Successfully reported this slideshow.
Your SlideShare is downloading. ×

Aula "Agência de Propaganda: estrutura e padrões"

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Loading in …3
×

Check these out next

1 of 71 Ad

Aula "Agência de Propaganda: estrutura e padrões"

A aula tem como objetivos: Reconhecer os diferentes departamentos que atuam em uma Agência de Propaganda clássica; Diferenciar os padrões de agência existentes (Pequena, Média e Grande); Entender de forma geral a dinâmica de uma agência de propaganda.

A aula tem como objetivos: Reconhecer os diferentes departamentos que atuam em uma Agência de Propaganda clássica; Diferenciar os padrões de agência existentes (Pequena, Média e Grande); Entender de forma geral a dinâmica de uma agência de propaganda.

Advertisement
Advertisement

More Related Content

Slideshows for you (20)

Similar to Aula "Agência de Propaganda: estrutura e padrões" (20)

Advertisement

Recently uploaded (20)

Advertisement

Aula "Agência de Propaganda: estrutura e padrões"

  1. 1. > FPP - UNIDADE 2 - Aula 01 “Agência de Propaganda: estrutura e padrões” Prof. Jonas Gomes Jr / www.jonasjr.com
  2. 2. > Objetivos • Reconhecer os diferentes departamentos que atuam em uma Agência de Propaganda clássica; • Diferenciar os padrões de agência existentes (Pequena, Média e Grande); • Entender de forma geral a dinâmica de uma agência de propaganda. Prof. Jonas Gomes Jr / www.jonasjr.com
  3. 3. > Roteiro INTRODUÇÃO 1. Tipos de Agência 2. Estrutura da Agência de PP 3. Padrões de Agência de PP [P/M/G] 4. Como funciona uma Agência de PP? CONSIDERAÇÕES
  4. 4. INTRODUÇÃO • Olá, tudo bem!? Estamos iniciando a Unidade 2 da disciplina de Fundamentos da Publicidade e Propaganda (FPP). Nessa unidade estudaremos sobre a estrutura e funcionamento das agências de Publicidade. • Nessa aula, vamos apresentar um panorama sobre outros tipos de agência, tendo em vista a realidade atual do mercado, além de reconhecer alguns padrões e aspectos básicos da agência de PP.
  5. 5. INTRODUÇÃO • Qual a razão de existir das Agências? As empresas precisavam divulgar seus produtos e marcas para poder, assim, atingir suas metas de vendas e também para torná-los conhecidos junto aos mercados e públicos-alvo. Por isso, a agência é importante. • É importante notar ainda que existe uma certa competição entre as agências em busca de clientes. É um mercado concorrido, e a sobrevivência de cada agência depende da sua capacidade de captar/ reter anunciantes.
  6. 6. INTRODUÇÃO • As agências de Publicidade estão se adaptando ao cenário de mudanças constantemente. O contexto da comunicação mudou muito nos últimos 10 anos: redes sociais, clientes mais exigentes, independência, foco no digital, mais concorrência... • A grande disputa que é propaganda trava diariamente pela atenção no consumidor determina que apenas a comunicação publicitária mais efetiva tem chance de atingir seu alvo e funcionar. • Nesse contexto, torna-se imprescindível entender como funciona uma Agência de Publicidade, que muitas vezes serve de base para organização para outros tipos de Agência, como veremos a seguir. • É importante destacar ainda que as agências são um dos campos de Atuação do profissional de Relações Públicas.
  7. 7. 1. Tipos de Agência Prof. Jonas Gomes Jr / www.jonasjr.com
  8. 8. 1. Tipos de Agência • Com o aperfeiçoamento e o aumento do nível de exigência dos mercados e dos públicos-alvo das pessoas, começam a se formar as agências de publicidade estruturadas para um trabalho mais completo de planejamento e criação, mais tarde evoluindo para as agências de comunicação nos moldes atuais. • Veremos a seguir alguns tipos de Agência, mas daremos ênfase nessa aula a visão mais tradicional da Agência de Publicidade.
  9. 9. 1. Tipos de Agência* A. Agência de Comunicação Integrada (Agência Full Service/360º) B. Agência de Marketing Digital C. Agência House D. Agência de PP E. Outros tipos de agência... *Apresentamos apenas alguns tipos nessa aula.
  10. 10. A. Agência de Comunicação Integrada • Pelas características dinâmicas de nosso mercado e por seu perfil empresarial, o modelo que prevalece é o da agência full service (360º), ou seja, a agência com visão e estrutura integrada, capaz de atender ao cliente/anunciante em todas as suas necessidades de comunicação. • Estes desejam ampliar o nível de eficiência de sua comunicação em meio às opções de mídias que se tornam maiores a cada dia, exigindo conhecimento profundo e atualizado de um mercado cada vez mais complexo e disputado. • As full service possuem equipes multidisciplinares que unificam as competências necessárias para tocar toda a comunicação e o marketing de um cliente.
