SlideShare a Scribd company logo
1 of 49
Mídia GraduaçãoPUbliciadade e Propaganda Prof. João Filho
O que é outdoor?  ,[object Object]
 a publicidade a palavra OUTDOOR começou a ser utilizada como uma abreviação da expressão outdoor advertising, ou seja, propaganda ao ar livre
Todo outdoor é uma propaganda ao ar livre, mas nem toda propaganda ao ar livre é um outdoor. ,[object Object]
Bi-Semana O período de veiculação do Outdoor é de 14 dias, o que chamamos de BI-SEMANA.  São 26 bi-semanas por ano, começando na 02 e terminando na 52.  O número da Bi-Semana é sempre um número par.  A colagem é realizada em finais de semana e a cada Bi-Semana os cartazes são trocados.
É costume de cada empresa exibidora identificar suas tabuletas através da cor e/ou do formato de suas molduras. Além disso, as empresas costumam colocar sua identificação nas molduras contendo nome da empresa e telefone.
O Outdoor pode: ,[object Object],A produção de outdoors de papel é a mais utilizada já que apresenta o custo mais competitivo e permite a compra em maior escala. PAPEL Pode ser em serigrafia ( aindausada em largaescalaparagrandesqtdes , porémperde em qualidade ) ouimpressào digital.
Papel  Para a impressão digital, o papel utilizado é o couché, ideal para o outdoor com policromia (arte feita com várias cores). Além disso, é um papel que oferece a resistência suficiente para as intempéries a que se submete o cartaz.  Acabamento ,[object Object]
 Quando da impressão do cartaz, é praxe que o anunciante autorize a impressão de uma quantidade 10% maior que o número necessário. Este excedente servirá para a manutenção das folhas que venham ocasionalmente a ser danificadas e é conhecida como reserva técnica.,[object Object]
O Outdoor pode: ,[object Object],Já a lona tem um custo benefício diferenciado, já que tem maior durabilidade e confere uma apresentação visual de destaque. As lonas tem um apelomaior de qualidade em relaçaoaopapel , naoenruganachuva , as cores saomaisvivas , fatornegativoainda é o custo de produção.
Quando o outdoor é de lona... 1 2 Da placa vazia à afixação da lona. 3 4 5 6
Apliques Os apliques já não são mais novidade no mercado de mídia exterior, principalmente falando de outdoor. Eles “dão vida” à peça e causam grande impacto nos pedestres e motoristas.
Outdoors e junções: Já vimos os outdoors simples, ou seja, uma tabuleta. Abaixo exemplos de outdoors duplos, triplos e até quádruplos: DUPLO COM JUNÇÃO
TRIPLO COM JUNÇÃO
QUÁDRUPLO COM JUNÇÃO
Fora do formato 9X3, o outdoor passa a ser frontlight (painel) quando apresenta iluminação dianteira Caso a luz seja afixada na parte traseira do painel, a definição é backlight O formato do front e backlight é variado, mas o mais comum é o 12x4. Também existe o top sight, cujo visual é mais sintético e limpo, com o formato 3,5 X 5.
Triedo, Triface, Tridoor... 3 faces de 40m2 alternando em movimento de 10 em 10 segundos. Placa com localização privilegiada e iluminada.
Projetos Especiais:  Para alcançar resultados ainda melhores, as empresas de outdoor vêm desenvolvendo continuamente projetos especiais.  Um outdoor passa a ser um projeto especial quando recorre a apliques, som, objetos 3D e aplicação de movimentos para agregar diferenciação das demais placas (estáticas). Este formato é muito bem aceito e cada dia que passa vêm sendo mais procurado, pois causam impacto e geram lembrança de marca. Projeto Especial Aquarius Fresh Agência: PlusMedia Produção: Adver Mídia Exterior
Outdoor lonado e com aplique. Atrás da Aline Moraes um ventilador gigante foi instalado para causar a sensação de vento.A campanha demonstrava mesmo com o vento o penteado permanecia perfeito Élseve Lóreal.  Idealização: Mc Cann, Produção: Adver.
O outdoor é comentado... Este outdoor duplo mostra uma parte emocionante do novo comercial da campanha Happiness Factory. A peça retrata o momento que a garrafa de Coca - Cola viaja pelo trilho até entrar num túnel, que no filme, leva para uma vending machine. A estrutura tem 19 m de comprimento por 4.5 de altura e foi reproduzida nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Salvador, São José do Rio Preto, Manaus e Cuiabá. Idealização PlusMedia, Produção Adver.
Com movimento Esta peça para o Kuat  contou com o movimento dos “namorados”, onde os mesmos beijavam-se.
Com som Esta campanha para o evento Coca – Cola Vibezone foi idealização da agência McCann Erickson – RJ e contou com a instalação de caixas de som atrás da placa de outdoor. Assim, além do visual diferenciado e iluminação, quem passava pelo outdoor ainda “ouvia”.
Novas Tecnologias O outdoor também permite a adição de tecnologias que proporcionem a interatividade com o consumidor.  A tecnologia bluetooth já não é mais novidade, porém a surpresa nos últimos tempos é que também podemos aplicá-la nas tabuletas de outdoor e tornar o anúncio de 9 X 3, interativo, permitindo o download de informações e entretenimento. O exemplo abaixo mostra uma ação da própria Central de Outdoor.
Exibidoras Ceará
Compra de espaços:  Todas as compras de espaços de outdoor devem ser realizadas através de P.I com negociação, não sendo aceitas compras efetuadas verbalmente.
Checking Fotográfico: O checking fotográfico é o meio que a exibidora disponibiliza para seus clientes para a comprovação da veiculação realizada dentro da bi-semana contratada. Não é obrigatório segundo a Central de Outdoor, porém tornou-se prática entre as exibidoras e hoje é indispensável. Neste documento devem vir informações como a Bi-semana contratada, Nome do cliente, Agência, Produto anunciado, quantidade de placas e fotos com endereços de referência e datas.
