adquirida. o Todavia, é possível baixar os drivers no site das respectivas empresas.
  14. 14. Identificação e resolução de erros • Limpeza utilizando a borracha o Quando a máquina já possui certa idade, é normal que fique mais lenta e perca toda a potência dos tempos de juventude. Toda sujeira acumulada pelo uso começa a prejudicar o funcionamento interno do PC e a comprometer seu rendimento. o Essa sujeira impede que os dados passem pelos contatos de uma memória ou uma placa de expansão, causando problema no funcionamento desses componentes.
  15. 15. Identificação e resolução de erros • Limpeza utilizando a borracha o È importante ter alguns cuidados na hora de realizar a limpeza com a borracha. o O primeiro alerta fica por conta do tipo de borracha a ser usada. o Ao utilizar uma mais dura, por exemplo, você corre o risco de riscar algum dos contatos e danificar seriamente a sua memória. o O ideal é que ela seja macia. E que esteja limpa, é claro.
  16. 16. Identificação e resolução de erros • Limpeza utilizando a borracha o Lembre-se de remover todos os vestígios após a utilização. o Sempre sobram restos de borracha e, se algum desses pedaços for para a placa-mãe, pode ser que o seu trabalho seja em vão.
  17. 17. Identificação e resolução de erros • Computador não da boot o Cabos mal encaixados, memória RAM ou cache com problemas, defeitos na placa de vídeo ou na placa mãe e incompatibilidade entre os componentes, são apenas algumas das hipóteses na enorme lista de situações que podem impedir o funcionamento de um computador. o O problema mais comum é, ao ligar o micro, não aparecer nenhuma imagem na tela e serem emitidos vários bips. o Estes bips são indicações emitidas pelo BIOS do micro que dão pistas valiosas sobre o que está errado.
  18. 18. Identificação e resolução de erros • Computador não da boot o Verifique primeiro se todos os cabos estão bem encaixados, experimente também retirar e encaixar todos. o Se isto não resolver, experimente retirar todas as placas de expansão do micro e desconectar as unidades de disco deixando apenas a placa de vídeo, as memórias e o processador, pois algumas vezes, placas mal encaixadas podem causar conflitos que impedem o boot. o Caso o micro passe a inicializar normalmente, experimente ir recolocando as demais placas uma a uma para determinar a causadora dos problemas.
  19. 19. Identificação e resolução de erros • Computador não da boot o É possível também que a placa de vídeo ou os módulos de memória estejam mal encaixados ou com mal contato. o Experimente retirá-los, passar borracha em seus contatos para limpar qualquer sujeira que possa estar causando mal contato, e reencaixá-los.
  20. 20. Identificação e resolução de erros • Computador não da boot o Se mesmo assim o problema persistir, experimente trocar a placa de vídeo de slot e as memórias de soquete, pois em alguns casos raros, determinadas combinações causam conflitos misteriosos em placas mãe de baixa qualidade. o Se nada der certo, então é provável que algum componente esteja danificado. o Neste caso você terá que testar cada componente em separado para determinar qual está com problemas. o A maneira mais fácil de fazer isso é arrumar um outro computador que esteja funcionando emprestado e ir substituindo as peças deste micro pelas do seu até descobrir qual não está funcionando. o Os maiores suspeitos são os módulos de memória, seguidos pela placa mãe e pela placa de vídeo.
  21. 21. Identificação e resolução de erros • Computador não da boot o Se o micro não dá sinal nenhum de vida, sequer um bip, mas o ventilador da fonte e o cooler chegam a funcionar, verifique se os cabos IDE (do HD e CD-ROM) não estão encaixados ao contrário, o que causa este sintoma e é comum de acontecer.
  22. 22. Identificação e resolução de erros • Computador não da boot o Se for o caso, bastará encaixar corretamente os cabos e tudo funcionará. Se os cabos estiverem encaixados perfeitamente mas o problema persistir, tente novamente retirar todas as placas de expansão e unidades de disco como no exemplo anterior apenas por eliminação e verifique se o cabo do speaker está corretamente ligado à placa mãe e se não está partido. o Se mesmo estando o speaker corretamente conectado, a placa mãe não emitir bip algum, é provável que o problema seja na placa mãe.
  23. 23. Identificação e resolução de erros • Computador não da boot o Finalmente, caso o micro não dê sinal algum de vida, e nem mesmo o ventilador da fonte ou o cooler cheguem a ligar, é sinal de problemas ligados à alimentação. o Verifique se a chave de tensão (110/220) da fonte e do estabilizador estão na posição correta. o Se o problema persistir, é provável que a fonte (ou o estabilizador) esteja com problemas, tente trocá-los.
  24. 24. Identificação e resolução de erros • Computador não da boot o Lembre-se que em placas mãe ATX o botão liga-desliga é ligado na própria placa mãe, e não na fonte como em placas AT. o Isso significa que se você ligar o cabo do botão nos conectores errados, ou o cabo estiver partido o micro também não dará sinal de vida. O botão deve ser ligado no conector "ATX-Power" ou "ATXSW“ da placa mãe, que fica próximo ao encaixe do speaker; consulte o manual.
  25. 25. Identificação e resolução de erros • Computador não da boot o Se o micro inicializar normalmente, mas começar a apresentar vários travamentos depois de pouco tempo de uso, muito provavelmente temos um problema na memória RAM, será necessário realizar testes nos módulos de memória.
  26. 26. Identificação e resolução de erros • Computador não da boot o Caso os problemas continuem, verifique se o processador não está superaquecendo. o Experimente tocar com o dedo o dissipador logo depois do micro travar, se ele estiver quente a ponto de queimar seu dedo então é superaquecimento mesmo, portanto será necessário melhorar a ventilação.
  27. 27. jorgeavila11.wordpress.com

×