Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Eja Sustentabilidade

  • Login to see the comments

Eja Sustentabilidade

  1. 1. COMO A SOCIEDADE BRASILEIRA PODE SE TORNAR SUSTENTÁVEL O QUE É CONSUMO E SUSTENTABILIDADE QUAIS SÃO AS FONTES ENERGÉTICAS QUE O BRASIL UTILIZA QUE MEDIDAS O GOVERNO PODE TOMAR PARA DIMINUIR A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA COMO A SOCIEDADE BRASILEIRA VEM TRATANDO O MEIO AMBIENTE AO LONGO DO TEMPO O QUE NÓS PODEMOS FAZER PARA NÃO POLUIR O MEIO AMBIENTE QUAIS SÃO AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A SUSTENTABILIDADE DO BRASIL
  2. 2. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É O DESENVOLVIMENTO CAPAZ DE SUPRIR AS NECESSIDADES DA GERAÇÃO ATUAL, SEM COMPROMETER A CAPACIDADE DE ATENDER AS NECESSIDADES DAS FUTURAS GERAÇÕES. É O DESENVOLVIMENTO QUE NÃO ESGOTA OS RECURSOS PARA O FUTURO.
  3. 3. CONSUMO E CONSUMISMO CONSUMO É a compra e/ou venda de produtos que se gasta; despesa. No consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para a sobrevivência. CONSUMISMO É o consumo exagerado e supérfluo de bens. No consumismo, o consumidor gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos que muitas vezes nem são o melhor para ele.
  4. 4. CONSUMO SUSTENTÁVEL É adquirir somente produtos necessários, sem exageros, de forma equilibrada e que não prejudique o meio ambiente e as futuras gerações.
  5. 5. SUSTENTABILIDADE Sustentabilidade envolve, na prática, o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas.
  6. 6. QUAIS SÃO AS FONTES ENERGÉTICAS QUE O BRASIL UTILIZA Várias são as fontes de energia. As mais conhecidas são: fóssil, eólica, solar, hídrica e a biomassa. Energia Fóssil é aquela obtida de restos de animais de longos tempos. Dessa energia se obtém o petróleo, o gás natural e o carvão. O petróleo é um dos principais combustíveis do mundo. Porém, é um grande emissor de gás poluente que causa o efeito estufa e o aquecimento global.
  7. 7. Energia Solar é obtida com a captação da luz do sol feita por placas compostas de células fotovoltáicas. A vantagem desta energia são os números de dias ensolarados no Brasil. A desvantagem é o custo/benefício inicial. Biomassa é produzida da queima, da fermentação e do refinamento de substâncias químicas encontradas em vegetais (cana-de-açúcar, babaçu, mamona, milho e beterraba). A vantagem é o baixo custo de produção, renovação da matéria-prima e reaproveitamento dos resíduos. A desvantagem é em relação ao plantio desses vegetais em grande escala que tende a privilegiar a monocultura (cultivo de um único produto) o que pode empobrecer o solo.
  8. 8. Energia Eólica e Hídrica são produzidas com o mesmo princípio mecânico. A força da água movimenta as turbinas da usina e produz energia mecânica. No interior de um gerador, ela é transformada em energia elétrica, enviada para uma subestação e distribuída para os consumidores. O impulso dos ventos faz as pás rodarem, acionando geradores que produzem energia elétrica. Levada por fios até uma subestação, é distribuída nas cidades. A energia mecânica dos cata-ventos também aciona bombas em sistemas de irrigação. A vantagem da energia eólica se deve às condições de vento do litoral brasileiro. A desvantagem, é a poluição sonora e riscos de colisão de pássaros em rotas migratórias. A vatagem da energia hídrica vem do potencial hídrico dos rios. A desvantagem, é a inundação de grandes áreas de cidades brasileiras.
  9. 9. QUE MEDIDAS O GOVERNO PODE TOMAR PARA DIMINUIR A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA <ul><li>Secretarias Estaduais do Meio Ambiente do Brasil se reuniram no final de fevereiro de 2011 para discutir sobre a política nacional de resíduos sólidos (PNRS). </li></ul><ul><li>objetivo : estabelecer diretrizes no Ministério do Meio Ambiente para a implantação da coleta seletiva em todas as cidades brasileiras. </li></ul><ul><li>Agência Nacional da Água (ANA) – no dia 01 de março de 2011 – Dia Mundial do Meio Ambiente – os secretários se reuniram novamente. </li></ul><ul><li>objetivo : estabelecer normas para a implantação do sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos (SINGREH). </li></ul>
  10. 10. Secretaria de Recursos Hídricos – para seus integrantes, os encontros orientam a respeito do que deve constar nos planos estaduais e ainda incentiva a reciclagem e a coleta seletiva do lixo nos estados brasileiros. INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia) – o Inmetro e outros órgãos envolvidos na questão, estão formando uma parceria para implantar um requisito de avaliação de conformidade a fim de criar uma etiqueta obrigatória nos aparelhos eletro-eletrônicos sobre o rendimento dos mesmos.
  11. 11. Fórum Brasileiro de Organizações Não-Governamentais e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – possuem um projeto de reflexão e mobilização social pela transformação da sociedade brasileira em favor da sustentabilidade ecológica, da democracia, dos direitos humanos, da justiça social e da qualidade de vida.
  12. 12. COMO A SOCIEDADE BRASILEIRA VEM TRATANDO O MEIO AMBIENTE AO LONGO DO TEMPO “ O CONSUMO E O DESPERDÍCIO SÃO OS PECADOS DAS CIDADES GRANDES”. As metrópolis (grandes cidades e centros urbanos) oferecem oportunidades de trabalho, lazer, acesso ao consumo, à cultura, às informações, equipamentos de saúde e educação, convívio social intenso e diversificado. MAS COMO USUFRUIR (SE UTILIZAR) PLENAMENTE TUDO ISSO QUE A CIDADE NOS TRAZ?
  13. 13. Segundo alguns estudos realizados entre os anos de 1970 e 2000, a poluição do ar pode diminuir em até um ano a expectativa de vida de seus habitantes . No Brasil, a preocupação com a escassez (falta) de água potável está apenas começando, pois dispomos de cerca de 12% da água doce em estado líquido do planeta. Energia se economiza! manter os hábitos de economia, mesmo sem ter o risco de ter a luz cortada é muito importante num país como o nosso, no qual as hidroelétricas geram 92% da energia. Geladeira, chuveiro, iluminação e televisão são responsáveis por 85% da conta de energia elétrica nas residências.
  14. 16. O LIXO NOSSO DE CADA DIA No início dos anos 2000, as cidades brasileiras produziram mais de 90 mil toneladas de lixo por dia. No entanto, 27% dos domicílios não dispunha de qualquer tipo de coleta. Apenas 60% dos resíduos eram recolhidos; o restante acabavam nos rios, nas ruas e em lixões clandestinos. Calcula-se que dos resíduos coletados no País, 35% poderiam ser transformados em adubo orgânico e outros 35%, reciclados.
  15. 19. TRANSPORTE TRANSPORTE: ÍCONE DA VIDA URBANA Há bom tempo a mobilidade urbana tem sido realizada por carros, ônibus e motos nas cidades. Porém, o trânsito está aumentando desenfreadamente e isto vem gerando congestionamentos quilométricos.
  16. 20. Essa é a imagem da vida urbana brasileira

×