Fazendo arte em 27 metros quadrados  Para outdoor, a criação requer cuidados e habilidades específicas que todo publicitário deve levar em consideração antes de começar a colocar suas idéias numa folha em branco:  ,[object Object]
 Seja simples e claro: Simplicidade e clareza são requisitos básicos para a criação de um bom outdoor. A mensagem será mais eficiente na medida em que ela for concisa, enxuta, facilmente memorizável e - claro - contiver a dose necessária de criatividade e emoção indispensáveis a todo e qualquer tipo de peça publicitária. ,[object Object]
Regras:  Não conte história. Tente sintetizar ao máximo a idéia e o conceito do produto ou serviço a ser anunciado, tanto no texto, como no layout.
Não abuse das informações visuais. Lembre-se que a proliferação de informações visuais distintas (logotipo, chamada, foto, ilustração, splash, endereço, tarja, etc.) só tende a poluir visualmente o cartaz e, consequentemente, diminuir o seu impacto.
Vamos lá criançada! Contando quantas fontes diferentes existem nesse anúncio!
Sabe a disposição de imagens e textos das propagandas que encontramos nas revistas baratas?  Esse outdoor foi feito com base nos mesmos padrões. Outdoor foi feito para passar a informação de forma rápida, ágil.  Se tiver um monte de texto minúsculo e bagunçado, a informação não será transmitida, e o dinheiro investido será jogado no lixo.
Que confusão é essa? Duvido que quem passa de carro saca a mensagem toda de primeira.  Muitos empresários não se satisfazem com uma mensagem mais clean, simples.  Insistem em colocar um monte de informação de uma vez sem se preocupar com a leitura dos seus tão sonhados consumidores, fazendo assim do outdoor um panfleto gigante.
5 desgraças de 1 anúncio: 1. Fontes pequenas2. Alguém viu um título passando por aí?3. Que diabo essa menina ta fazendo aí no meio do nada de uma visão aérea com a mão fazendo um 54. Por onde eu deveria começar a ler?5. Cadê a assinatura?
É conveniente ainda que as cores utilizadas no cartaz apresentem um sensível contraste entre si.  A criação deve se aproveitar do fato de o outdoor estar em exibição também durante a noite, e levar em conta que letras vermelhas sobre fundo preto por exemplo, poderão dar um resultado pouco satisfatório.
Um bom anúncio é aquele que se destaca  ,[object Object]
 Num outdoor, a "concorrência", por assim dizer, é maior. Um anúncio de outdoor deve se sobressair não somente dos outros outdoors colocados ao seu lado, como também dos prédios, das ruas, sinais de trânsito, placas diversas, automóveis, postes, fios elétricos, do próprio céu. O outdoor é mídia por natureza  Contrariamente aos demais veículos, o outdoor só veicula propaganda. Mais um motivo pelo qual a criação deve realizar todos os esforços para ser a mais atraente possível.
O Diferencial do Outdoor e suas vantagens:  Full time: O outdoor é uma mídia de grande impacto. E ainda permanece 24 hs, diariamente, em exposição.
Cobertura: Atinge, intensamente, em diferentes pontos da cidade, pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias.  Soluções sob medida: Dependendo do porte da campanha, pode-se usar Outdoor no quarteirão, no bairro, no estado ou mesmo em todo país. Ou seja, enquanto o outdoor tem a flexibilidade de ser vendido 1 unidade, alguns veículos não apresentam esta flexibilidade. Pequenos, médios e grandes anunciantes podem veicular em outdoor.  O outdoor não pode ser desligado: Praticamente, o outdoor é uma mídia compulsória. Ela está nas ruas, praças e avenidas, aberta a toda população. Não necessita ser comprada, nem ligada, nem folheada. Não se cobra ingresso para vê-la.
O outdoor permite a liberdade na criação, oferece diferentes formatos e pode transformar a peça em um projeto especial. Projeto Especial Big Bob Agência: NBS Produção: Adver Mídia Exterior Projeto Especial Ferrorama Agência: PlusMedia Produção: Adver Mídia Exterior
Exemplo Promocional Com a rapidez do outdoor, existe a possibilidade da renovação constante de campanhas promocionais. Do grande ao pequeno anunciante, o outdoor é uma verdadeira vitrine a céu aberto, informando e vendendo os produtos.
Exemplo Teaser
Até outros veículos anunciam... Emissoras de TV aberta, a cabo, mídia impressa, rádio e outros veículos de comunicação. O Outdoor vende. É pura e simples propaganda. Por isso a necessidade dos demais veículos usar esta mídia para também estar presente nas ruas.
Desvantagens Pesquisa sobre a publicidade externa: A mída é uma das menos pesquisadas entre todos os meio de comunicação.  Curta exposição da mensagem: Em média é vista entre 3 e 7 segundos, por isso o texto precisa ser extremamente conciso e atraente.
A Central de Outdoor A Central de outdoor foi fundada em 31 de agosto de 1977, em função da necessidade  que as agências e anunciantes expressavam, de uma padronização na operação com o meio, em função das váriasconfigurações que existiam na época, pois haviam cartazes de 16 folhas, 32 folhas, 64 folhas, inclusive com peças sobrepostas umas as outras.
Trabalho Breve resumo do produto ou serviço - características, diferenciais, etc. ,[object Object]
Descreva como o produto/serviço é visto no mercado atualmente. Público-alvo Defina por que e para quem a campanha será direcionada. Aqui vocês deverão indicar qual o intuito da campanha. Objetivos de comunicação Defesa do Meio Expor a programação de outdoor e defender a escolha das placas.