  11. 11. A. Agência de Comunicação Integrada • De acordo com Ribeiro (2014), as agências de Comunicação, sem dúvida, surgiram pela propaganda, mas, hoje, somente a propaganda não é suficiente para atender aos objetivos dos anunciantes. É preciso uma atuação mais ampla, voltada para a Comunicação Integrada de Marketing. Ou seja, a coordenação de todos os elementos de comunicação de marketing para o sucesso de um produto/marca. • Aliás, o autor destaca que várias agências mudaram suas razões sociais de “Agência de Propaganda e Publicidade” para “Agência de Comunicação”.
  12. 12. B. Agência de Marketing Digital • O Marketing Digital está em crescimento no Brasil, por isso há muitas agências especializadas nessa área. É importante ressaltar que as agências e profissionais dessas agências estão em constante transformação, assim como tudo que faz parte do universo digital. • Os principais serviços das Agências de Marketing Digital são: Mídias Sociais, CRM ( Customer Relationship Management), Performanc, SEO (Search Engine Optimization), Web Analytics e Análise de Dados), Design Digital, Conteúdo Digital, Atendimento em plataformas digitais, Consultoria e Inbound Marketing.
  13. 13. B. Agência de Marketing Digital • Essas agências cuidam do desenvolvimento criativo, técnico e analítico de estratégias de marketing digital para outras empresas. • Na prática, as agências de marketing digital podem criar e desenvolver sites, gerenciar campanhas de Google Ads, produzir conteúdos para redes sociais, relacionar-se com os seguidores, gerir SEO, monitorar os resultados no Analytics, entre outros serviços. • Essas agências são mais indicadas para as empresas que possuem e-commerces, sites, blogs, produtos digitais e atuações estratégicas em redes sociais.
  14. 14. C. Agência House • As “houses” são as agências que atendem a um único cliente. Elas podem formar um departamento de uma empresa com autonomia para tocar os seus projetos de comunicação e marketing. • Google, Apple, Intel, Unilever e Nubank são exemplos de empresas que montaram suas próprias agências in house. • Mas um ponto a se destacar é que a participação das agências de publicidade não morre com a adoção das houses. Além disso, as agências de publicidade podem montar times dedicados para atuarem como houses nos clientes/anunciantes.
  15. 15. C. Agência House • Rafael Sampaio (2013) critica do modelo de Agência House, citando algumas desvantagens: 1. os criadores de propaganda que trabalham para um único cliente é mais difícil obter a diversidade de informações e experiências adequadas ao bom desempenho de sua tarefa; 2. a falta diversidade de tipos de problemas de comunicação; 3. o ambiente organizacional é diferenciado em relação ao de uma agência. O ambiente de trabalho nas empresas também é diferente em relação a uma agência; 4. não há um grande favorecimento para a geração de ideias efetivamente criativas em uma estrutura organizacional comparada com uma agência;
  16. 16. D. O que é agência de PP? A agência de propaganda é a organização especializada na arte e técnica da propaganda, que se estrutura especialmente para este fim, aglutinando profissionais especializados de diversas áreas, acumulando experiências, desenvolvendo e adquirindo tecnologia específica, bem como prestando serviços para anunciantes de vários setores, que formam sua carteira de clientes (SAMPAIO, 2013, P. 47)
  17. 17. D. O que é agência de PP? “A agência de propaganda é uma empresa fornecedora de serviços de comunicação que promove a divulgação e a venda de produtos, serviços ou ideologias. O principal produto de uma agência de propaganda é a idéia, e esta surge a partir do esforço da soma de talentos de seus profissionais, com o objetivo de resolver os problemas mercadológicos do cliente/anunciante”
  18. 18. D. O que é agência de PP? • São diversas as funções que cabem as agências de propaganda. As principais são: 1. planejamento da comunicação publicitária de seus clientes; 2. a criação das mensagens mais apropriadas; 3. a produção física dessas mensagens; 4. o estudo e o planejamento das melhores alternativas de uso dos veículos; 5. encaminhamento para veiculação das mensagens escolhidas; 6. aferição dos resultados de todos os esforços comunicacionais.
