Dicas de Redação Publicitária

8,213 views

Published on

Dicas básicas sobre o que é um profissional de redação publicitária.

Published in: Education

Dicas de Redação Publicitária

  1. 1. Redação Publicitária Joedes Ribeiro
  2. 2. “O poder das frases é quase o mesmo de uma estocada certeiraou um tiro, com largas vantagens.Se for das boas, a lâmina da frase deixa sua lembrança parasempre na carne da memória.Em relação ao tiro, a frase prescinde do escandaloso estampido,da inconveniência da pólvora e da aparência repulsiva do sangue.Só palavras. No meio da testa.”
  3. 3. É por essas e outras que há frases que a gente guarda pra sempre, queira ou não queira.
  4. 4. Conceito
  5. 5. Para redigir um bom anúncio, não basta o talento inatodo escritor.A  criatividade terá que se ajustar aos objetivos concretos queo serviço determina.O bom redator deverá, por isso mesmo, ser pessoa de culturageral, que saiba vasculhar a memória, em busca dos argumentosde que se valerá.Terá que dominar  as regras da lógica, porque o bom texto éaquele que encerra, nas frases curtas, o discurso retóricocompleto, com sua premissa, seus argumentos complementarese sua conclusão.
  6. 6. Todos que redigimos anúncios conhecemos a angústia na buscado trabalho perfeito.Sabemos como é árdua a tarefa de conciliar a frase sedutoracom o objetivo do anúncio, de forma a que a beleza nãoprejudique a informação, de que a emoção não comprometaa razão.E somos testemunhas da luta dos redatores na defesade seu trabalho.
  7. 7. O que é Redação Publicitária?
  8. 8. - Originalmente produção de texto;- Capacidade de escrever textos persuasivospara comunicação mercadológica;- “Fernando Pessoa” foi redator publicitário;- Jornalistas eram redatores publicitários;- Redigir para a propaganda;
  9. 9. A função do redator é escrever:-Textos para anúncios;-Títulos, Slogans;- Roteiros;- Nomes para produtos;- Chamadas, vinhetas;
  10. 10. #Dicas
  11. 11. #01 - Escreva do mesmo jeito que você fala.- Melhor ainda, tente escrever usando a linguagemfalada do seu target;- A informalidade é uma das marcas da propaganda;- Existem exceções!
  12. 12. #02 - A importância do marketing na vida de um redator.- Redator de propaganda não é um literato;- O redator tem que entender alguma coisa de posicionamento;
  13. 13. #03 - Conceitos e assinaturas. Baita responsa.- Um bom conceito deve traduzir a verdade que estápor trás de uma marca;- Deve ser objetivo e fácil de compreender;- Deve ser memorável e curto;
  14. 14. #04 – Subtítulo (Amigão do peito).- O subtítulo tem a função de explicar alguma coisa;- Os redatores que trabalham com produtos maistécnicos em geral podem criar títulos mais impactantesse usarem o subtítulo para concluir a idéia.
  15. 15. #05 -Texto de anúncio tem que servir pra alguma coisa.- Um texto tem que ter um razão para existir,ele não pode ser usado apenas para embelezar o anúncio.- Tem que apresentar uma informação relevante parao consumidor.Essa informação pode ter a função de emocionar,explicar, vender ou mesmo divertir.
  16. 16. #06 -Texto vendedor:o que é verdade pra um cliente, não é pro outro.- Esse papo de fazer um texto vendedor é folclore.Todo texto publicitário é vendedor. Se não for, não é propaganda.- O mais importante de tudo é encontrar os argumentos certospara convencer quem está do outro lado: o consumidor.
  17. 17. #07 - Como se comportar diante de um revisor que achavocê um analfabeto.- Ortografia, pontuação, sintaxe, morfologia, concordância,estilo e, às vezes, na lógica.- Lembre-se que todos esperam que um redator domineseu instrumento de trabalho.
  18. 18. #08 - Mexer no seu texto não é mexer no seu ego.- O redator se apega a um texto como se fosse um filho.Não se envolva emocionalmente com o job.Depois desse texto virá outro, depois desse clientetambém virá outro.É só propaganda. Além do mais, quem está mexendotem lá suas razões.- Não importa se é o cliente, o atendimento ou odiretor de criação: saber negociar é um dosatributos da profissão. Negocie sempre.
  19. 19. #09 -Tudo começa no briefing.- Esse talvez seja o grande segredo do universo:o que o briefing quer dizer?
  20. 20. #10 - O redator na visão do filósofo.- Voltaire, filósofo francês: "escrever é a arte de cortar palavras".
  21. 21. Obrigado pela atenção! Joedes Ribeiro @joedes1www.slideshare.net/joedesribeiro

×