More Related Content

What's hot

O fim da propaganda como conhecemos - ESPM Marketing Digital - Aula 5
O fim da propaganda como conhecemos - ESPM Marketing Digital - Aula 5O fim da propaganda como conhecemos - ESPM Marketing Digital - Aula 5
O fim da propaganda como conhecemos - ESPM Marketing Digital - Aula 5Luiz Felipe Barros
 
Tecnica de raciocinio criativo redacional caminhos
Tecnica de raciocinio criativo redacional caminhosTecnica de raciocinio criativo redacional caminhos
Tecnica de raciocinio criativo redacional caminhosBeatriz Hatisuka
 
Briefing premioestacio 20152nestle
Briefing premioestacio 20152nestleBriefing premioestacio 20152nestle
Briefing premioestacio 20152nestleDiego Moreau
 
Case Gazeta do Povo
Case Gazeta do PovoCase Gazeta do Povo
Case Gazeta do PovoStachon
 
Inovações na publicidade e Propaganda
Inovações na publicidade e PropagandaInovações na publicidade e Propaganda
Inovações na publicidade e PropagandaRenata Fortes
 
Ação Promocional Ruffles
Ação Promocional RufflesAção Promocional Ruffles
Ação Promocional Rufflesagmaracatu
 
Clube dos Jovens Criativos - Propaganda
Clube dos Jovens Criativos - PropagandaClube dos Jovens Criativos - Propaganda
Clube dos Jovens Criativos - PropagandaFilipe Mello
 
Briefing av2 Lego, M7Ms e Presidente 2018
Briefing av2 Lego, M7Ms e Presidente 2018Briefing av2 Lego, M7Ms e Presidente 2018
Briefing av2 Lego, M7Ms e Presidente 2018Diego Moreau
 