  19. 19. E. Outros tipos de agência • Atualmente, existem agências altamente especializadas em atender demandas bem específicas. As agências estão se segmentando por mercado, por exemplo, marketing esportivo, cultural, saúde (dentistas e médicos), etc. • São agências que procuram ter um conhecimento mais aprofundado sobre características desses mercados, propondo-se a atuar como uma verdadeira consultoria para seus clientes. https://blog.midianoalvo.com.br/tipos-de- agencia/
  20. 20. E. Outros tipos de agência Existem agências segmentadas por tipos de ferramentas/ serviços: • Agências de relações públicas • Agências de conteúdo • Agências de design • Agências de social media • Agências de desenvolv. web • Agências de live marketing • Agências de branding • Agências de endomarketing • Agências de OOH Leia o texto “Quais são os tipos de agência na comunicação? (Disponível na Sala Virtual) U2A1 - Saiba mais
  21. 21. 1. Quais são os serviços das Agências? • Outro ponto a ser destacado é enorme diversidade de serviços que as Agências oferecem. • Existem tantos tipos de serviços quanto tipos de clientes e suas necessidades de Comunicação/ Marketing. • Cada agência apresenta serviços com nomes diferenciados, buscando se posicionar no mercado altamente competitivo.
  22. 22. 1. Serviços básicos de uma agência De modo geral, as agências de Publicidade oferecem serviços nas áreas de: • Pesquisa e estudo sobre o conceito, idéia, marca, produto ou serviço a divulgar; identifica e analisa pontos fortes e fracos dos seus públicos, mercado e concorrência; • Planejamento de campanhas com a criação de mensagens e peças, definição dos meios e veículos que assegurem a melhor cobertura do público-alvo e mercados objetivados. • Execução de campanhas, incluindo orçamento e produção das peças publicitárias, a compra, distribuição e controle da publicidade nos veículos contratados.
  23. 23. 1. Serviços das Agências • De acordo com Ribeiro (2014), as agências têm que atender o cliente em todas as suas necessidades de comunicação de mercado, que abrangem: 1. posicionamento de marca e criação da mensagem; 2. integração das ferramentas: propaganda, relações públicas, promoção de vendas e merchandising e também de suas diversas técnicas; 3. adequação das mídias e de seus veículos às ferramentas; 4. definição e produção das peças de comunicação, envolvendo, muitas vezes, diversos fornecedores especializados de forma harmoniosa; 5. adoção de instrumentos de planejamento estratégico da empresa, de marketing e de comunicação, bem como de seus respectivos controles
  24. 24. 1. Agência como negócio • É importante notar que as agências buscam também se “vender”, oferecendo seus serviços e captando clientes para ter um lucro. • Nesse sentido, as agências se apresentem com uma imagem de que elas são capazes, tem viabilidade técnica, recursos materiais, recursos humanos, criatividade para atender as demandas de Comunicação e Marketing dos clientes. • Isso se traduz também em demonstrar uma organização, uma empresa séria com credibilidade. Apresenta diferenciais estratégicos, ou seja, tem algo a oferecer aos clientes. Ter um bom portfólio, soluções criativas e inovadoras é algo que faz parte desse processo. Tudo isso é importante para conquistar clientes.
  25. 25. Qual é a função de uma agência de PP? • Anunciante quer diferenciar-se de seus concorrentes. São motivações objetivas, mensuráveis e diretamente comprometidas com os objetivos do negócio/empresa que levam a contratação; • A função é contribuir efetivamente para que os objetivos dos clientes sejam alcançados (vender mais, melhorar imagem, fidelizar clientes, lançar um nova marca, etc.); • Tem que ser um elemento de diferenciação do produto e geração de preferência na decisão de compra;
  26. 26. Participe do Fórum na Sala Virtual  • Conhecendo Agências de Comunicação/ Marketing* • Com o objetivo de conhecer mais sobre as Agências de Comunicação/ Marketing, para participar desse Fórum você precisará realizar uma pesquisa na internet sobre diferentes exemplos de agências: 1- Agência de Comunicação Integrada; 2- Agência de Marketing Digital; 3- Agência de Publicidade; 4-Outro tipo de Agência que encontrar. • Depois da pesquisa, compartilhe as suas respostas até a data estipulada. Fórum da Disciplina de FPP * Mais detalhes sobre o Fórum estão na Plataforma.
  27. 27. 2. Agência PP [Estrutura e Departamentos] Prof. Jonas Gomes Jr / www.jonasjr.com
  28. 28. 2. Estrutura da Agência de PP • Uma agência se estrutura essencialmente em função das principais etapas do trabalho que realiza. • Quais são os principais departamentos*? Como é a estrutura básica de uma agência de PP? • A estrutura mínima de uma agência de propaganda pede a existência de quais áreas, setores ou departamentos? *Visão mais tradicional da área de PP (inclusive apresentada por vários autores), mas que o mercado já está flexibilizando há alguns anos. Muitas Agências de Comunicação utilizam estruturas semelhantes as de PP.
