aprendizagem ativa

2,673 views

Published on

Aprendizagem atividade

Joao Jose Saraiva da Fonseca

http://joaojosefonseca1.blogspot.com/

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,673
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
18
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

aprendizagem ativa

  1. 1. Visões de aprendizagem ativa João José Saraiva da Fonseca
  2. 33. Critérios para selecionar e ponderar o valor educativo das atividades ao oferecer um esquema de programação alternativo ao modelo de objetivos: 1 . Que a atividade permita ao aluno tomar decisões racionais quanto ao modo de desenvolvê-la. É mais importante, por exemplo, que o aluno possa escolher entre fontes de informação do que lhe seja permitido decidir quando desenvolverá a atividade: agora ou mais tarde. 2. Uma atividade é mais essencial do que outra se facilita ao aluno desempenhar um papel aula c: pesquisar, expor, observar, entrevistar, participar em simulações, etc., em vez de escutar, preencher fichas ou participar em discussões rotineiras com o professor.
  3. 34. 3 - Uma atividade que permita ao aluno ou o estimule a se comprometer na pesquisa das idéias, na aplicação de processos intelectuais ou em problemas pessoais e sociais é mais importante que outra que não o faça. Envolver-se em temas que colocam a verdade, a justiça, a beleza, a comprovação de hipóteses, a identificação de pressupostos, etc. c mais rentável do que tratar tópicos sem questionar problemas de importância. 4- Uma atividade terá mais valor do que outra se envolve o aluno com a realidade: tocando, manipulando, aplicando, examinando, recolhendo objetos e materiais e não só pintando, escrevendo, narrando, etc.
  4. 35. 5 - Uma atividade é mais importante do que outra se pode envolver nela alunos com diferentes interesses e níveis de capacidade. Tarefas como imaginar, comparar, classificar ou resumir não impõem normas únicas de rendimento nos resultados possíveis. 6 - As atira idades que estimulam os estudantes a examinar idéias ou à aplicação de processos intelectuais a novas situações, contextos ou materiais são mais valiosas do que as que não estabelecem continuidade entre o estudado previamente e as novas aquisições.
  5. 36. 7. As atividades terão mais valor educativo se exigem que os estudantes examinem temas ou aspectos nos quais as pessoas não costumam se deter normalmente e que são ignorados pelos meios de comunicação: sexo, religião, guerra, paz, etc. 8. As atividades que obrigam a aceitação de um certo risco de sucesso ou crítica, que podem supor sair de caminhos muito perco aprovados socialmente, têm maior potencialidade que as que não têm esse risco.
  6. 37. 9. Uma atividade é melhor que outra se exige dos alunos que, revisem e aperfeiçoem seus esforços iniciais, em vez serem meras "tarefas a completar", sem lugar para a critica nem aperfeiçoamento progressivo, efetuando-as de uma vez por todas. 10. As tarefas que comprometem os estudantes na aplicação e de regras significativas, normas ou disciplinas, controlando o q metendo-o à análise de estilo e sintaxe, são mais importantes do ignoram a necessidade dessa regulação.
  7. 38. 11. As atividades que dão oportunidade aos estudantes de planejar e participar em seu desenvolvimento e resultados são melhores do que as que não oferecem essas oportunidades. 12. Uma atividade é mais importante se permite a acolhida de ia alunos para que se comprometam pessoalmente.

×