Portfolio Eduardo Navarro
Portfolio Eduardo NavarroPortfolio Eduardo Navarro
Portfolio Eduardo NavarroEduardo Navarro
 
PROTETOR SOLAR TDM.
PROTETOR SOLAR TDM.PROTETOR SOLAR TDM.
PROTETOR SOLAR TDM.raquelferro
 
Introdução a PP revisão 1
Introdução a PP revisão 1Introdução a PP revisão 1
Introdução a PP revisão 1Ney Azevedo
 
Mais com menos: Marketing de Guerrilha uma alternativa à Publicidade tradicio...
Mais com menos: Marketing de Guerrilha uma alternativa à Publicidade tradicio...Mais com menos: Marketing de Guerrilha uma alternativa à Publicidade tradicio...
Mais com menos: Marketing de Guerrilha uma alternativa à Publicidade tradicio...Andréa Karinne Albuquerque Maia
 

What's hot (19)

A. L. Decloedt
A. L. DecloedtA. L. Decloedt
A. L. Decloedt
 
O fim da propaganda como conhecemos - ESPM Marketing Digital - Aula 5
O fim da propaganda como conhecemos - ESPM Marketing Digital - Aula 5O fim da propaganda como conhecemos - ESPM Marketing Digital - Aula 5
O fim da propaganda como conhecemos - ESPM Marketing Digital - Aula 5
 
Tecnica de raciocinio criativo redacional caminhos
Tecnica de raciocinio criativo redacional caminhosTecnica de raciocinio criativo redacional caminhos
Tecnica de raciocinio criativo redacional caminhos
 
Briefing premioestacio 20152nestle
Briefing premioestacio 20152nestleBriefing premioestacio 20152nestle
Briefing premioestacio 20152nestle
 
Portfolio 2011
Portfolio 2011Portfolio 2011
Portfolio 2011
 
Publicidade
PublicidadePublicidade
Publicidade
 
Case Gazeta do Povo
Case Gazeta do PovoCase Gazeta do Povo
Case Gazeta do Povo
 
Inovações na publicidade e Propaganda
Inovações na publicidade e PropagandaInovações na publicidade e Propaganda
Inovações na publicidade e Propaganda
 
Ação Promocional Ruffles
Ação Promocional RufflesAção Promocional Ruffles
Ação Promocional Ruffles
 
Converse
ConverseConverse
Converse
 
Omar out inv2011-colunistas
Omar out inv2011-colunistasOmar out inv2011-colunistas
Omar out inv2011-colunistas
 
Marketing de guerrilha
Marketing de guerrilhaMarketing de guerrilha
Marketing de guerrilha
 
Clube dos Jovens Criativos - Propaganda
Clube dos Jovens Criativos - PropagandaClube dos Jovens Criativos - Propaganda
Clube dos Jovens Criativos - Propaganda
 
Mídia Viva
Mídia VivaMídia Viva
Mídia Viva
 
Briefing av2 Lego, M7Ms e Presidente 2018
Briefing av2 Lego, M7Ms e Presidente 2018Briefing av2 Lego, M7Ms e Presidente 2018
Briefing av2 Lego, M7Ms e Presidente 2018
 
Portfolio Eduardo Navarro
Portfolio Eduardo NavarroPortfolio Eduardo Navarro
Portfolio Eduardo Navarro
 
PROTETOR SOLAR TDM.
PROTETOR SOLAR TDM.PROTETOR SOLAR TDM.
PROTETOR SOLAR TDM.
 
Introdução a PP revisão 1
Introdução a PP revisão 1Introdução a PP revisão 1
Introdução a PP revisão 1
 
Mais com menos: Marketing de Guerrilha uma alternativa à Publicidade tradicio...
Mais com menos: Marketing de Guerrilha uma alternativa à Publicidade tradicio...Mais com menos: Marketing de Guerrilha uma alternativa à Publicidade tradicio...
Mais com menos: Marketing de Guerrilha uma alternativa à Publicidade tradicio...
 