  29. 29. 2. Estrutura da Agência de PP
  30. 30. A. Atendimento • O Atendimento é o departamento que cuida do relacionamento/entrosamento entre o cliente e a agência. • É ele quem faz o primeiro contato com o cliente e é quem irá representar o mesmo dentro da agência. • O atendimento também faz o trabalho de prospect, ou seja, buscar novos clientes para a empresa. • O Atendimento levanta todas as informações do anunciante para então elaborar o briefing, que será passado aos demais departamentos da agência. É a partir do briefing, que se inicia todo o processo de desenvolvimento de uma campanha. • Em resumo, o atendimento é o departamento que detém as tarefas de assistência ao cliente da agência, estudo de suas características e compreensão de seus problemas e necessidades
  31. 31. B. Planejamento • No departamento de Planejamento são elaboradas as estratégias de comunicação do cliente. O profissional de planejamento busca dados e informações capazes de fornecer um quadro real do consumidor e do mercado para o qual se destina o produto ou serviço anunciado. O planejamento, segundo Julio Ribeiro, “apreende a realidade, monta um problema e depois o soluciona”; • No final, o planejamento propõe uma plataforma de comunicação ancorada em um conceito – a maneira que queremos que o público perceba o produto/serviço/marca anunciado. Chamamos isso de posicionamento. • O posicionamento de um produto ou serviço no mercado norteia os objetivos de marketing e comunicação. David Ogilvy dizia que “os resultados positivos na propaganda dependem menos de como ela é escrita, do que como ela é posicionada”. Ou seja, o posicionamento vem antes da criação da mensagem. • Posicionamento é a imagem que a marca ou produto possui na mente do consumidor, é a forma que aquela marca é percebida.
  32. 32. C. Criação • O departamento de Criação quem transforma o posicionamento dado pelo Planejamento em peças publicitárias, ou seja, trabalha na busca de uma abordagem criativa para o público-alvo. A criação é a essência do trabalho publicitário. É a “fábrica” da agência de propaganda, no sentido de ser o local onde são “fabricadas” as idéias que o consumidor vai ver através de anúncios e comerciais. • Normalmente, os departamentos de criação são liderados por um diretor de criação que coordena o trabalho das chamadas “duplas de criação” (redator e diretor de arte) . • Para que o anúncio consiga atingir o consumidor e influenciar suas atitudes, é preciso que a mensagem seja criativa, original e fora do comum para que possa causar impacto no consumidor. • Isso pode ser determinado pela linha criativa a ser adotada na campanha. E profissional de Criação é o responsável por definir a linha criativa da campanha. A linha criativa ajuda no processo de persuasão ao consumidor através de elementos diferentes que causam impacto e o convence subliminarmente.
  33. 33. Como os departamentos são vistos?
  34. 34. D. Produção • O departamento de Produção é responsável pela execução das peças . • Podemos dividir a produção em duas áreas: a Produção eletrônica (RTVC) e a Produção gráfica . • Embora realizada externamente, há sempre uma pessoa responsável pela produção no quadro das agências.
  35. 35. E. Mídia • O departamento de Mídia é responsável pela correta aplicação das verbas de propaganda e respectivo controle, o que implica em um excelente planejamento e uma habilidosa negociação. O departamento de mídia, portanto, define como a mensagem publicitária chegará até o público -alvo. • A mídia é a área mais técnica, no sentido de ser a mais objetiva. Ou seja, as aplicações de verba são determinadas a partir de cálculos e critérios matemáticos . • O profissional de Mídia tem em mãos um trabalho de muita responsabilidade. È ele quem vai distribuir a verba publicitária através dos vários meios de comunicação. A complexidade do mundo mercadológico e sua extrema competição não permitem enganos. A ação de mídia, a mensagem, necessariamente, tem que chegar a pessoa certa, ao consumidor em potencial do produto, na intensidade, no momento e no ambiente adequado.
  36. 36. 2. Estrutura básica de uma agência Segundo Sampaio (2013), uma agência de propaganda, geralmente, se estrutura essencialmente em função das três principais etapas do trabalho: • 1- Atendimento/ Planejamento* • 2- Criação • 3- Mídia * Em algumas agências existe um departamento com função específica de planejamento.
