Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

2012 01 31_17_joao_rei

452 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

2012 01 31_17_joao_rei

  1. 1. Como na Vida! Numa Escola de Compreender o Mundo Projeto 3º Ciclo do Ensino Básico 7º Ano – Ano Letivo 2011/2012 Ficha de Trabalho Orientação pelo Sol e pelas Estrelas Nome: João Correia Castro Rei______________________________________________ Nº 17 Turma: AProfessor: Duarte Nuno JanuárioData: 30 de Janeiro de 2012 Atividade prática:Stellarium é um programa no qual se pode observar, os movimentos dos planetas, das estrelas, das constelações, etc. Oobjetivo desta atividade era para nós identificarmos as diferenças do hemisfério Norte para o Sul e para conseguirmostrabalhar com o Stellarium. Mas o mais importante para o professor perceber se conseguimos apanhar a matéria dada. 1- Utilizando o software “Stellarium”, seguindo as instruções que te foram fornecidas, localiza-te em Matosinhos (hemisfério norte terrestre). Regista as coordenadas geográficas do local.1)- Orientação pelo Sola)
  2. 2. b) 8h - E 14h – S 9h - E 15h – S 10h - E 16h – O 11h – E 17h – O 12h – S 18h - O 13h – Sc)-A 21de junho o sol está mais alto do que nos outros dias. E é em 21 de dezembro que o sol se encontra com menosaltitude.2) Orientação pelas Estrelasa)
  3. 3. b) Linhas das constelações.c) Estrela polar está na cauda da Ursa Maior.d)
  4. 4. e) Deu para observar que de hora em hora o Sol vai subindo até as 13h e depois desce, mas anda sempre para o ladodireito.2-Utilizando o software “Stellarium”, seguindo as instruções que te foram fornecidas, localiza-te em Matosinhos(hemisfério sul terrestre). Regista as coordenadas geográficas do local.1)- Orientação pelo Sola)
  5. 5. b) 9h – E 17h – S10h – E 18h – S11h – E 19h – O12h – E 20h – O13h – E 21h – O14h – E 22h – O15h – E 23h – O16h – S 0h – Oc)A 21 de março, de junho, de setembro e de dezembro, o Sol mantem mais ao menos a mesma posição.2) Orientação pelas estreasa)
  6. 6. b) linha das constelaçõesc) crux (cruzeiro do Sul
  7. 7. d)e) Em relação a Matosinhos, em Buenos Aires o Sol nasce mais tarde e põe-se também muito mais tarde. De resto éigual.
  8. 8. Questões:1ª. Tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul terrestre o movimento do Sol é caracterizado pela sua trajectóriano sentido Este para Oeste.2ª. Os pontos cardeais indicados pelo Sol, no momento em que aparentemente se encontra mais alto, em ambos oshemisférios terrestres é no ponto cardeal Sul.3ª. No Verão que é a estação mais quente, o Sol encontra-se no pico mais alto, enquanto que no Inverno que é aestação mais fria, o Sol encontra-se na posição aparentemente mais próxima do solo. No Outono e na Primavera quesão as estações com temperaturas imtermédias, ou seja, nem muito quentes nem muito frias, o Sol encontra-se numaposição inferior há do sol no Verão mas superior há posição do Sol no Inerno, no entanto na Primavera encontra-se maisalto que a do Outono.4ª.5ª. Há noite podia me orientar se quisesse ir para Sul pelo Cruzeiro do Sul e se quisesse ir para Norte, primeiro tinha queencontrar a Ursa Maior e contar a distâncias das duas guardias 5 vezes projetadas para cima e encontraria a EstrelaPolar que me indicava o Norte.6ª.Conclui que no hemisfério Sul terrestre, o Sol nas diferentes estações não ganha a mesma altitude, e dura mais horas doque no hemisfério orte terrestre; que a crux (cruzeiro do Sul) independentemente da posição está sempre a apontarpara um ponto imaginário que é o ponto cardeal Sul. Está matéria é a amis fascinante do ano.

×