Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Linalol- propriedades físicas e químicas

4,648 views

Published on

Published in: Health & Medicine
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Linalol- propriedades físicas e químicas

  1. 1. Metabólito secundário de Aniba Roseaodora
  2. 2. Aniba Roseaodora REINO Plantae DIVISÃO Magnoliophyta CLASSE Magnoliopsida ORDEM Laurales FAMÍLIA Lauraceae GÊNERO Aniba ESPÉCIE A. Roseaodora
  3. 3. CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS  Porte É uma árvore de grande porte, podendo atingir 30m de altura e 2m de diâmetro.  Caule O tronco apresenta um formato reto e ramificado no ápice, formando uma copa pequena. Sua casca tem coloração pardo- amarelada ou pardo-avermelhada, que se desprende em grandes placas.  Folhas As folhas são coriáceas, simples, alternas, ovais com inserção em um dos pólos, elípticas ou obovado-lanceoladas (mais largas no meio ou na base tendendo a uma forma em lança), com 6-25cm de comprimento e 2,510cm de largura. Suas margens são recurvadas ou planas, com face superior sem tricomas (pêlos) e verde-escura e a face inferior com tricomas e de coloração amarelo pálida.
  4. 4.  Flores As flores são amarelo-ferruginosas, hermafroditas e diminutas, dispostas em panículas subterminais. Suas pétalas e sépalas, as quais são idênticas, se organizam em dois conjuntos. Os estames, em número de nove, estão distribuídos em três conjuntos com três estames cada. Já o ovário é central, o qual está inserido acima do eixo de inserção das pétalas e apresenta um óvulo. Reproduz-se através de fecundação cruzada, garantida pela ocorrência de dicogamia sincronizada, ou seja, o amadurecimento dos órgãos reprodutores, masculino e feminino, ocorre em momentos distintos.  Frutos O fruto é uma baga de coloração violáceo-escura, elipsóide ou subglobosa, com 2-3cm de comprimento e 1,5-2cm de diâmetro. Possui casca fina e polpa carnosa de coloração amarelo-esverdeada. Está inserido em uma cúpula espessa de 1cm de comprimento. Contém 1 semente ovóide, com 2,6cm de comprimento e 1,5cm de diâmetro.
  5. 5. PROPRIEDADES QUÍMICAS DO LINALOL  O linalol, 3,7-dimetil-octa-1,6-dien-3-ol, fórmula C10H18O, massa molecular correspondente a 154.2493 g.mol-1 é um álcool monoterpênico de cadeia aberta. Pode ser encontrado na natureza sob a forma de uma mistura de isômeros.     Na molécula de linalol, salienta-se: a presença de duas insaturações; a presença de uma hidroxila da função álcool; Possui um átomo de carbono assimétrico.  O linalol é um álcool monoterpênico, biossintetizado por inúmeras plantas e que possui um importante papel na polinização. É muito empregado com a finalidade de aromatizar produtos, como perfumes, sabonetes, cosméticos e produtos de limpeza, sendo uma matériaprima expressiva para a perfumaria. O (-)-linalol é descrito como amadeirado, floral e refrescante, enquanto o (+)-enantiômero apresenta odor adocicado, cítrico e herbáceo O linalol é o constituinte majoritário do óleo essencial de pau-rosa (Aniba rosaeodora Ducke var. amazonica Ducke, Lauraceae), árvore nativa da Amazônia. Para obtenção de 180 litros deste óleo, necessita-se de aproximadamente 15 a 20 toneladas de madeira.   Pode ser obtido por síntese parcial a partir de a ou b-pinenos, que sofrem reações consecutivas de hidrogenação, oxidação e rearranjo térmico, para dar o linalol (1).
  6. 6. Linalol em Aniba Roseaodora  O linalol é extraído do óleo essencial obtido de folhas, flores, frutos, caules, caulículos e folíolos de A. roseaodora. Nessa planta, possui importante função ligada a atração de agentes polinizadores.
  7. 7. PRINCIPAIS USOS E APLICAÇÕES DO LINALOL  O Linalol é usado em larga escala por indústrias de cosméticos, aromáticas e de limpeza. Aproximadamente 70% de todos os compostos produzidos por essas indústrias contém linalol em sua fórmula.  Estudos revelam que o linalol apresenta atividade anti- inflamatória e analgésica (Peana et al., 2003 e Peana et al., 2002) e antimicrobiana (Sarrazim, et al., 2010). Apresenta também, efeito anestésico local inibindo neurônios do sistema nervoso central e sensorial (NARUSUYE et al., 2005). Dependendo da dose o linalol, apresenta efeitos Além destas propriedades apresenta ações hipnóticas e hipotérmicas. Além disso, o linalol apresentou ações sedativas, sem trazer comprometimento nas funções motoras de camundongos (LINCK et al., 2009), além de anticonvulsivantes (BRUM et al., 2001).

×