  37. 37. 2. Estrutura básica de uma agência • Atendimento/Planejamento = compreendem-se as tarefas de assistência ao cliente, estudo de suas características, compreensão de seus problemas/ oportunidades e planejamento dos trabalhos e tarefas a serem realizados para a solução destes problemas e / ou aproveitamento das oportunidades de comunicação dos clientes. • Criação é a fase da geração de ideias, dos temas, dos slogans, das expressões, dos textos, das ilustrações, dos anúncios, dos filmes, dos sons e todas as muitas formas de comunicação a serem combinadas e empregadas na transmissão das melhores mensagens publicitárias para cada caso apresentado pelo cliente. • A mídia é a tarefa de seleção dos veículos de comunicação mais adequados para atingir o público-alvo nos momentos mais propícios, evidentemente buscando-se a maneira mais econômica e indicada para cada caso em particular. Após a seleção dos veículos, as tarefas de execução, negociando e comprando espaços, autorizando as veiculações e fazendo seu controle.
  38. 38. 2. Estrutura da Agência de PP • Recentemente, as agências quebraram o modelo rígido de departamentalização. O que ocorre hoje é o desenvolvimento simultâneo das atividades, com ênfase nos times, grupos de conta ou outro nome que se dê . Isso faz com que o publicitário de qualquer área tenha um envolvimento maior com todo o processo.
  39. 39. 3. Padrões de Agência de PP [P.M.G] Prof. Jonas Gomes Jr / www.jonasjr.com
  40. 40. 3. Padrões de Agência de PP • Os tipos de agência de propaganda são bem diversificados. • No Brasil, existem desde empresas com poucos empregados e reduzidas instalações até grandes organizações multinacionais, empregando milhares de pessoas e operando em enormes escritórios. • Apesar de não ser o ideal, pode se encontrar até mesmo empresas de uma pessoa só. • Quanto à dimensão Empresarial e ao volume de verbas de propaganda que movimentam;
  41. 41. 3. Padrões de Agência de PP • Não existem limites muito precisos entre o que é considerada uma agência pequena média ou grande. Mesmo porque a pequenas agências de diversos tamanhos, estruturas. • Elas são muito diferentes entre si não há um padrão entre as agências cada agência é uma empresa com as suas particularidades estruturas diferentes recursos materiais humanos e financeiros diferentes. • Então para fins didáticos vamos apresentar uma tentativa de categorização.
  42. 42. 3. Padrões de Agência de PP • Naturalmente, dada a diversidade de estilos e tamanhos de agências, sempre existirão diferenças entre umas e outras. Agências que atuam em mercados menores possuem uma estrutura mais enxuta, não dispondo de setores de apoio, por exemplo. • Mas as áreas de Atendimento/Planejamento, Mídia e Criação são obrigatórias em qualquer agência, independente do seu porte. Não é necessário que existam como departamentos, organizados e separados, uma vez que em pequenas agências os donos costumam exercer mais de uma função, mas elas existem. • Uma noção de estrutura de agências pode ser vista nos organogramas abaixo, de acordo com o porte da agência.
  43. 43. Agência de Pequena • Uma agência pequena é aquela que tem basicamente as três áreas essenciais: atendimento /planejamento criação e mídia. alguns profissionais e mesmo o único em cada área. E ainda parte de administração/finanças.
  44. 44. Agência de Pequena
  45. 45. Agência de Média • Uma agência média tem uma estrutura mais bem definida e um número maior de profissionais em cada setor essencial atendimento/planejam ento criação e mídia. Além de contar em muitos casos com os demais departamentos de apoio. Pesquisa ligada ao atendimento/planejamento, Stu dio e produção ( subordinados a criação), e tráfego ( em linha com a administração).
  46. 46. Agência de Média
  47. 47. • Uma agência grande possui uma estrutura sofisticada, departamentos essenciais bem organizados e às vezes até subdivididos, assim como áreas de apoio igualmente constituídas. Além do atendimento a Agência pode ser dividida em diversas diretorias de conta pode haver departamento de planejamento a parte e o de pesquisa. • Na criação também dividida em vários grupos de contas existem as áreas digital de estúdio produção gráfica e RTV. Na mídia que também pode funcionar no sistema de grupo de contas, são habituais as áreas de pesquisa de mídia planejamento de mídia e execução de mídia. Quanto ao departamento de administração barra Finanças ele controla o tráfego e tem os setores comuns a essas áreas, como pessoal contas a pagar e receber em, contabilidade, serviços gerais etc. Agência Grande
