Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Instituições europeias

4,676 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Instituições europeias

  1. 1. Instituições Europeias Joel Nóbrega 2P1 Tiago Gomes 2P1 Tiago Pereira 2P1
  2. 2. Índice Introdução  Parlamento Europeu Comissão Europeia  O que é?  O que é?  Funções  Funções  Constituição  Constituição  Tribunal de Justiça Conselho Europeu  O que é?  O que é?  Funções  Funções  Constituição  Constituição  Conclusão  Bibliografia
  3. 3. Introdução Com este trabalho pretendemos falar-vos sobre algumas das instituições europeias (Parlamento Europeu, Comissão Europeia, Conselho Europeu e o Tribunal de Justiça), as suas funções e como são constituídas.
  4. 4. Comissão EuropeiaO que é? É uma instituição politicamente independente; Representa e defende os interesses da União Europeia (EU); É responsável por aplicar as decisões do Parlamento Europeu (PE) e o Conselho da União Europeia (CUE).
  5. 5. Comissão EuropeiaFunções Propor novas leis ao Parlamento e ao Conselho Europeu; Gerir e aplicar as políticas da União Europeia; Fazer cumprir a legislação Europeia; Representar a União Europeia internacionalmente.
  6. 6. Comissão EuropeiaConstituição O Comissariado é composto por 25 pessoas, assistidas por cerca de 24 mil funcionários; O Presidente é eleito pelos Governos dos Estados membros da UE e deve ser aprovado pelo Parlamento Europeu; Os restantes membros são nomeados pelos governos dos Estados membros.
  7. 7. Conselho EuropeuO que é? É o mais alto órgão político da União Europeia; O Conselho Europeu passou a ser considerado uma instituição com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa.
  8. 8. Conselho EuropeuFunções Dar à União Europeia os impulsos necessários ao seu desenvolvimento; Define as orientações e prioridades políticas gerais da União Europeia.
  9. 9. Conselho EuropeuConstituição Chefes de Estado ou de Governo dos Estados--Membros; Presidente e Presidente da Comissão; O seu Presidente é eleito por maioria qualificada; O mandato do Presidente é de dois anos e meio, renovável uma vez.
  10. 10. Parlamento EuropeuO que é? É a instituição parlamentar da União Europeia; É a expressão democrática dos habitantes da União Europeia.
  11. 11. Parlamento EuropeuFunções Promover uma união cada vez mais estreita entre os povos europeus; Assegurar através de uma acção comum o progresso económico e social eliminando as barreiras que dividem a europa; Promover a melhoria das condições de vida e de emprego; Salvaguardar a paz e a liberdade.
  12. 12. Parlamento EuropeuConstituição 518 deputados que garantem a participação dos cidadãos; Eleito por um período de 5 anos por voto directo pelos cidadãos dos estados-membros.
  13. 13. Tribunal de JustiçaO que é? O Tribunal de Justiça interpreta o direito da EU; Garantir a sua aplicação uniforme em todos os Estados-Membros.
  14. 14. Tribunal de JustiçaFunçõesOs cinco tipos de processos mais comuns são osseguintes: pedidos de decisão a título prejudicial; acções por incumprimento; recursos de anulação; acções por omissão; acções directas.
  15. 15. Tribunal de JustiçaConstituição Um juiz de cada país da EU, ou seja 27 juízes; Assistido por oito advogados-gerais que são nomeados por um período de seis anos.
  16. 16. Conclusão Todas estas instituições são essenciais para o bom funcionamento da União Europeia, pois todas elas exercem as funções fundamentais, apesar de que se poderia aumentar as funções de algumas instituições e eliminar pelo menos uma instituição. Outra coisa que também poderia ser mudada seria diminuir a duração dos mandatos dos juízes e deputados.
  17. 17. Bibliografia Europa – Conselho Europeu consultado em 23 de Outubro de 2012 em http://europa.eu/about-eu/institutions- bodies/european-council/index_pt.htm Europa – Comissão Europeia consultado em 22 de Outubro de 2012 em http://europa.eu/about-eu/institutions- bodies/european-commission/index_pt.htm Wikipédia – Parlamento Europeu consultado em 25 de Outubro de 2012 em http://pt.wikipedia.org/wiki/Parlamento_Europeu Europa – Tribunal de Justiça da União Europeia consultado em 26 de Outubro de 2012 em http://europa.eu/about- eu/institutions-bodies/court-justice/index_pt.htm

×