Ciência e ensino de ciências

1,165 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Ciência e ensino de ciências

  1. 1. A educação científica é uma necessidade! O fracasso no ensino resulta na recusa da própria ciência Mas como alunos e professores enxergam a ciência?
  2. 2.  A ciência socialmente neutra.  Desvinculada de impactos naturais e sociais.  Sem clareza quanto à relação ciência-tecnologia.
  3. 3.  A ciência como obra de gênio isolados;  Um conhecimento reservado a minorias;  Com discriminações de natureza social e sexual
  4. 4. A importância teórica no modelo empírico A importância do trabalho experimental
  5. 5. Consiste na deturpação do que se entende por Método Científico, tornando-o uma série de passos pré-definidos. Faz-se necessário destaque ao “processo criativo” dentro do método, ao pensamento divergente. Uma visão relacionada ao modelo empiro-indutivista.
  6. 6.  Exclusão das problemáticas que originaram conhecimento;  A evolução do conhecimento, a história da ciência, é ignorada;  Desprezo às dificuldades e obstáculos que remodelaram o conhecimento ao longo do tempo. Por exemplo, imagine os Princípios da Lei da Evolução sem os questionamentos iniciais De Charles Darwin
  7. 7. A simplificação analítica Isso não significa dizer que necessariamente haverá parcelas de conhecimento
  8. 8. Pouco citada na literatura, consiste em reduzir o desenvolvimento científico a uma simples apresentação de conceitos sem passado. Ignora as mudanças causadas pelo conhecimento. “A interpretação simplista da evolução dos conceitos científicos”
  9. 9.  Visão elitista e individualista relaciona-se com a Visão descontextualizada e socialmente neutra;  A Visão rígida, algorítmica, fortalece a Visão acumulativa, que ignora crises e revoluções;  Todas acabam resumindo o ensino de ciências a uma simples transmissão de conhecimentos.
  10. 10.  A importância da prática no ensino de ciências  Algumas atitudes que favorecem o ensino de ciências .
  11. 11. Apesar de amplamente difundidas, há um esforço coletivo para que se amenize o poder destas visões deformadas sobre o ensino e vivência das ciências. Não se trata de menosprezar os padrões e métodos que, por décadas, regeram o desenvolvimento científico, porém faz-se necessária uma renovação no ensino.

×