Successfully reported this slideshow.
Your SlideShare is downloading. ×

Informática Aula2

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Loading in …3
×

Check these out next

1 of 3 Ad

More Related Content

Slideshows for you (20)

Advertisement

Similar to Informática Aula2 (20)

Advertisement

Informática Aula2

  1. 1. INFORMÁTICA Prof. Dr. Ivan Luiz Marques Ricarte Aula 2 – Elementos da organização dos computadores. O computador pode ser definido como um sistema complexo, composto por diversos módulos organizados de tal forma que possibilitem a entrada de dados para processamento e posterior entrega dos resultados. Dados Antes de falar da organização propriamente dita, cabe esclarecer sobre como o computador entende o que queremos e como os dados são processados. Para realizar uma tarefa, um computador precisa receber instruções. As instruções que os computadores entendem, porém, é formada somente por dois símbolos: 0 ou 1. Podemos dizer, portanto, que os computadores utilizam uma linguagem binária, na qual todas as instruções são representadas apenas de duas maneiras, ou 0, ou 1, o que, para eles significa “LIGADO” ou “DESLIGADO” (ON ou OFF). A unidade física responsável por transmitir essa informação é o TRANSISTOR. O transistor pode permitir a passagem de corrente elétrica, o que para o computador significa 1, ou ligado.
  2. 2. Ou ainda, pode impedir a passagem da corrente elétrica, o que para o computador será entendido como 0, ou desligado. Com esse sistema, o computador consegue realizar todas as tarefas para as quais foi programado. Componentes de um computador O computador é composto pelos dispositivos de entrada e saída de dados (periféricos), pelo processador (CPU ou UCP – Unidade Central de Processamento) e pela memória. PROCESSADOR (CPU) O processador é considerado o cérebro do computador, pois é ele quem recebe as instruções, processa e as transforma na resposta desejada. Essas instruções chegam ao processador como um conjunto de bits, chamado de bytes. Cada byte é composto por 8 bits, ou seja, 0 ou 1. A quantidade de bits de um processador indica o tamanho da “palavra” que ele utilizará. Ou seja, quanto maior a quantidade de bits, maiores são as “palavras” utilizadas. Por ser operado no sistema binário, a quantidade de bits deverá ser sempre um expoente de 2 (4, 8, 16, 32, 64). Com o avanço da tecnologia e a possibilidade de fabricar processadores cada vez menores, hoje é possível colocar dentro de cada chip um pacote de processadores, chamados de Núcleos (CORE).
  3. 3. MEMÓRIA Para os processadores fazerem o seu papel, é preciso que as informações na forma de bits já cheguem prontas. E é justamente este o papel da memória PRINCIPAL ou PRIMÁRIA. A memória principal recebe as informações vindas dos dispositivos de entrada, registra e manda para o processador. Após o processamento dos dados, a CPU encaminha as respostas novamente para a memória, que vai envia-la aos dispositivos de saída. Esse tipo de memória é considerada volátil, pois, ao se desligar o computador, as informações nela registradas se apagam. Para que possamos registrar dados de maneira que os mesmos não se percam ao desligar o computador, recorremos às memórias secundárias. Essas memórias não são voláteis e podem armazenar uma quantidade enorme de informações, podendo chegar a Terabytes. No entanto, são extremamente lentas quando comparadas com a memória primária. PERIFÉRICOS Os periféricos são os dispositivos responsáveis pela entrada e a saída de dados. Os responsáveis pela entrada de dados (teclado, mouse, telas touch-screen, scanners) são os dispositivos periféricos de entrada, e os responsáveis pela saída dos mesmos (tela, impressora, caixa de som) são os dispositivos periféricos de saída. Resumindo, os dispositivos de entrada fazem a transformação das informações do mundo real para o computador, e os dispositivos de saída fazem a transformação das informações contidas no computador para o mundo real. Joel Vieira de Lima Júnior

×