Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Segunda guerra mundial

7,318 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Segunda guerra mundial

  1. 1. Segunda Guerra Mundial
  2. 2. “ O destino do reino depende demim, enquanto viver só pensarei na vitória. Aniquilarei cada um que se oponha a mim.” Adolf Hitler
  3. 3. O Fascismo leva à Guerra Hitler e Mussolini: ações militares de caráter expansionista. Objetivos: justificar a produção de armas, elevar o Nacionalismo Vingança contra os vencedores da Primeira Guerra Resgate da honra. Herdeiros do Império Romano mereciam um espaço vital. ↓ Apoio da População
  4. 4.  A princípio os países liberais europeus e os EUA ignoraram o expansionismo da Itália e da Alemanha. Para ING, FRA e EUA o fascismo era o “mal menor” --- temiam o comunismo. A omissão das potências liberais desencadeou as seguintes ações:• Hitler desrespeitou a desmilitarização proposta pelo tratado de Versalhes.• Hitler ocupa Etiópia.• 1936: Eixo Roma-Berlim - ITA e ALE enviam tropas para Guerra Civil Espanhola: ajuda ao “amigo” General Franco pra tomar o poder.
  5. 5. Guerra Civil Espanhola 1936: Eleições parlamentares na Espanha: Frente Popular X General Franco ( fascista) ▼ ▼ Vitória Golpe de Estado (apoio da ALE) * Para os fascistas a Guerra Civil Espanhola foi a oportunidade de testar novas armas, que seriam usadas na Segunda Guerra.- Teste de bombas incendiárias - destruição de Guernica
  6. 6. Guernica, de Pablo Picasso
  7. 7.  1936: Eixo Roma-Berlim-Tóquio. 1938: Anschluss: anexação da Áustria  aumento do território, das armas e do exército alemão.- Hitler exige a região dos Sudetos ( área que pertencia aos alemães e que foi cedida à Tchecoslováquia no final da Primeira Guerra). Os liberais atendem ao pedido e a ALE se aproveita para incorporar outras partes da Tchecoslováquia  reação da ING e da FRA: ação expansionista alemã = guerra.
  8. 8.  Hitler: desejo de guerra invasão da Polônia provocaria a reação de ING e FRA. Porém, temia a URSS, pois implicaria a divisão das tropas alemãs em duas frentes: a oeste e leste. ↓Solução: Pacto de Não-agressão: divisão da Polônia entre ALE e URSS.
  9. 9.  1º de setembro de 1939: Hitler invade a POL. 17 de setembro de 1939: Stálin invade a POL. INVASÃO da Polônia provoca Aliados : Tratado de Versalhes e Corredor Polonês. ↓ ING e FRA ( Aliados) Guerra à Alemanha Início da Segunda Guerra Mundial
  10. 10. O Desenrolar da Guerra Porque Mundial se os conflitos aconteceram na Europa, no norte da África, na URSS e no Sudeste Asiático?Resposta: Porque a maior parte do mundo foi afetada, tendo que se posicionar a favor do Eixo(ALE, ITA e JAP) ou dos Aliados(ING, FRA e EUA, que entrou em 1941).
  11. 11. A ofensiva do Eixo 1939 a 1941: vitórias do Eixo  estavam preparados. Blitzkrieg : estratégia usada pelos nazista ( guerras-relâmpago)  ataques rápidos e de surpresa.- Divisões Panzer ( forças blindadas) e Luftwaffe ( forças aéreas) NOR, DIN, HOL, BÉL , LUX e FRA Divisão da FRA : norte- ALE ; sul- aliados franceses dos alemães ( República de Vichy).
  12. 12.  Faltava conquistar a ING: ilha.  bombardeios aéreos  LUFTWAFFE X REAL FORÇA AÉREA BRITÂNICA (RAF) . ING impede a ocupação da ALE Winston Churchill (1º ministro inglês): “Nunca tantos deveram para tão poucos”  pilotos da RAF considerados heróis. Hitler tenta acabar com a resistência inglesa: tentou romper a ligação da ING com suas colônias na Ásia e na África. Africa korps (divisão naval que impedia que navios petroleiros chegassem à ING). Ataque à Iugoslávia e à Grécia. 1941: Rompimento do Pacto Nazi- soviético de não – agressão: invasão da URSS.
  13. 13. A ofensiva japonesa 7 de Dezembro de 1941: kamikases japoneses atacam a base de Pearl Harbour, no Havaí.  EUA entra na guerra.
  14. 14. A Reação Aliada A partir de 1942 : vitórias dos Aliados 1943:Batalha de Stalingrado: URSS vence os alemães  Stalin rumo à invasão da Alemanha  libertação de países dominados pelos nazistas( Bulgária, Tchecoslováquia, Polônia e Romênia). ↓ Marco inicial da derrota da ALE Maio de 1944: ING envia tropas para libertá-la dos nazistas. 6 de junho de 1944: Dia D  libertação da FRA  rumo à ALE Abril de 1945: Mussolini assassinado e suicídio de Hitler.
  15. 15.  Maio de 1945: só faltava derrotar o Sudeste Asiático. ▼ Bombas atômicas: Hiroshima e Nagasaki. ▼ Rendição do Japão
  16. 16. Consequências da Guerra 40 milhões de mortos (sendo 6 milhões de judeus) 30 milhões de feridos. Armas nucleares.
  17. 17. Rosa de HiroshimaNey MatogrossoComposição: Vinícius de Moraes / Gerson Conrad Pensem nas crianças Mudas telepáticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas cálidas Mas, oh, não se esqueçam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroshima A rosa hereditária A rosa radioativa Estúpida e inválida A rosa com cirrose A anti-rosa atômica Sem cor sem perfume Sem rosa sem nada

×