Comidas Típicas da Região Sul

9,226 views

Published on

Trabalho apresentado por alunos de nutrição da Faculdade Educacional de Além Paraíba - MG

Published in: Health & Medicine
0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
9,226
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
157
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Comidas Típicas da Região Sul

  1. 1. *Nutrição II* -Comidas Típicas da Região Sul.
  2. 2. Introdução: -A região Sul recebeu maior influência dos imigrantes europeus porque o clima da região era parecido com o da Europa tendo grande influencia na culinária da região.
  3. 3. Influências Culinárias: Índios :viviam no Paraná,introduziram o consumo de pinhão nas refeições e o da erva-mate acrescentando frutas e raízes na culinária do estado.
  4. 4. Influências Culinárias: Poloneses:eles contribuíram para a alimentação local, com o repolho à moda, o pão de leite e o consumo de sopas. Italianos: introduziram o cultivo da uva,onde explica o interesse pelo vinho dos paranaenses, a elaboração de pães, queijos, salames, massas em geral e sorvete.
  5. 5. Alimentos Típicos da Região:
  6. 6. Paraná -Barreado: .Um dos principais pratos típicos da região. .A base do prato é músculo de boi, goma de mandioca e farinha de mandioca transformada em pirão.
  7. 7. Benefícios desta combinação: Oferece diversas fontes de energia;a carne é rica em cálcio, ferro, fósforo e proteína;a mandioca também é energética sendo fonte de vitaminas do Complexo B e sais minerais. Pontos desfavoráveis: É extremamente calórico, podendo extrapolar as quantidades de gorduras nocivas ao coração.
  8. 8. Paraná -Carneiro no Buraco: • A carne de carneiro é outro costume da culinária paranaense onde está presente na preparação típica denominada carneiro no buraco, que consiste num cozido de carneiro com legumes e frutas (opcional) preparado de forma curiosa. •O prato é servido com arroz, almeirão e pirão.
  9. 9. Paraná -Pinhão: •O pinhão é a semente de uma árvore bem brasileira, o pinheiro (araucária angustifólia), encontrado no sul do país. •O pinhão apresenta um valioso teor nutricional. Sua polpa é formada de amido, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas
  10. 10. Paraná -Chimarrão: .Sua composição básica é a erva-mate , muito eficaz na redução da gordura corporal. •É utilizada como um coadjuvante em programas de emagrecimento. •Estudos apontam que ela é rica em xantinas (cafeína, teofilina) e tem ação termogênica: aumenta o gasto energético e, simultaneamente, promove a lipólise, ou seja, a degradação das gorduras no nosso organismo.
  11. 11.  "Ela também tem fortes propriedades diuréticas e laxativas, por isso auxilia no emagrecimento", revela a professora de Nutrição Gilberti Hübscher. “A erva-mate é considerada um alimento quase completo, pois contém a maioria dos nutrientes necessários ao nosso organismo”.
  12. 12.  Um estudo realizado pela USP apontou a ação da erva-mate na prevenção e tratamento da aterosclerose, doença causada pelo acúmulo de gordura nas artérias. "Ela é considerada um ótimo remédio para a pele e reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular", observa Gilberti Hübscher, especialista gaúcha.
  13. 13. Paraná -Dourado Assado: .O peixe é rico em proteínas, possui grande quantidade de minerais,como o cálcio, fósforo, iodo e cobalto. É fonte das vitaminas A, D e B. .Rico em ômega 3 que ajuda na prevenção de doenças cardíacas. .Tem papel principal no controle de colesterol no sangue e na perda de peso.
  14. 14. Santa Catarina -Camarão alho e oléo: •Camarões ficam mais nutritivos acompanhados por saladas – comprovado cientificamente. •O Camarão é um dos grandes causadores da Intoxicação Alimentar.
  15. 15. Benefícios desta combinação: O camarão é um crustáceo rico em proteínas e 100 gramas dele têm 82 calorias. Já o alho é um tempero natural que reforça o sistema imunológico, sendo uma importante arma contra as doenças. Alguns óleos, se usados no preparo, também são benéficos à saúde, como o de girassol. Pontos desfavoráveis: O camarão é rico em colesterol e sua carne é constituída basicamente por gorduras.
  16. 16. Rio Grande do Sul -Puchero: .O Puchero é um cozido feito com costela suína, paio, lombo, bacon, grão de bico, feijão branco, batata, cenoura, vagem e outros temperos .
  17. 17. Rio Grande do Sul -Churrasco:  No verdadeiro churrasco gaúcho, as carnes são temperadas apenas com sal grosso e assadas na brasa. Vários cortes bovinos, incluindo costela e matambre (capa da costela) podem ser recheados com legumes, linguiça e ovos.
  18. 18. Benefícios desta combinação:  As carnes são fontes de energia e proteínas e quando preparadas na brasa têm a quantidade de gordura reduzidas. Os ovos são ricos em gorduras boas, proteínas e antioxidantes. Já os legumes, em especial os de cor verde-escura, ajudam no bom funcionamento do organismo. Pontos desfavoráveis: O sal grosso é um dos principais vilões do churrasco, por ser extremamente rico em sódio, um inimigo do coração. As placas de gordura das carnes, quando não retiradas, também comprometem o sistema cardíaco. O ovo, quando frito, perde a maior parte dos nutrientes.
  19. 19. BIBLIOGRAFIA AUGUSTO, A. L. P. et al. Terapia Nutricional. São Paulo: Atheneu, 2002. AUGUSTO, A. L. P. et al. Terapia Nutricional. São Paulo: Atheneu, 1999. BERRY, J.K.; BAUM, C.L. Malnutrition in chronic obstructive pulmonary disease: adding insult to injury. AACN Clin Issues 12 (2): 210-9, 2001. BURR, M. L.; PHILLIPS, M. Anthropometric norms in the elderly. The British Journal of Nutrition, Great Britain, v.51, n.2, March, 1984. CARDOSO, S. P.; MARTINS, C. Interações Droga-Nutriente. Paraná: Nutroclínica, 1998. CARUSO, L. et al. Manual de Dietas Hospitalares. São Paulo: Atheneu, 2002. FLEURY. Manual de Exames. Laboratório Fleury. São Paulo, 1999.
  20. 20. Muito Obrigada!!!!! Grupo: Clarissa Salvio Ingrid Quindeler João Pedro Rodrigues Karen Corrêa Vinicius Marques

×