Viewers also liked

Viewers also liked (20)

Aula de Mídia - Mídia exterior
Aula de Mídia - Mídia exteriorAula de Mídia - Mídia exterior
Aula de Mídia - Mídia exterior
 
Planejamento de Mídia
Planejamento de MídiaPlanejamento de Mídia
Planejamento de Mídia
 
Mídia externa
Mídia externaMídia externa
Mídia externa
 
Aula 03 4 Ppan 2010 1
Aula 03 4 Ppan 2010 1Aula 03 4 Ppan 2010 1
Aula 03 4 Ppan 2010 1
 
Grande Feirão - Gafisa
Grande Feirão - GafisaGrande Feirão - Gafisa
Grande Feirão - Gafisa
 
Relatorio de pos vendas Family Seminar 2015 YPO WPO mai15
Relatorio de pos vendas Family Seminar 2015 YPO WPO mai15Relatorio de pos vendas Family Seminar 2015 YPO WPO mai15
Relatorio de pos vendas Family Seminar 2015 YPO WPO mai15
 
4º Feirão Autovia Bi 44
4º Feirão Autovia Bi 444º Feirão Autovia Bi 44
4º Feirão Autovia Bi 44
 
Apresentacao south
Apresentacao southApresentacao south
Apresentacao south
 
Pesquisa 11.11
Pesquisa 11.11Pesquisa 11.11
Pesquisa 11.11
 
Pesquisa 06.01.12
Pesquisa 06.01.12Pesquisa 06.01.12
Pesquisa 06.01.12
 
Aula 6
Aula 6Aula 6
Aula 6
 
Pesquisa
PesquisaPesquisa
Pesquisa
 
Mídia - Aula 13
Mídia - Aula 13Mídia - Aula 13
Mídia - Aula 13
 
Midia aula 17
Midia  aula 17Midia  aula 17
Midia aula 17
 
Aula 16
Aula 16Aula 16
Aula 16
 
Trabalho De Mercadologia
Trabalho De MercadologiaTrabalho De Mercadologia
Trabalho De Mercadologia
 
Aula De Mercadologia
Aula De MercadologiaAula De Mercadologia
Aula De Mercadologia
 
Mídia 1 | Aula 01
Mídia 1 | Aula 01Mídia 1 | Aula 01
Mídia 1 | Aula 01
 
Aplicabilidade do marketing
Aplicabilidade do marketingAplicabilidade do marketing
Aplicabilidade do marketing
 
Midia Externa Modelos E Tipos
Midia Externa   Modelos E TiposMidia Externa   Modelos E Tipos
Midia Externa Modelos E Tipos
 

Similar to Como criar um outdoor eficiente

Placa de-outdoor4475
Placa de-outdoor4475Placa de-outdoor4475
Placa de-outdoor4475galides
 
Outdoor - Materiais e processos
Outdoor - Materiais e processosOutdoor - Materiais e processos
Outdoor - Materiais e processosAndreos Silva
 
Mídia exterior criação
Mídia exterior criaçãoMídia exterior criação
Mídia exterior criaçãoJosué Brazil
 
Resumo produção multimídia
Resumo produção multimídiaResumo produção multimídia
Resumo produção multimídiaAlessandro Dias
 
Apresentacao produtos bandeirantes
Apresentacao produtos bandeirantesApresentacao produtos bandeirantes
Apresentacao produtos bandeirantesMillene Haeer
 
Apresentacao produtos bandeirantes
Apresentacao produtos bandeirantesApresentacao produtos bandeirantes
Apresentacao produtos bandeirantesMillene Haeer
 
Apresentação produtos Bandeirantes
Apresentação produtos BandeirantesApresentação produtos Bandeirantes
Apresentação produtos BandeirantesMillene Haeer
 
CSI - Novembro - 2012
CSI - Novembro - 2012CSI - Novembro - 2012
CSI - Novembro - 2012Nino da Silva
 
CSI - Dezembro - 2011
CSI - Dezembro - 2011CSI - Dezembro - 2011
CSI - Dezembro - 2011Nino da Silva
 
Stampa Mídia Exterior - Portifólio 2012/2014
Stampa Mídia Exterior - Portifólio 2012/2014Stampa Mídia Exterior - Portifólio 2012/2014
Stampa Mídia Exterior - Portifólio 2012/2014Fernando Turza
 
Aula 02 4 Ppan 2010 1
Aula 02 4 Ppan 2010 1Aula 02 4 Ppan 2010 1
Aula 02 4 Ppan 2010 1Ney Queiroz
 
Portfólio Planner - Maurilio Filho
Portfólio Planner - Maurilio FilhoPortfólio Planner - Maurilio Filho
Portfólio Planner - Maurilio FilhoMaurilio Filho
 