  48. 48. 4. Como funciona uma Agência PP? Prof. Jonas Gomes Jr / www.jonasjr.com
  49. 49. • De acordo com Rafael Sampaio, existe uma tendência já alguns anos das agências alterarem um pouco o funcionamento das agências criando os chamados grupos integrados de atendimento ao cliente (GIAC). Esse grupo é formado basicamente por profissionais de atendimento/planejamento, criação e mídia. 4. Funcionamento da Agência
  50. 50. • Cada grupo atende a uma conta específica ou às vezes contas. A intenção é melhorar e tornar mais íntimo o relacionamento com os clientes levando os profissionais da agência a se aproximarem mais dos anunciantes. Com isso, espera-se alcançar melhor resultado final e competir de modo mais efetivo quais agências médias e pequenas que usam essa proximidade e atenção total da equipe ao cliente como pontos de vantagem competitiva (SAMPAIO, 2013) 4. Funcionamento da Agência
  51. 51. 4. Funcionamento da Agência • Como as coisas acontecem na agência? O que acontece dentro da agência quando um cliente solicita algum trabalho? • Vamos imaginar que um cliente solicitou uma nova campanha para um produto já existente. Veja no esquema abaixo como é o fluxo de trabalho de uma agência:
  52. 52. https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-agencia-de- publicidade,76887a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD 4. Funcionamento da Agência
  53. 53. 4. Funcionamento da Agência • O profissional de Atendimento conversa com o cliente e é informado de sua necessidade de uma nova campanha. São definidos os objetivos dessa campanha, a verba, o período de veiculação e questões semelhantes. Todas essas informações costumam fazer parte do briefing, preparado pelo anunciante e revisado nessa reunião com o atendimento; • Voltando a agência, o Atendimento estuda o problema, fazendo o uso dos insumos que a pesquisa tenha levantado e das informações existentes sobre o passado do produto e suas campanhas. Em conjunto com o Planejamento, quando existe essa área na agência, é feito o planejamento da campanha, tarefa em que se pode contar com trabalhos especiais desenvolvidos pela pesquisa e quais ideias e sugestões da Criação e da Mídia.
  54. 54. 4. Funcionamento da Agência • A partir desse briefing, a Criação desenvolve seu trabalho. Esse trabalho é feito pelas duplas de criação com auxílio do pessoal do RTVC e do estúdio de arte/ fotografia. Observação: existem troca de ideias com Atendimento, Planejamento, Pesquisa e a Mídia também acontece. • Em alguns momentos as ideias e sugestões são discutidas com o Atendimento. Após essa etapa, a Criação prepara os layouts para que o Atendimento apresente ao cliente. • Nesse meio tempo, a pesquisa de Mídia levanta alguns dados para o planejamento de mídia fazer a primeira versão do plano de mídia com as recomendações iniciais.
  55. 55. 4. Funcionamento da Agência • Tudo isso é reunido em um documento que o Atendimento encaminha ao cliente. segue-se nova bateria de discussões e análises. Por isso, talvez seja necessário fazer algumas correções o mesmo refazer totalmente o trabalho de criação em mídia • Após aprovação do cliente, o Atendimento autoriza a Criação a determinar a produção gráfica e RTVC. Eles farão estimativa de preço e escolha das produtoras/fornecedores que desenvolveram as peças criadas pela agência.
  56. 56. 4. Funcionamento da Agência • Paralelamente, completou-se o trabalho de Planejamento de mídia e o Atendimento providenciou sua aprovação pelo cliente em seguida. A mídia sai em campo para negociar com os veículos a colocação dos espaços e tempos previstos. É comum serem necessárias mudanças e adaptações tanto para substituir espaços de posições disponíveis com para aproveitar ofertas especiais e sugestões de veículos.
  57. 57. 4. Funcionamento da Agência • Para exercer todas essas funções, as agências precisam de informação detalhada sobre o anunciante, contidas em um documento chamado briefing, que contempla sua missão, seus objetivos, suas estratégias, suas ações e seus interesses financeiros sobre os seus investimentos. • Na próxima aula (U2A2), será estudado de forma detalhada como montar um briefing.
  58. 58. 4. Funcionamento da Agência • Após a veiculação das peças, o check-in faz seu trabalho de conferência, e a pesquisa de Mídia. Entra no processo para verificar se os objetivos foram alcançados: o alcance dos objetivos de mídia e o alcance de objetivos de comunicação. • Se tudo deu certo, ótimo! Se não, é algo que é bem possível uma atividade tão subjetiva é o caso de analisar e descobrir os erros para corrigir. É a fase da aferição do retorno do investimento (ROI) feito na campanha.
