Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Redação para web

547 views

Published on

Redação para web

  1. 1. Assim como no surgimento das outras mídias, amedida que o jornalismo na web se desenvolveele cria maneiras particulares de texto querespondem a suas especificidades. Como amultimídialidade e o hiperlink.Natureza do texto para Web
  2. 2. Multimídia: variedade de tipos de e formasdistintas de conteúdo usufruída na mesma mídiaimagens, textos, vídeos, sons etc.Hiperlink: conexão entre os conteúdos variadose independentes de uma mesmapagina/portal/assunto.
  3. 3. Há quatro tipos de conteúdo que ajudam a pensarcomo trabalhar o texto.Tipos de conteúdoEstático: conteúdo que não está sujeito a mudançaou apenas atualização esporádica.Dinâmico: conteúdo atualizado com frequênciachegando até mesmo no conceito de notícia minutoà minuto
  4. 4. Funcional: conteúdo dos menus e barras indicandoas possibilidades de navegabilidade dentro do site(e dos textos).Interativo: conteúdo que incentiva a participaçãodo usuário. Fórum de discussões, comentários e atéespaços para envio do próprio conteúdo.
  5. 5. Especificidades da webAlgumas característica da leitura na webdeterminam o texto, como a menor capacidade defoco (e a menor velocidade de leitura), a nãolinearidade e o link.
  6. 6. Texto para WebConciso e objetivo: em função da menor velocidade(-25%) de leitura, e dificuldade de foco, recomenda-se um texto até 50% menor do que do impresso.Dica 01: Escreva o texto e revise. Em seguidaimprima o texto e corrigia novamente.Dica 02: cuidado com os finais de tela. O monitorcomporta em geral 20 linhas. Use subtópicos paramanter a coerência e facilitar a localização daleitura.
  7. 7. Normas de redaçãoAdjetivos: Evitar o uso gratuito de adjetivos.Anos e Décadas: Escrever por inteiro. (ex: 96/ 1996)Aspas: sempre por a declaração do entrevistadoentre aspas.Endereços: devem ser escritos em caixa alta ebaixa.Horário: o dia começa as zero horas e termina as24h.Ou 0h / 24h.
  8. 8. Normas de redaçãoNomes próprios: Evitar abreviar. Também nãoabusar de usar o sobrenome para não confundir ousuário. o uso gratuito de adjetivos.Pronomes demonstrativos: o excesso tira o ritmodo texto.Pronomes indefinidos: evitar usá-los. Ser sempre omais preciso possível.Números: de um a dez deve ser escrito por extenso,a partir de 11 de maneira numeral. (datas sempresão escritas em numeral)
  9. 9. Página e telaÉ preciso fazer um diferenciação entre a página naWeb e a tela ad Web.Página: escrever/editar pensando na páginadevemos levar em conta sua coerência, que eladeve parecer única.Tela: escrever/editar pensando na tela flexível e naspossibilidades dos links.
  10. 10. Textos para WebNão linearidade: a leitura pode acontecer de formanão linear. Por causa do link, os caminhos da leiturapode ser diferente do tradicional. Por isso,devemos pensar o texto em nós construído emrede. (hipertexto)
  11. 11. HipertextoTextos curtos: pense inicialmente em textos curtosindependentes e conectados entre si.Tabela: faça uma tabela mostrando as conexõesentre os textos.Marque palavras: marque as palavras que possamservir de conexão com outros textos.Hiper-retórica: tente criar uma “super narrativa”levando o leitor a seguir certos passos paracompreender a totalidade do assunto.
  12. 12. Redação de frases com linksO usuário precisa saber claramente para onde eleestá indo quando clicar o link. Qual a ligação e osdesdobramentos. Para isso, é preciso cuidado aoescolher a palavra (ou frase) que leve ao link.
  13. 13. Dicas para redação de links:-Pesquisas mostram que palavras atraem demaneira mais forte o leitor a explorar o link.-Procure deixar o link no fim do paragrafo ou atémesmo do texto. Assim, o usuário não terá queinterromper um leitura (raciocínio) .-Evite usar mais de uma palavra, na mesma frase,que levem a links distintos.
  14. 14. Dicas para redação de links:-Pinho recomenda evitar o uso da palavra cliqueaqui por acreditar no seu desgaste e não despertara curiosidade do usuário.-Deixe claro se a pessoa vai acessar uma tabela, umoutro texto, uma galeria de imagens, vídeos etc...-É aconselhável que o link indique o tamanho doarquivo e softwares necessários para abri-los.
  15. 15. Edição e redação do textoPlanejar é fundamental para aproveitar apotencialidade da rede e para trabalhar de formanão linear. É preciso identificar o pano de fundo(contexto), núcleo da história, potencial multimídiae elementos relacionados.
  16. 16. Edição e redação do textoO contexto pede uma página própria. Já há algofeito sobre o assunto.Procure identificar os seguintes aspectos:O contexto pode e deve ser apresentado com umaarte (elementos visuais)? Ou uma linha do tempo?O que os elementos de áudio, vídeo e foto podemcontar sobre o assunto?
  17. 17. Edição e redação do textoPode haver elementos interativos? Como fazer ousuário participar da narrativa?Como trabalhar de forma integrada com owebdesigner?Faça um gráfico (storyboard) para entender melhoro desenvolvimento da narrativa.
  18. 18. Página principalhistóriaElementosaudiovisuaisContexto/pano de fundoPerfis/pontosde vistasinteraçãoHistóriasligadasMapas/gráficosFonteprincipalOutras fontes
  19. 19. Tipos de leituraCada vez mais existem diversos tipos de leituras quelevam diferentes relações do usuário com os sites.Leitura superficial: o usuário procura de formarápida se há algum conteúdo que lhe interessa napágina.Leitura por varrimento: o usuário se detém sobreum texto faz uma leitura das partes especificas quepodem lhe interessar mais.
  20. 20. Tipos de leituraLeitura intensiva: o usuário lê com calma mas nãodetém de forma intensa as informações.Talvez não chegue ao final do texto.Leitura extensiva: o usuário faz uma leiturademorada e profunda do texto, guardando amaioria das informações.

×