Eclipses

4,878 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,878
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
101
Actions
Shares
0
Downloads
233
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Eclipses

  1. 1. Os eclipses
  2. 2. Os eclipses Ocorre um eclipse quando um astro fica total ou parcialmente ocultado por outro, que projecta a sua sombra sobre ele. Os eclipses do Sol e da Lua só ocorrem quando os três astros, Sol, Terra e Lua, ficam perfeitamente alinhados, o que só acontece ocasionalmente, pois as órbitas da Terra e da Lua não são descritas no mesmo plano.
  3. 3. Quando é Lua Nova, a Lua está entre a Terra e o Sol, podendo acontecer que as zonas de sombra ou penumbra da Lua se projectem numa parte da Terra. Ocorre o eclipse do Sol. Podem ser totais, parciais ou anelares.
  4. 4. É um eclipse solar total para uma região da Terra que esteja no cone de sombra da Lua. É um eclipse solar parcial para uma região da Terra que esteja na zona da penumbra. Neste caso, a Lua cobre apenas uma parte do Sol. É um eclipse anelar, quando a Lua não tapa todo o Sol, ficando um anel luminoso à sua volta. Este efeito ocorre porque a Terra está mais longe da Lua do que num eclipse total.
  5. 5. Tipos de Eclipses Eclipse Total Eclipse Anelar Eclipse Parcial
  6. 6. Fases de um eclipse do Sol
  7. 7. Eclipse da Lua Quando é Lua Cheia, a Terra está entre o Sol e a Lua. Pode acontecer que a Lua passe na zona de sombra projectada pela Terra e durante algum tempo deixamos de a ver.
  8. 8. Se a Lua estiver no cone de sombra, deixa de ser totalmente vista: é um eclipse total da Lua; Se a parte da Lua estiver no cone de sombra e outra parte na penumbra, ocorre um eclipse parcial da Lua.
  9. 9. Eclipse da Lua
  10. 10. Os eclipses Porque razão não há eclipses sempre que é lua cheia ou lua nova? Para que haja eclipse, é necessário que os centros dos três astros – Sol, Terra e Lua – estejam perfeitamente alinhados. Como as órbitas de translação da Terra e da Lua não estão exactamente no mesmo plano pode acontecer que a Lua ou a Terra passem abaixo ou acima da zona da sombra projectada pela Terra ou Lua, respectivamente.
  11. 11. Próximos Eclipses 4 de Janeiro de 2011 – solar parcial 3 de Novembro de 2013 – solar parcial 21 de Agosto de 2017 – solar parcial 12 de Agosto de 2026 – solar total
  12. 12. Curiosidades sobre os eclipses: • A duração máxima de um eclipse é de 7.5 minutos. • O número máximo de eclipse solares (parciais, anulares ou totais) num ano é de 5. • Acontecem pelo menos 2 eclipses do Sol por ano em algum lugar da Terra. • Do Pólo Norte ou do Pólo Sul só é possível observar eclipses parciais. • Os eclipses totais do Sol ocorrem numa média de 1 a cada ano e meio. • Durante um eclipse total do Sol aves e outros animais preparam-se para dormir ou agem de maneira confusa aquando da totalidade. • Durante a totalidade de um eclipse a temperatura ambiente pode baixar cerca de 6.6ºC.

×