  59. 59. Reflexão REFLITA: Uma agência é, antes de qualquer coisa, uma empresa que presta diversos serviços especializados. Como negócio, a agência visa à sua própria sustentabilidade e lucratividade. O que é preciso para que um negócio tenha sucesso?
  60. 60. Recapitulando • Qual a diferença entre Agência de Comunicação e Agência de PP? • Quais são os tipos de Agência apresentados? • Como é a estrutura da Agência de PP? • Quais são os padrões de Agência de PP? • Como funciona uma Agência de PP?
  61. 61. Considerações • É importante destacar que não existem limites muito precisos entre o que é considerado agência pequena média ou grande. Mas pode-se entender que uma agência pequena é aquela basicamente tem três áreas essenciais do negócio: atendimento barra planejamento, criação e mídia. • Já a agência média tem uma estrutura mais bem definida e o número maior de profissionais em cada setor essencial além de contar em muitos casos com os demais departamentos de apoio. A agência grande possui uma estrutura sofisticada departamentos essenciais bem organizados e às vezes até subdivididos assim como áreas de apoio igualmente constituídas. •
  62. 62. Considerações • Conforme vimos nesta aula, algumas agências têm procurado alterar um pouco essa estrutura adicional criando grupos integrados de atendimento ao cliente. Formados basicamente por profissionais de atendimento/planejamento criação e mídia. • A intenção é melhorar e tornar mais íntimo relacionamento com os clientes, levando os profissionais da agência a se aproximarem mais anunciantes. Com isso espera-se alcançar melhor resultado e competir de modo mais efetivo com as agências médias e pequenas que usam essa proximidade e atenção total da equipe ao cliente como pontos de vantagem competitiva.
  63. 63. Considerações • Deve-se ainda destacar que uma agência, por questões éticas, deve atender apenas a um cliente ou marca de cada ramo de negócio, de forma a não tratar dos interesses dos anunciantes de produtos e serviços concorrentes. • O motivo: agência se aprofunda muito no estudo das estratégias e das táticas de cada cliente, tornando-se, em muitos casos, intima parceira dos esforços do cliente, conhecedor dos Segredos dele e forte aliada na guerra pelo consumidor.
  64. 64. Referências
  65. 65. Atividades • JONAS: então é importante reforçar esses três eixos, essas áreas principais da agência de propaganda. pode-se fazer uma dinâmica em que cada equipe é dividida nesses três eixos. e vai ter atividades específicas para cada eixo. por exemplo, área da atendimento: uma relação com atividades que devem ser feitas para o atendimento da demanda do cliente fictício, criação mais uma relação de atividades E e mídia outra relação de atividades. essas relações vão ajudar o aluno entendeu o que ele precisa fazer em cada departamento. e também colocar o produto que precisa ser gerado a partir de cada setor. pode-se pegar o cliente fictício apresentar a demanda a ele e cada agência vai precisar elaborar um: 1- Atendimento = Briefing, Dados do Cliente, Dados de Pesquisas, IBOPE; 2- Criação – Briefing de Criação, Material Criativo (Inspiração, Campanhas), Cases; 3- Mídia (Planos de Mídia, Pesquisa de Emissoras...). Cliente: SempToSHIBA, Lançamento de Produto da Semp TOSHIBA,
  66. 66. • JONAS: prática do mercado: interessante criar um tópico chamado práticas do mercado para abordar Como é o mercado local a partir da opinião de publicitários ou profissionais de marketing que atuam em Manaus. seria muito legal. • JONAS: No Amazonas, para se ter uma ideia do cenário local das agências, é preciso apontar: Quais são as principais agências locais? Como elas são constituídas? Qual o tamanho delas? Qual o número de funcionários? Quais são seus principais clientes? Estimativa de Verba Publicitária. São agências de agência de pequeno, médio ou grande porte? Atendem clientes regionais? Quantos escritórios possuem?. Então, fizemos um levantamento das principais agências de Manaus, buscando apresentar um Cenário local das Agências de Comunicação e Marketing locais. •
  67. 67. • Outros tipos de agência... • https://rockcontent.com/br/blog/o -que-e-agencia-de-comunicacao/
  68. 68. INTRODUÇÃO • Por isso, ela também precisa contar com profissionais que se dediquem à gestão administrativa.
  69. 69. JONAS: • Pode criar uma classificação com 7 extratos: • Padrão 7 – Multinacional • Padrão 6 – Multinacional • Padrão 5 – Nacional/Multinacional • Padrão 4 – Nacional • Padrão 3 – Regional • Padrão 2 – Local • Padrão 1 – Local
  70. 70. 4. Funcionamento da Agência

