Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Forno solar trabalho

6,175 views

Published on

Forno solar trabalho

  1. 1. Trabalho realizado por : • João Freitas • Diogo Lopes • Teresa Freitas
  2. 2. Diapositivo NºIntrodução 3Tipos de fornos solares 4Regiões do mundo em que são utilizados 5Porquê utilizar um forno solar? 6Materiais para construi-lo 7Forno solar de painel de Bernard 8Conclusão 9Bibliografia 10
  3. 3. Bom dia!Este é o nosso “Forno Solar”.A ideia de criar um forno solar surgiu, quando oprofessor Victor nos falou que tinha-mos de criar umprojecto à nossa vontade, foi ai que surgiu esta ideia.Nesta apresentação vamos falar-vos então dasvantagens e desvantagens de um forno solar, entreoutras.
  4. 4.  Tipos de fornos solares: caixa, painel parabólica, industrial. Forno solar industrial Forno solar de caixa Forno solar de painel de Bernard Forno solar parabólico
  5. 5.  Em regiões do mundo onde não existem abundancia de combustíveis sólidos (lenha, carvão…) os fornos solares têm sido utilizados como uma solução alternativa para a confecção dos alimentos e para a esterilização da água. Essas regiões são por exemplo a Índia, China, Afeganistão e em muitas regiões de África, devido as elevadas temperaturas que se fazem sentir.
  6. 6.  Há diversas razões para a utilização de um forno solar como por exemplo:  É fácil de fazer e os materiais para a sua construção são baratos;  Não é necessária nenhuma forma de energia a não ser o sol;  Pode ser construído pequeno e leve permitindo o seu transporte.  As temperaturas baixas e a lenta confecção permite uma melhor preservação dos nutrientes.
  7. 7.  Os materiais necessários á construção de um forno solar são:  Materiais estruturais para garantir a estabilidade da estrutura. Ex: madeira, plástico, cimento.  Materiais de isolamento para minimizar perdas de calor. Ex: lã de vidro, esferovite, papel de jornal.  Materiais transparentes que permitem a criação do efeito de estufa no interior do forno. Ex: vidro, plástico para alta temperatura.  Materiais reflectores que minimizam as perdas térmicas no interior do forno e podem concentrar a radiação solar no interior. Ex: folha de alumínio.
  8. 8.  O forno solar de painel de Bernard, foi construído por Roger Bernard, em França , e o nome foi dado em sua homenagem. Os alimentos são preparados dentro de um saco de plástico no centro dos painéis. O que este forno tem de especial, é que a sua construção não demora mais de uma hora, sendo muito pratico e fácil de transportar.
  9. 9. • Com este trabalho aprendemos muito sobrefornos solares, como são construídos, porquê, eem que regiões do mundo são mais utilizados.• Também gostaríamos que os nossos colegastenham aprendido tanto quanto nos sobre estetema.
  10. 10.  http://pt.wikipedia.org/wiki/Forno_solar http://solarcooking.org/portugues/minimum-pt.htm http://www.jorgeneto.eprofes.net/forno_solar.htm Podem consultar estas informações em: fornosolares.blogspot.com

×