Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA - TP3

2,969 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA - TP3

  1. 1. Relato de Experiência – TP3 Escola Básica Municipal Osmar Cunha Profª Jociane Araujo Peres da Luz. Série 7ª Turmas 71, 72 Nº alunos: 30 alunos cada turma Planejar a atividade estipulada pelo curso do GESTAR II, neste caso, não foi difícil já que o que foi solicitado já estava em meu plano de aula e que, por ventura, tinha acabado de trabalhar com os meus alunos. Aproveitei um texto que eu já havia pesquisado para passar às turmas e feito as fotocópias. A forma como a atividade foi aplicada foi de acordo com o planejamento de aula (a Escola já possui uma cópia deste planejamento). Os alunos gostaram muito de fazer a atividade achando-a bem interessante. Houveram produções textuais surpreendentes! Da mesma forma que os alunos gostaram, eu também adorei. Creio que meus objetivos foram alcançados porque eles conseguiram produzir um conto de forma narrativa na qual eles fizeram e entenderam todos os processos do gênero e do tipo textual. Abaixo, cito o planejamento de aula, o texto e a atividade aplicada: PLANO DE AULA: Estudo dos Gêneros Textuais Objetivo Geral Compreender a estrutura narrativa e do conto, bem como, saber usá-las no cotidiano. Objetivo Específico Conhecer e saber reconhecer o gênero literário e sua estrutura textual bem como a tipologia textual utilizada no texto e cotidianamente. Produzir por escrito e relatar de forma oral um conto narrativo. Conteúdo Específico: NARRATIVA – o que é; quais as suas características (tempo, ação, personagens, espaço), tipos de narrativas. CONTO – o que é; quais as características principais (tempo, ação, personagens, espaço). Metodologia/Recursos: texto fragmentado “A chave de ouro”, de Grimm; fotocópias deste texto, folha com atividades, caneta, lápis, borracha, caderno, painel explicativo do conteúdo específico, lápis de cor. Horas/aula: 04 (quatro)
  2. 2. TEXTO: Leia abaixo, o início do conto A chave de ouro, de Grimm, um escritor alemão do século XIX. Certa vez, num rigoroso inverno, quando espesso manto de neve cobria a terra, um pobre rapaz teve de sair para buscar lenha num trenó. Depois de a ter recolhido, quis aquecer-se um pouco antes de voltar para casa, pois estava que não podia agüentar mais de frio. Ao remover a neve de um trecho do solo, para acender uma fogueira, ele encontrou uma chavezinha de ouro. Acreditando que, onde estivesse a chave, deveria estar a fechadura, continuou a escavar a terra e achou um cofre de ferro. “Tomara que a chave sirva”, - pensou ele, - “na certa há coisas preciosas aí dentro”. Embora procurasse muito, não via nenhum buraco de fechadura. Finalmente, encontrou-o, mas tão pequenino que mal se podia ver. Experimentou e, de fato, a chave serviu. Deu a volta e... (Contos de Grimm. Porto Alegre: Globo, 1970, v.2, p. 327) ATIVIDADE: 1. O que é conto? 2. Quais as características principais deste conto? 3. Que coisas preciosas poderia haver num cofre de ferro que se abre com uma chavezinha de ouro? E, se contrariamente a expectativa do pobre rapaz, o cofre deixasse escapar um gênio do mal? Ou um palhaço brincalhão? Invente o resto da história, supondo que você adora história de humor ou de suspense. Procure empregar o padrão culto da língua, imitando o autor do conto lido. Dê um título ao seu texto e, se quiser, ilustre-o.

×