Editor's Notes

  • Existem agências de comunicação e marketing que estão estruturadas com base em uma agência de PP, mas que oferece mais serviços.
    Existe uma certa competição entre as agências em busca de clientes. É um mercado concorrido, depende a sobrevivência de cada um.. Que vença o melhor para o Cliente,.
  • a maior função da agência é criação da propaganda a geração de ideias.  no processo de realização da propaganda,  Cabe também agência o planejamento,  a produção e a veiculação ( Tecnicamente chamada de mídia)  da propaganda.
     
     importante ressaltar que a criação de propaganda vem transcendendo a etapa da criação de mensagens e campanhas,  pois ela inclui visão e proposição criativa também na etapa do planejamento e da mídia.  nessas duas, duas atividades ,  assim como na criação,  a tarefa de caráter operacional, estruturação das campanhas publicitárias, e a tarefas de natureza criativa de pensamento e proposição de soluções 
     
  • a maior função da agência é criação da propaganda a geração de ideias.  no processo de realização da propaganda,  Cabe também agência o planejamento,  a produção e a veiculação ( Tecnicamente chamada de mídia)  da propaganda.
     
     importante ressaltar que a criação de propaganda vem transcendendo a etapa da criação de mensagens e campanhas,  pois ela inclui visão e proposição criativa também na etapa do planejamento e da mídia.  nessas duas, duas atividades ,  assim como na criação,  a tarefa de caráter operacional, estruturação das campanhas publicitárias, e a tarefas de natureza criativa de pensamento e proposição de soluções 
     
  • https://blog.midianoalvo.com.br/tipos-de-agencia/
  • OBS: Isso serve para a Dinâmica da Agência das equipes. Cada equipe pode criar/ simular um estrutura de PP.
  • Com o objetivo de conhecer mais sobre as Agências de Comunicação/ Marketing, para participar desse Fórum você precisará realizar uma pesquisa na internet. Pesquise 4 diferentes exemplos de agências: 1- Agência de Comunicação Integrada; 2- Agência de Marketing Digital; 3-Agência de Publicidade; 4-Outro tipo de Agência que encontrar. A pesquisa pode ser em agências localizadas em outros estados brasileiros.
     
    Faça a seguinte análise: a) Nome, slogan, logomarca; b) Sobre a Agência, estrutura ou departamentos; c) Serviços que elas ofertam; d) Portfólio, clientes já atendidos, cases; e) Canais de Comunicação (Sites, redes sociais, Instagram...).
     
    Responda: Qual foi a Agência pesquisada? O que mais chamou a sua atenção? Que tipo de diferencial você encontrou? Quais foram as suas impressões gerais sobre a Agência? O que achou do portfólio e clientes já atendidos? Você recomendaria os serviços dessa Agência?
     
    Se possível, publique imagens, links, vídeos ou prints dos sites das Agências. Apresente um breve relato sobre os resultados de suas pesquisas conosco.
  • amarrar um padrão de agência seria muito difícil na prática dizer olha uma agência pequena é assim uma agência grande assim uma agência média é assim mas
  • Existem agências de comunicação e marketing que estão estruturadas com base em uma agência de PP, mas que oferece mais serviços.
    Existe uma certa competição entre as agências em busca de clientes. É um mercado concorrido, depende a sobrevivência de cada um.. Que vença o melhor para o Cliente,.
  • Poderia dar exemplo de algum anunciante que tem estrutura própria de criação de propaganda? 

    JONAS: Pesquisar mais sobre esse desconto que os veículos dão as agências de propaganda.
    JONAS: a convivência sociocultural EA vivência de diversos tipos de problemas de comunicação.  essa vivência que problemas de comunicação é interessante para amadurecer a experiência profissional dos nossos alunos do curso de relações públicas.  nós possibilitamos por intermédio da agência experimental de comunicação um espaço em que ele colocado em situações reais para resolver o problema de comunicação reais.  essa é uma experiência fantástica que possibilita aplicar os conhecimentos  teóricos na prática 
  • IMG Empresa, Ne´gócios
  • para evidenciar a diferenciação entre os diferentes tipos de agência no Amazonas teríamos agências de classe 3. 
    As agências de classe 6 e 7 são as grandes multinacionais.  as agências de classe 5 são nacionais e tem grande abordagem regionalizada. 
    as agências de classe 3 São agências médias mais tem uma grande perspectiva de regionalização. 
    as agência de Classe 2 agências médis representantes de classe 1 São pequenas. 

×