Educação, ciência e cidadania.

1,706 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,706
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
453
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Educação, ciência e cidadania.

  1. 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁINSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASLICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICASSEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIASEducação, Ciência e Cidadania.Luciano SouzaMagno RomárioOseias Junior
  2. 2. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO COMO PROCESSO DECONSTRUÇÃO DA CIDADANIA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Que tipo educação estamos recebendo nas escolas? Quais osfins da educação? E qual é o nosso papel na sociedade? A educação tem o papel de preparar o indivíduo para asociedade, desenvolver o seu senso crítico, sua capacidade dediscutir e debater questões e problemas de implicações sociais.
  3. 3. O PROFESSOR COMO AGENTE MEDIADOR PARA ADESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA. O professor precisa trazer problemas e estimular o debate, a fimde que os alunos possam discutir os diferentes tipos de soluçõespara um determinado problema. Deve-se valorizar a resposta do aluno, ao invés de admitirapenas um tipo de resposta estereotipada, dentro do modeloapresentado pelo professor.
  4. 4. EDUCADORES X TRANSMISSORES DE IDEIAS E OPINIÕES.
  5. 5. CIÊNCIA E CIDADANIA: AS NOVAS TECNOLOGIAS DAINFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PODEM CONTRIBUIR ESERVIR COMO UM MEIO PARA A MANIFESTAÇÃO DA NOSSACIDADANIA.
  6. 6. POR OUTRO LADO, TAMBÉM EXISTEM OS FATORES QUEBLOQUEIAM E LIMITAM O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
  7. 7. DE QUE FORMA ESTAMOS NOS APROPRIADO DOCONHECIMENTO CIENTÍFICO? PENSAMOS NASCONSEQUÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS OU AGIMOS DE FORMAUTILITARISTA? O processo de educação para ciência pode preparar o indivíduopara fazer o uso racional do conhecimento científico etecnológico e desenvolver nele o sentimento solidário pensandono que é melhor pra comunidade. Contudo, esse processo pode seguir o caminho reverso epreparar o indivíduo para explorar o conhecimento científico parasi, independente das consequências sociais e ambientais.
  8. 8. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS): UMA NOVAPROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.
  9. 9. OBJETIVOS DA ABORDAGEM CTS Abordagem interdisciplinar de forma que a ciência seja estudadade maneira inter-relacionada com a tecnologia e a sociedade. Levar para o cotidiano dos alunos questões relativas a problemassociais, ambientais e tecnológicos, prepará-los para tomaremdecisões significativas em ciência e tecnologia de forma com quepossam propor possíveis soluções.
  10. 10. CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM CTS PARA ODESENVOLVIMENTO DO SUJEITO-CIDADÃO.
  11. 11. CONCLUSÃONão há como formar cidadãos sem desenvolver valores desolidariedade, de fraternidade, consciência do compromissosocial, de reciprocidade, de respeito ao próximo e de generosidade.Com isso, a educação conjuntamente com a ciência tem comofinalidade despertar a curiosidade do indivíduo, sensibilizá-lo sobreproblemas socioambientais para que o mesmo se insira nasociedade visando soluções para o bem social, exercendo a suacidadania.
  12. 12. BIBLIOGRAFIA DOS SANTOS, Wildson Luiz Pereira; SCHNETZELER, RoseliPacheco. Ciência e Educação para a Cidadania in: Ciência, Éticae Cultura na Educação, 2001: p.256-259

×