Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Comidas Típicas da Região Sul

9,466 views

Published on

Trabalho apresentado por alunos de nutrição da Faculdade Educacional de Além Paraíba - MG

Published in: Health & Medicine
  • Be the first to comment

Comidas Típicas da Região Sul

  1. 1. *Nutrição II* -Comidas Típicas da Região Sul.
  2. 2. Introdução: -A região Sul recebeu maior influência dos imigrantes europeus porque o clima da região era parecido com o da Europa tendo grande influencia na culinária da região.
  3. 3. Influências Culinárias: Índios :viviam no Paraná,introduziram o consumo de pinhão nas refeições e o da erva-mate acrescentando frutas e raízes na culinária do estado.
  4. 4. Influências Culinárias: Poloneses:eles contribuíram para a alimentação local, com o repolho à moda, o pão de leite e o consumo de sopas. Italianos: introduziram o cultivo da uva,onde explica o interesse pelo vinho dos paranaenses, a elaboração de pães, queijos, salames, massas em geral e sorvete.
  5. 5. Alimentos Típicos da Região:
  6. 6. Paraná -Barreado: .Um dos principais pratos típicos da região. .A base do prato é músculo de boi, goma de mandioca e farinha de mandioca transformada em pirão.
  7. 7. Benefícios desta combinação: Oferece diversas fontes de energia;a carne é rica em cálcio, ferro, fósforo e proteína;a mandioca também é energética sendo fonte de vitaminas do Complexo B e sais minerais. Pontos desfavoráveis: É extremamente calórico, podendo extrapolar as quantidades de gorduras nocivas ao coração.
  8. 8. Paraná -Carneiro no Buraco: • A carne de carneiro é outro costume da culinária paranaense onde está presente na preparação típica denominada carneiro no buraco, que consiste num cozido de carneiro com legumes e frutas (opcional) preparado de forma curiosa. •O prato é servido com arroz, almeirão e pirão.
  9. 9. Paraná -Pinhão: •O pinhão é a semente de uma árvore bem brasileira, o pinheiro (araucária angustifólia), encontrado no sul do país. •O pinhão apresenta um valioso teor nutricional. Sua polpa é formada de amido, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas
  10. 10. Paraná -Chimarrão: .Sua composição básica é a erva-mate , muito eficaz na redução da gordura corporal. •É utilizada como um coadjuvante em programas de emagrecimento. •Estudos apontam que ela é rica em xantinas (cafeína, teofilina) e tem ação termogênica: aumenta o gasto energético e, simultaneamente, promove a lipólise, ou seja, a degradação das gorduras no nosso organismo.
  11. 11.  "Ela também tem fortes propriedades diuréticas e laxativas, por isso auxilia no emagrecimento", revela a professora de Nutrição Gilberti Hübscher. “A erva-mate é considerada um alimento quase completo, pois contém a maioria dos nutrientes necessários ao nosso organismo”.
  12. 12.  Um estudo realizado pela USP apontou a ação da erva-mate na prevenção e tratamento da aterosclerose, doença causada pelo acúmulo de gordura nas artérias. "Ela é considerada um ótimo remédio para a pele e reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular", observa Gilberti Hübscher, especialista gaúcha.
  13. 13. Paraná -Dourado Assado: .O peixe é rico em proteínas, possui grande quantidade de minerais,como o cálcio, fósforo, iodo e cobalto. É fonte das vitaminas A, D e B. .Rico em ômega 3 que ajuda na prevenção de doenças cardíacas. .Tem papel principal no controle de colesterol no sangue e na perda de peso.
  14. 14. Santa Catarina -Camarão alho e oléo: •Camarões ficam mais nutritivos acompanhados por saladas – comprovado cientificamente. •O Camarão é um dos grandes causadores da Intoxicação Alimentar.
  15. 15. Benefícios desta combinação: O camarão é um crustáceo rico em proteínas e 100 gramas dele têm 82 calorias. Já o alho é um tempero natural que reforça o sistema imunológico, sendo uma importante arma contra as doenças. Alguns óleos, se usados no preparo, também são benéficos à saúde, como o de girassol. Pontos desfavoráveis: O camarão é rico em colesterol e sua carne é constituída basicamente por gorduras.
  16. 16. Rio Grande do Sul -Puchero: .O Puchero é um cozido feito com costela suína, paio, lombo, bacon, grão de bico, feijão branco, batata, cenoura, vagem e outros temperos .
  17. 17. Rio Grande do Sul -Churrasco:  No verdadeiro churrasco gaúcho, as carnes são temperadas apenas com sal grosso e assadas na brasa. Vários cortes bovinos, incluindo costela e matambre (capa da costela) podem ser recheados com legumes, linguiça e ovos.
  18. 18. Benefícios desta combinação:  As carnes são fontes de energia e proteínas e quando preparadas na brasa têm a quantidade de gordura reduzidas. Os ovos são ricos em gorduras boas, proteínas e antioxidantes. Já os legumes, em especial os de cor verde-escura, ajudam no bom funcionamento do organismo. Pontos desfavoráveis: O sal grosso é um dos principais vilões do churrasco, por ser extremamente rico em sódio, um inimigo do coração. As placas de gordura das carnes, quando não retiradas, também comprometem o sistema cardíaco. O ovo, quando frito, perde a maior parte dos nutrientes.
  19. 19. BIBLIOGRAFIA AUGUSTO, A. L. P. et al. Terapia Nutricional. São Paulo: Atheneu, 2002. AUGUSTO, A. L. P. et al. Terapia Nutricional. São Paulo: Atheneu, 1999. BERRY, J.K.; BAUM, C.L. Malnutrition in chronic obstructive pulmonary disease: adding insult to injury. AACN Clin Issues 12 (2): 210-9, 2001. BURR, M. L.; PHILLIPS, M. Anthropometric norms in the elderly. The British Journal of Nutrition, Great Britain, v.51, n.2, March, 1984. CARDOSO, S. P.; MARTINS, C. Interações Droga-Nutriente. Paraná: Nutroclínica, 1998. CARUSO, L. et al. Manual de Dietas Hospitalares. São Paulo: Atheneu, 2002. FLEURY. Manual de Exames. Laboratório Fleury. São Paulo, 1999.
  20. 20. Muito Obrigada!!!!! Grupo: Clarissa Salvio Ingrid Quindeler João Pedro Rodrigues Karen Corrêa Vinicius Marques

×