Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
A Sociedade
Capitalista e
as Classes
Sociais
CERJA 2016
O termo “classe” é empregado de muitas
maneiras. Sociologicamente, ele é utilizado na
explicação da estrutura da sociedade...
A Sociedade Capitalista e as Classes Socia
Há duas grandes maneiras de
pensar a questão das classes:
Considerar a posição ...
A Sociedade Capitalista e as Classes
Sociais
De acordo com o segundo critério, pode-se
dividir a sociedade em classes alta...
A Sociedade Capitalista e as Classes
Sociais
Estratificação econômica: baseada na
posse de bens materiais, fazendo com que...
A Sociedade Capitalista e as Classes
Sociais
A mobilidade social
nas sociedades
capitalistas é maior do
que nas divididas ...
A Sociedade Capitalista e as Classes
Sociais
Embora vigore a ideia de
que todos têm
oportunidades iguais e
podem prosperar...
A Sociedade Capitalista e as Classes
Sociais
A desigualdade é constitutiva da sociedade capitalista
Karl Marx colocou a qu...
A Sociedade Capitalista e as Classes
Sociais
A dinâmica da sociedade capitalista
não se restringe, porém, à
contraposição ...
A Sociedade Capitalista e as Classes
Sociais
A parcela da população que se encontra entre os
grandes proprietários e os op...
A Sociedade Capitalista e as Classes
Sociais
De acordo com o pensamento marxista, o antagonismo entre
a burguesia e o prol...
A Sociedade Capitalista e as Classes
Sociais
A luta de classes se desenvolve no modo de organizar o
processo de trabalho e...
A Sociedade Capitalista e as Classes
Sociais
COMPONENTESCOMPONENTES
Jonatas
Gabriele
Fabrina
Gabriela
Daniela
Graziele
Gabriela Nery
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

A Sociedade Capitalista e as Classes Sociais

6,629 views

Published on

A Sociedade Capitalista e as Classes Sociais

Published in: Education
  • Be the first to comment

A Sociedade Capitalista e as Classes Sociais

  1. 1. A Sociedade Capitalista e as Classes Sociais CERJA 2016
  2. 2. O termo “classe” é empregado de muitas maneiras. Sociologicamente, ele é utilizado na explicação da estrutura da sociedade capitalista, que tem uma configuração histórico-estrutural particular. As classes sociais expressam a forma como as desigualdades se estruturam nessa sociedade. A Estrutura Social
  3. 3. A Sociedade Capitalista e as Classes Socia Há duas grandes maneiras de pensar a questão das classes: Considerar a posição dos indivíduos e grupos no processo de produção; Considerar a capacidade de consumo como fator de classificação.
  4. 4. A Sociedade Capitalista e as Classes Sociais De acordo com o segundo critério, pode-se dividir a sociedade em classes alta, média e baixa ou em classes A, B, C, D e E. Seja qual foro critério de classificação dos grupos sociais, fica evidente que as sociedades modernas caracterizam-se, emgrau variável, pelas desigualdades.
  5. 5. A Sociedade Capitalista e as Classes Sociais Estratificação econômica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária; Estratificação política: baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder); Estratificação profissional: baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Estratificação
  6. 6. A Sociedade Capitalista e as Classes Sociais A mobilidade social nas sociedades capitalistas é maior do que nas divididas em castas ou estamentos, mas não é tão ampla quanto pode parecer.
  7. 7. A Sociedade Capitalista e as Classes Sociais Embora vigore a ideia de que todos têm oportunidades iguais e podem prosperar por meio do trabalho, há barreiras à ascensão social, que não são escritas nem declaradas.
  8. 8. A Sociedade Capitalista e as Classes Sociais A desigualdade é constitutiva da sociedade capitalista Karl Marx colocou a questão das classes no centro de sua análise sobre a sociedade capitalista. De acordo com ele, as relações entre o capital e o trabalho assalariado são dominantes e a propriedade privada é o fundamento e o bem maior a ser preservado. Há duas classes fundamentais: a burguesia, que personifica o capital, e o proletariado, que vive do trabalho assalariado.
  9. 9. A Sociedade Capitalista e as Classes Sociais A dinâmica da sociedade capitalista não se restringe, porém, à contraposição entre burguesia e proletariado. O processo de constituição das classes e a forma como elas se estruturam determinam o aparecimento de frações, bem como de classes intermediárias, que ora apoiam a burguesia, ora se juntam ao proletariado, podendo desenvolver lutas particulares em determinados momentos.
  10. 10. A Sociedade Capitalista e as Classes Sociais A parcela da população que se encontra entre os grandes proprietários e os operários é composta de pequenos proprietários, pequenos comerciantes, profissionais liberais e outros. Não há uma classificação de antes ou depois das classes. É necessário analisar cada sociedade historicamente e perceber como as classes se constituíram no processo de produção da vida social.
  11. 11. A Sociedade Capitalista e as Classes Sociais De acordo com o pensamento marxista, o antagonismo entre a burguesia e o proletariado é a base da transformação social. Essa questão (a luta de classes) envolve: os procedimentos utilizados pela classe dominante para manter o; estado atual. os procedimentos utilizados pelos trabalhadores para modificar o estado atual.
  12. 12. A Sociedade Capitalista e as Classes Sociais A luta de classes se desenvolve no modo de organizar o processo de trabalho e distribuir diferentemente a riqueza gerada pela sociedade; nas ações dos trabalhadores orientadas para diminuir a exploração e a dominação; na formação de movimentos políticos para mudar a sociedade.
  13. 13. A Sociedade Capitalista e as Classes Sociais
  14. 14. COMPONENTESCOMPONENTES Jonatas Gabriele Fabrina Gabriela Daniela Graziele Gabriela Nery

×