Portfolio Rodrigo Lima
Portfolio Rodrigo LimaPortfolio Rodrigo Lima
Portfolio Rodrigo Limarodlima
 

Similar to Como criar um outdoor eficiente (20)

Placa de-outdoor4475
Placa de-outdoor4475Placa de-outdoor4475
Placa de-outdoor4475
 
Outdoor - Materiais e processos
Outdoor - Materiais e processosOutdoor - Materiais e processos
Outdoor - Materiais e processos
 
Mídia exterior criação
Mídia exterior criaçãoMídia exterior criação
Mídia exterior criação
 
Resumo produção multimídia
Resumo produção multimídiaResumo produção multimídia
Resumo produção multimídia
 
Apresentacao produtos bandeirantes
Apresentacao produtos bandeirantesApresentacao produtos bandeirantes
Apresentacao produtos bandeirantes
 
Apresentacao produtos bandeirantes
Apresentacao produtos bandeirantesApresentacao produtos bandeirantes
Apresentacao produtos bandeirantes
 
Apresentação produtos Bandeirantes
Apresentação produtos BandeirantesApresentação produtos Bandeirantes
Apresentação produtos Bandeirantes
 
Outdoor
OutdoorOutdoor
Outdoor
 
CSI - Novembro - 2012
CSI - Novembro - 2012CSI - Novembro - 2012
CSI - Novembro - 2012
 
Apresentation
ApresentationApresentation
Apresentation
 
Csi dezembro - 2011
Csi   dezembro - 2011Csi   dezembro - 2011
Csi dezembro - 2011
 
CSI - Dezembro - 2011
CSI - Dezembro - 2011CSI - Dezembro - 2011
CSI - Dezembro - 2011
 
Stampa Mídia Exterior - Portifólio 2012/2014
Stampa Mídia Exterior - Portifólio 2012/2014Stampa Mídia Exterior - Portifólio 2012/2014
Stampa Mídia Exterior - Portifólio 2012/2014
 
Portfolio Gustavo Patrício
Portfolio Gustavo PatrícioPortfolio Gustavo Patrício
Portfolio Gustavo Patrício
 
Aula 02 4 Ppan 2010 1
Aula 02 4 Ppan 2010 1Aula 02 4 Ppan 2010 1
Aula 02 4 Ppan 2010 1
 
Revenda Print
Revenda PrintRevenda Print
Revenda Print
 
Portfólio Planner - Maurilio Filho
Portfólio Planner - Maurilio FilhoPortfólio Planner - Maurilio Filho
Portfólio Planner - Maurilio Filho
 
DESIGN21 - Soluções Integradas de Design
DESIGN21 - Soluções Integradas de DesignDESIGN21 - Soluções Integradas de Design
DESIGN21 - Soluções Integradas de Design
 
Aula 05 outdoor
Aula 05 outdoorAula 05 outdoor
Aula 05 outdoor
 
Portfolio Rodrigo Lima
Portfolio Rodrigo LimaPortfolio Rodrigo Lima
Portfolio Rodrigo Lima
 

Recently uploaded

QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaaulasgege
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMVanessaCavalcante37
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasillucasp132400
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxfabiolalopesmartins1
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptxthaisamaral9365923
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSilvana Silva
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 

Recently uploaded (20)

QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 

Como criar um outdoor eficiente

  • 1. Mídia GraduaçãoPUbliciadade e Propaganda Prof. João Filho
  • 2.
  • 3.
  • 4. a publicidade a palavra OUTDOOR começou a ser utilizada como uma abreviação da expressão outdoor advertising, ou seja, propaganda ao ar livre
  • 5.
  • 6. Bi-Semana O período de veiculação do Outdoor é de 14 dias, o que chamamos de BI-SEMANA. São 26 bi-semanas por ano, começando na 02 e terminando na 52. O número da Bi-Semana é sempre um número par. A colagem é realizada em finais de semana e a cada Bi-Semana os cartazes são trocados.
  • 7. É costume de cada empresa exibidora identificar suas tabuletas através da cor e/ou do formato de suas molduras. Além disso, as empresas costumam colocar sua identificação nas molduras contendo nome da empresa e telefone.
  • 8.
  • 9.
  • 10.
  • 11.
  • 12. Quando o outdoor é de lona... 1 2 Da placa vazia à afixação da lona. 3 4 5 6
  • 13. Apliques Os apliques já não são mais novidade no mercado de mídia exterior, principalmente falando de outdoor. Eles “dão vida” à peça e causam grande impacto nos pedestres e motoristas.
  • 14. Outdoors e junções: Já vimos os outdoors simples, ou seja, uma tabuleta. Abaixo exemplos de outdoors duplos, triplos e até quádruplos: DUPLO COM JUNÇÃO
  • 17. Fora do formato 9X3, o outdoor passa a ser frontlight (painel) quando apresenta iluminação dianteira Caso a luz seja afixada na parte traseira do painel, a definição é backlight O formato do front e backlight é variado, mas o mais comum é o 12x4. Também existe o top sight, cujo visual é mais sintético e limpo, com o formato 3,5 X 5.
  • 18. Triedo, Triface, Tridoor... 3 faces de 40m2 alternando em movimento de 10 em 10 segundos. Placa com localização privilegiada e iluminada.
  • 19. Projetos Especiais: Para alcançar resultados ainda melhores, as empresas de outdoor vêm desenvolvendo continuamente projetos especiais. Um outdoor passa a ser um projeto especial quando recorre a apliques, som, objetos 3D e aplicação de movimentos para agregar diferenciação das demais placas (estáticas). Este formato é muito bem aceito e cada dia que passa vêm sendo mais procurado, pois causam impacto e geram lembrança de marca. Projeto Especial Aquarius Fresh Agência: PlusMedia Produção: Adver Mídia Exterior
  • 20. Outdoor lonado e com aplique. Atrás da Aline Moraes um ventilador gigante foi instalado para causar a sensação de vento.A campanha demonstrava mesmo com o vento o penteado permanecia perfeito Élseve Lóreal. Idealização: Mc Cann, Produção: Adver.
  • 21. O outdoor é comentado... Este outdoor duplo mostra uma parte emocionante do novo comercial da campanha Happiness Factory. A peça retrata o momento que a garrafa de Coca - Cola viaja pelo trilho até entrar num túnel, que no filme, leva para uma vending machine. A estrutura tem 19 m de comprimento por 4.5 de altura e foi reproduzida nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Salvador, São José do Rio Preto, Manaus e Cuiabá. Idealização PlusMedia, Produção Adver.
  • 22. Com movimento Esta peça para o Kuat contou com o movimento dos “namorados”, onde os mesmos beijavam-se.
  • 23. Com som Esta campanha para o evento Coca – Cola Vibezone foi idealização da agência McCann Erickson – RJ e contou com a instalação de caixas de som atrás da placa de outdoor. Assim, além do visual diferenciado e iluminação, quem passava pelo outdoor ainda “ouvia”.
  • 24. Novas Tecnologias O outdoor também permite a adição de tecnologias que proporcionem a interatividade com o consumidor. A tecnologia bluetooth já não é mais novidade, porém a surpresa nos últimos tempos é que também podemos aplicá-la nas tabuletas de outdoor e tornar o anúncio de 9 X 3, interativo, permitindo o download de informações e entretenimento. O exemplo abaixo mostra uma ação da própria Central de Outdoor.
  • 26.
  • 27. Compra de espaços: Todas as compras de espaços de outdoor devem ser realizadas através de P.I com negociação, não sendo aceitas compras efetuadas verbalmente.
  • 28. Checking Fotográfico: O checking fotográfico é o meio que a exibidora disponibiliza para seus clientes para a comprovação da veiculação realizada dentro da bi-semana contratada. Não é obrigatório segundo a Central de Outdoor, porém tornou-se prática entre as exibidoras e hoje é indispensável. Neste documento devem vir informações como a Bi-semana contratada, Nome do cliente, Agência, Produto anunciado, quantidade de placas e fotos com endereços de referência e datas.
  • 29.
  • 30.
  • 31. Regras: Não conte história. Tente sintetizar ao máximo a idéia e o conceito do produto ou serviço a ser anunciado, tanto no texto, como no layout.
  • 32. Não abuse das informações visuais. Lembre-se que a proliferação de informações visuais distintas (logotipo, chamada, foto, ilustração, splash, endereço, tarja, etc.) só tende a poluir visualmente o cartaz e, consequentemente, diminuir o seu impacto.
  • 33. Vamos lá criançada! Contando quantas fontes diferentes existem nesse anúncio!
  • 34. Sabe a disposição de imagens e textos das propagandas que encontramos nas revistas baratas? Esse outdoor foi feito com base nos mesmos padrões. Outdoor foi feito para passar a informação de forma rápida, ágil. Se tiver um monte de texto minúsculo e bagunçado, a informação não será transmitida, e o dinheiro investido será jogado no lixo.
  • 35. Que confusão é essa? Duvido que quem passa de carro saca a mensagem toda de primeira. Muitos empresários não se satisfazem com uma mensagem mais clean, simples. Insistem em colocar um monte de informação de uma vez sem se preocupar com a leitura dos seus tão sonhados consumidores, fazendo assim do outdoor um panfleto gigante.
  • 36. 5 desgraças de 1 anúncio: 1. Fontes pequenas2. Alguém viu um título passando por aí?3. Que diabo essa menina ta fazendo aí no meio do nada de uma visão aérea com a mão fazendo um 54. Por onde eu deveria começar a ler?5. Cadê a assinatura?
  • 37. É conveniente ainda que as cores utilizadas no cartaz apresentem um sensível contraste entre si. A criação deve se aproveitar do fato de o outdoor estar em exibição também durante a noite, e levar em conta que letras vermelhas sobre fundo preto por exemplo, poderão dar um resultado pouco satisfatório.
  • 38.
  • 39. Num outdoor, a "concorrência", por assim dizer, é maior. Um anúncio de outdoor deve se sobressair não somente dos outros outdoors colocados ao seu lado, como também dos prédios, das ruas, sinais de trânsito, placas diversas, automóveis, postes, fios elétricos, do próprio céu. O outdoor é mídia por natureza Contrariamente aos demais veículos, o outdoor só veicula propaganda. Mais um motivo pelo qual a criação deve realizar todos os esforços para ser a mais atraente possível.
  • 40. O Diferencial do Outdoor e suas vantagens: Full time: O outdoor é uma mídia de grande impacto. E ainda permanece 24 hs, diariamente, em exposição.
  • 41. Cobertura: Atinge, intensamente, em diferentes pontos da cidade, pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias. Soluções sob medida: Dependendo do porte da campanha, pode-se usar Outdoor no quarteirão, no bairro, no estado ou mesmo em todo país. Ou seja, enquanto o outdoor tem a flexibilidade de ser vendido 1 unidade, alguns veículos não apresentam esta flexibilidade. Pequenos, médios e grandes anunciantes podem veicular em outdoor. O outdoor não pode ser desligado: Praticamente, o outdoor é uma mídia compulsória. Ela está nas ruas, praças e avenidas, aberta a toda população. Não necessita ser comprada, nem ligada, nem folheada. Não se cobra ingresso para vê-la.
  • 42. O outdoor permite a liberdade na criação, oferece diferentes formatos e pode transformar a peça em um projeto especial. Projeto Especial Big Bob Agência: NBS Produção: Adver Mídia Exterior Projeto Especial Ferrorama Agência: PlusMedia Produção: Adver Mídia Exterior
  • 43. Exemplo Promocional Com a rapidez do outdoor, existe a possibilidade da renovação constante de campanhas promocionais. Do grande ao pequeno anunciante, o outdoor é uma verdadeira vitrine a céu aberto, informando e vendendo os produtos.
  • 45. Até outros veículos anunciam... Emissoras de TV aberta, a cabo, mídia impressa, rádio e outros veículos de comunicação. O Outdoor vende. É pura e simples propaganda. Por isso a necessidade dos demais veículos usar esta mídia para também estar presente nas ruas.
  • 46. Desvantagens Pesquisa sobre a publicidade externa: A mída é uma das menos pesquisadas entre todos os meio de comunicação. Curta exposição da mensagem: Em média é vista entre 3 e 7 segundos, por isso o texto precisa ser extremamente conciso e atraente.
  • 47. A Central de Outdoor A Central de outdoor foi fundada em 31 de agosto de 1977, em função da necessidade que as agências e anunciantes expressavam, de uma padronização na operação com o meio, em função das váriasconfigurações que existiam na época, pois haviam cartazes de 16 folhas, 32 folhas, 64 folhas, inclusive com peças sobrepostas umas as outras.
  • 48.
  • 49. Descreva como o produto/serviço é visto no mercado atualmente. Público-alvo Defina por que e para quem a campanha será direcionada. Aqui vocês deverão indicar qual o intuito da campanha. Objetivos de comunicação Defesa do Meio Expor a programação de outdoor e defender a escolha das placas.